O novo SUV compacto da Volvo já tem novo local de produção. Devido a demanda além do esperado, a marca sueca decidiu ampliar o número de fábricas que produzem o EX30. Agora, além da unidade da China, o modelo será produzido também na Bélgica.
Novo SUV compacto da Volvo EX30 será produzido em Ghent
Revelado no início deste ano, o Volvo EX30 100% elétrico começou a ser produzido na unidade de Zhangjiakou, na China. Assim, os primeiros carros, que estão programados para chegar na casa dos compradores até o fim do ano, serão chineses.
Com a boa receptividade, a Volvo vai expandir a produção para sua fábrica de Ghent, na Bélgica, a partir de 2025.
A ideia é expandir a capacidade de produção do SUV compacto, bem como de outros modelos menores, que possivelmente será o foco da montadora.
Além disso, a expansão vai permitir atender a procura dos clientes europeus e a exportação global. Ou seja, esses carros belgas também podem vir para o Brasil, já que os modelos da marca vendidos aqui são importados.
“Nossa ambição é vender o EX30 em todo o mundo a um preço atraente, facilitando a transição para a condução de um carro elétrico Volvo para mais pessoas e, ao mesmo tempo, contribuindo para as margens da empresa”, disse Jim Rowan, executivo-chefe da Volvo Cars.
“Adicionar a produção em Ghent é um movimento lógico, pois pretendemos capturar a forte demanda pelo nosso emocionante pequeno SUV elétrico em todo o mundo.”
Essa decisão é comum para a marca, que produz seus veículos mais vendidos, como SUV XC60 e XC40, tanto na Europa, quanto na China.
Carro premiado
Parte dessa aceitação se deu pelos prêmios que o modelo já recebeu, como o prêmio de Carro Solar do Ano e o prêmio SUV Pequeno/Crossover do Ano do Sunday Times.
E ele tem motivos para isso. Começando pelo motor de 272 cv de potência, que permite aceleração de 0 a 100 km/h em 5,7 segundos na versão de entrada e 5,3 segundos na Extended Range.
Além disso, não é tão pequeno assim. Com 4.233 mm de comprimento, 1.837 mm de largura e 1.549 mm, o EX30 é maior que Fiat Pulse e VW T-Cross, além de ter quase as mesmas medidas de Hyundai Creta e Fiat Fastback.
Conta com duas opções de baterias: 51 kWh e 69 kWh. A primeira oferece autonomia de 344 km e (ambas com medições WLTP).
Por aqui já está disponível, com preços a partir de R$ 219.950 e R$ 279.950.