Novo SUV baratinho da Volkswagen já tem local de produção definido
Novo SUV baratinho da Volkswagen já tem local de produção definido. Veja onde será fabricado o SUV Tera, posicionado abaixo do T-Cross.
A VW está prestes a lançar um novo modelo compacto no mercado brasileiro e ele já tem local de produção definido. O novo SUV baratinho da Volkswagen será produzido na fábrica de Taubaté, no interior de São Paulo.
Novo SUV baratinho da Volkswagen já tem local de produção
A fábrica de Taubaté (SP) é de onde sai atualmente o carro mais vendido da marca no Brasil, o Polo. Fundada em 1976, já foi responsável pela produção de Gol e Voyage, e vai receber parte dos R$ 16 bilhões em investimentos por parte da montadora alemã.
Segundo a VW, o montante servirá para a ampliação da linha e o novo motor para o sistema híbrido. No entanto, ainda não foi confirmado se o Tera será equipado com motorização híbrida.
Na verdade, pouco sabemos sobre o SUV compacto. Apenas sua plataforma, a MQB-A00, que equipava o Gol antes dele sair de linha e atualmente equipa o Polo.
O que vem depois disso é rumor. Começando com as inspirações do lançamento, que vem lá da Europa oriental, mais precisamente na República Tcheca.
Lá a subsidiária Skoda acaba de lançar o Kylaq, SUV que compartilha da mesma plataforma do Tera e antecipa o que virá para o modelo nacional produzido em Taubaté.
Quanto às dimensões, o modelo tcheco tem 3,99 metros de comprimento, 1,78 m de largura e 1,61 m de altura, com distância entre eixos de 2,56 m.
O modelo tcheco é equipado com o conhecido motor 1.0 TSI, que rende 115 cv de potência, com 18 kgfm de torque, associado a transmissão manual de seis marchas ou automática.
O desempenho não é tão surpreendente. Faz de 0 a 100 km/h em 10,5 segundos e sua velocidade máxima é de 188 km/h.
O que esperar do Volkswagen Tera no Brasil?
O Tera vai se posicionar abaixo dos atuais SUVs da Volkswagen: T-Cross e Nivus.
As medidas são semelhantes às dos futuros concorrentes, o Renault Kardian, Fiat Pulse e Toyota Yaris Cross. Este último chega ao mercado em 2025.
A princípio não podemos esperar por uma motorização híbrida, até porque a Volkswagen ainda nem apresentou um motor com essa tecnologia no Brasil. Talvez em um segundo momento, a montadora prepare algo do tipo para o mercado nacional, já que as concorrentes já estão caminhando para esse rumo.
Qual será o valor do Volkswagen Tera?
Quanto aos preços, podemos esperar algo um pouco abaixo dos atuais R$ 119.990 cobrados pelo T-Cross Sense (versão de entrada).
Leia também:
Tera – SUV é comparado com carros de alto padrão – Será tudo isso mesmo?
Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.