Novo sistema do Detran-MT vai coibir clonagem de placas veiculares 

O Detran-MT regulamentou um sistema que visa coibir a clonagem de placas veiculares; descubra como funciona a fiscalização

O Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Detran-MT) regulamentou, por meio da portaria nº 375/2022, o sistema informatizado de auxílio à fiscalização e gerenciamento de emplacamento de identificação veicular. O sistema, que passou a funcionar a partir de terça-feira (22), deve ser utilizado pelas empresas estampadoras de placas credenciadas junto ao Detran-MT, e vai coibir a clonagem de placas veiculares.

Entenda como novo sistema coíbe a clonagem de placas veiculares

Sistema visa coibir clonagem de placas veiculares (Foto: Divulgação/Detran-MS)

A regulamentação foi criada com base no artigo 8º, inciso III da resolução nº 969/2022 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que definiu como responsabilidade do Detran a fiscalização das atividades dos estampadores de placa nos veículos automotores – bem como no artigo 22 da Lei Federal nº 9.503, que estabelece o emplacamento dos veículos como competência do Detran.

Com o sistema informatizado, o Detran poderá rastrear as Placas de Identificação Veicular (PIV), identificar o estampador, o veículo estampado, o proprietário do veículo, o local do emplacamento, e o cumprimento das obrigações fiscais, como a emissão da nota fiscal, garantindo, dessa forma, maior segurança na fiscalização do serviço de emplacamento.

“A utilização da tecnologia como ferramenta de fiscalização é fundamental para a garantia da excelência na prestação do serviço público, seja ela realizada diretamente pelo Detran ou pelos credenciados junto à autarquia. Essa medida visa coibir fraudes e a clonagem de placas veiculares no Estado”, destaca o presidente do Detran-MT, Gustavo Vasconcelos.

O departamento de trânsito ressalta a importância de que se procurem somente as empresas estampadoras que utilizam o sistema informatizado implementado pela nova portaria. É isso que garante a segurança no serviço prestado e auxilia na efetiva fiscalização das atividades de emplacamento veicular. A lista de estampadoras pode ser encontrada no site do Detran.

Saiba quando é obrigatório adotar a placa padrão Mercosul

(Foto: Divulgação)

O Detran-MT esclarece sobre os casos em que os motoristas devem obrigatoriamente trocar a placa do carro para o padrão Mercosul. A orientação também segue a resolução nº 969/2022 do Contran, que permite a mudança voluntária do emplacamento.

De acordo com a resolução, a placa no padrão Mercosul é obrigatória nos seguintes casos:

  • Primeiro emplacamento do veículo;
  • Substituição de qualquer das placas em decorrência de mudança de categoria do veículo;
  • Furto, extravio, roubo ou dano da referida placa;
  • Mudança de município ou de Estado/Unidade Federativa;
  • Necessidade de instalação da segunda placa traseira, perda ou dano no lacre.

Veja aqui como fazer a troca de placa no Estado de Mato Grosso.

Escrito por

Paulo Silveira Lima

Jornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.

wpDiscuz
Sair da versão mobile