Novo Renault Duster terá plataforma produzida também no Brasil

O novo Renault Duster deve ser lançado primeiramente pela Dacia e deve trazer novidades, como uma nova plataforma. Saiba mais!

O Duster é um dos SUVs mais conhecidos. Ele está presente em vários mercados pelo mundo. Um deles é o do Brasil. Por aqui, ele está em sua segunda geração. No entanto, tem gente já pensando na próxima geração. O novo Renault Duster deve ser lançado primeiramente pela Dacia e deve trazer novidades, como uma nova plataforma.

Novo Renault Duster

O novo Renault Duster deve ser baseado no Dacia Bigster Concept (Foto: Divulgação/Dacia)

Tudo sobre o novo Renault Duster

O modelo foi lançado originalmente pela em 2010. Sete anos depois, foi a vez da sua segunda geração ser apresentada. Por aqui, o modelo foi apresentado em 2011 e mudou de geração em 2020. Desde seu lançamento, ele sempre se destacou como uma boa opção para quem precisa de um SUV robusto e completo.

E agora ele chegará a uma nova geração. A expectativa é que o novo Renault Duster chegue ao mercado em 2024. No caso, ele continuaria sendo produzido na Romênia e manteria todas as suas qualidades já conhecidas. Mas possuiria diferenças importantes.

Dacia Bigster Concept (Foto: Divulgação/Dacia)

A expectativa é que a terceira geração do modelo seja construído sobre a plataforma CMF-B. Ela está sendo usada no Sandero e no Logan vendidos na Europa e possui diversas vantagens. Ela substituirá a plataforma Bo, que está sendo usada no Duster atual.

Vale lembrar que no começo deste mês, a Renault anunciou que irá produzir tal plataforma na fabrica de São José dos Pinhais-PR. A marca francesa também disse que um SUV será produzido usará tal base. Agora, pensando no visual, o novo Duster deve trazer detalhes do carro conceito Dacia Bigster.

Novo Renault Duster

Dacia Bigster Concept (Foto: Divulgação/Dacia)

Isso é o que diz as projeções publicadas pelo site Carscoops. Na dianteira, o modelo pode contar com faróis de LED, para-lamas mais pronunciados e snorkel. Enquanto isso, na traseira, o carro contará com lanternas de LED.  Já os para-choques (dianteiros e traseiros) podem vir ainda com skid plates de alumínio.

Detalhes do interior do protótipo, como a central multimídia e o painel de instrumentos digital, também pode estar presentes neste novo Duster. Itens que reduzem os custos de produção e a nova identidade da marca também devem estar presentes.

Dimensões, tração 4×4 e motorização

Dacia Bigster Concept (Foto: Divulgação/Dacia)

Informações do Carscoops ainda indicam que o novo Renault Duster fique maior. No caso do comprimento, ele pode ficar um pouco próximo do Dacia Jogger, que foi apresentado no ano passado. Este modelo possui 4.547 mm de comprimento. Agora resta saber se ele estará acima ou abaixo do Bigster.

Um coisa é certa: o desempenho do veículo em terrenos off-road deve ser mantida. E este foi um ponto defendido por Julien Ferry, chefe de produto da Dacia, em entrevista a revista especializada Autocar no ano passado.

“Seu papel na empresa é fornecer uma relação preço/recursos muito boa. Temos de nos dirigir a estes clientes que procuram um carro simples que possa sair da estrada”, disse Ferry à Autocar

Novo Renault Duster

Renault Duster (Foto: Rodolfo Buhrer / La Imagem / Renault / Divulgação/)

Em alguns países, o Duster com tração 4×4 é um dos mais baratos da categoria. Por fim, falaremos de sua motorização. Esta é outra grande incógnita. Pelo fato dele ser produzido sobre a plataforma CMF-B, espera-se que ele possa vir com algum tipo de eletrificação (híbrido, híbrido plug-in ou 100% elétrico).

Uma possibilidade seria o conjunto do Captur E-Tech. Bom, agora nos resta esperar os próximos passos da Dacia e da Renault.

Com informações de Carscoops

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Pedro Giordan
Escrito por

Pedro Giordan

Jornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.

ASSISTA AGORA