Novo Renault Captur turbo: saiba como anda o SUV com o motor 1.3 TCe

O Captur turbo já passou pelas mãos do Garagem360. Veja como anda o carro e quais foram as impressões iniciais do nosso editor de testes.

O novo Renault Captur turbo já passou pelas mãos do Garagem360. Em 16 de junho, fui convidado pela marca para dar uma volta durante alguns quilômetros com o SUV equipado com o novo motor 1.3 turbo de 170 cv. Foram poucas horas ao volante do modelo, mas a sensação foi extremamente positiva após o fim desta breve avaliação.

Os detalhes do SUV renovado |Foto: Marcelo Machado de Melo / Renault

Novo Renault Captur turbo e as novidades

Por enquanto não farei um teste completo do carro, já que só passei algumas horas ao volante. Será mais uma análise de primeiras impressões. E no caso do Captur, foi uma primeira impressão de fato, já que nunca havia dirigido o modelo anterior, seja 1.6 ou 2.0.

Dessa forma, tudo era novidade para mim. Mesmo assim, é possível notar que o novo motor turbo representa um enorme salto de qualidade. Com 1,3l, esse propulsor foi desenvolvido junto com a Mercedes-Benz. E ele já até apareceu aqui no Garagem360, nos textos das avaliações do Classe A 200 Sedan e do GLB 200 Progressive. No entanto, a Renault transformou o propulsor em flex, o que faz com que ele renda 170 cv com etanol, mas com gasolina ele tem 162 cv, um a menos que nos modelos da Mercedes-Benz.

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Ao todo, entre ida e volta, foram cerca de 130 km ao volante do novo Renault Captur turbo. E o SUV parece ter gostado muito do novo propulsor e do câmbio CVT atualizado e com oito marchas. Sobra fôlego até mesmo nos trechos de subida que peguei na Estrada dos Romeiros. Basta encostar no pedal do acelerador para que o torque de 27,5 kgfm entre em ação. O resultado é um veículo ágil, com respostas rápidas e com disposição para encarar tanto os desafios urbanos quanto trechos de rodovias.

Os detalhes do SUV renovado |Foto: Marcelo Machado de Melo / Renault

Na estrada, as retomadas são rápidas e o carro ganha velocidade com desenvoltura. É preciso tomar cuidado para não ultrapassar o limite de 120 km/h das rodovias paulistas. Os reforços estruturais que o carro ganhou também ajudam na hora de fazer curvas, já que a carroceria se mantém estável mesmo nas curvas de alta velocidade.

Em resumo, o Captur com o motor turbinado é um carro gostoso de dirigir e que faz o motorista até esquecer que está em um SUV. A posição de condução e a ergonomia do carro ajudam a reforçar essa sensação.

Equipamentos e novo visual do Captur turbo

Como essas impressões foram escritas no passado, ainda não havia os dados completos dos equipamentos disponíveis no Captur 2022. No entanto, a versão que dirigi era a Iconic. Foi possível perceber que a central multimídia é nova e semelhante a utilizada no Duster. Outra novidade é o acabamento interno em dois tons com detalhes em marrom.

Os detalhes do SUV renovado |Foto: Marcelo Machado de Melo / Renault

Outra mudança – discreta – foi na dianteira do carro, que recebeu um leve facelift para atualizar o visual. Com isso, a versão mais completa ganhou iluminação em full LED nos faróis dianteiros. Já a traseira permanece quase igual a do modelo 2021.

Todo esse pacote deve dar um novo fôlego ao Captur, que nunca conseguiu emplacar bem no mercado. Se antes ele era um SUV bonito que pecava no motor, agora ele tem um excelente conjunto mecânico e que o coloca na vanguarda do segmento, ao menos no tema motor. Resta saber qual será o pacote de equipamentos oferecido e o preço praticado pela Renault. Mas, se fosse apenas pelas sensações ao volante, certamente o Captur turbo estaria na minha lista de opções.

Ficha técnica Renault Captur 1.3 Turbo Iconic
Motor 1.3 turbo flex 16v com injeção direta de combustível
Potência/Torque 170 cv (e) e 162 cv (g) ~ 5.500 e 6 mil rpm / 27,5 kgfm ~ 1.600 e 3.750 rpm
Transmissão Automática CVT Xtronic que simula até 8 marchas
Suspensão McPherson (dianteira) e eixo de torção (traseira)
Consumo 11,1 km/l (g) e 7,5 km/l (e) na cidade / 12 km/l (g) e 8,3 km/l (e) em rodovias
Roda e Pneus 215/60 R17 (versão Iconic)
Freios Disco ventilado (dianteiro) e tambor (traseiro)
Peso 1.366 kg
Dimensão 4,37 m (c) x 1,81 m (l) x 1,61 m (a); entre-eixos de 2,67 m
Capacidade Porta-malas com 437 litros
Preço -
Escrito por

Leo Alves

Jornalista formado na Universidade Metodista de São Paulo e participante do curso livre de Jornalismo Automotivo da Faculdade Cásper Líbero, sou apaixonado por carros desde que me conheço por gente. Já escrevi sobre tecnologia, turismo e futebol, mas o meu coração é impulsionado por motores e quatro rodas (embora goste muito de aviação também). Já estive na mesma sala que Lewis Hamilton, conversei com Rubens Barrichello e entrevistei Christian Fittipaldi.

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