Novo recurso tecnológico mede desgaste de pneus; saiba detalhes 

Alto consumo do veículo pode indicar hora de trocar o filtro de ar
Ilustrativa (Foto: Divulgação)
publicidade

O Grupo Sumitomo Rubber, proprietário da conhecida marca de pneus Dunlop, vem trabalhando em conjunto com o professor Hiroshi Tani, da Universidade de Kansai, no Japão, no desenvolvimento de um inovador dispositivo que permite medir o desgaste do pneus, calculando automaticamente o momento certo para a troca desse item. 

Clique aqui e aperte o botão "Seguir" para você ser o primeiro a receber as últimas informações sobre este assunto no seu celular!

Trata-se de dispositivo de geração de energia – um coletor de energia – que aproveita a rotação do pneu para gerar eletricidade. Saiba os detalhes. 

publicidade
Dispositivo inovador medirá desgaste dos pneus (Foto: Divulgação)

Veja em detalhes como funciona recurso tecnológico para identificar desgastes em pneus

Tal dispositivo pode ser utilizado para fornecimento de energia para sensores periféricos instalados dentro e ao redor dos pneus, sem depender de baterias. 

VEJA TAMBÉM

Por meio desses coletores de energia e das técnicas desenvolvidas no projeto, é possível medir principalmente o desgaste dos pneus, além de seu ‘footprint’ – ou seja, a pegada da banda de rodagem do pneu no solo, sinalizando o momento ideal da troca de pneus.

publicidade

O último avanço obtido na pesquisa da empresa em conjunto com a universidade torna possível calcular o desenho do ‘footprint’, suas medidas e o ciclo de rotação por meio de ondas de tensão geradas pelo dispositivo, obtidas de cada coletor de energia à medida que os pneus giram em contato com o solo. 

Além de abrir as portas para várias aplicações para serviços e soluções de pneus, essas novas tecnologias também fornecerão mais conhecimento para o desenvolvimento de novos pneus no futuro.

publicidade

Seguindo em direção à sua política de sustentabilidade de longo prazo, estabelecida em agosto de 2021, o Grupo Sumitomo Rubber encontra-se engajado em iniciativas para resolver questões urgentes relacionadas ao meio ambiente, harmonia social e governança. 

Coletores de energia em pneu da Dunlop (Foto: Divulgação/Sumitomo Rubber)

“A fim de responder habilmente aos avanços da sociedade relacionados ao futuro dos veículos e mobilidade, o Grupo continuará trabalhando e contribuindo para a realização de um futuro mais próspero, fornecendo novos serviços, soluções e tecnologias para maior segurança e bem-estar com menor impacto ambiental”, afirma a empresa em comunicado à imprensa.

publicidade

A coleta de energia refere-se a tecnologias que capturam, armazenam e aproveitam a energia do ambiente, que é um termo genérico para luz, vibração, calor e outras formas de energia que estão presentes em quantidades minúsculas ao nosso redor. “Essa energia ambiente geralmente vai para o lixo se não for colhida”, afirma a empresa.

Imagem ilustrativa (Foto: Robert Laursoo)

O que você achou? Siga @sitegaragem360 no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

publicidade
Paulo Silveira
Paulo SilveiraJornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.
ASSISTA AGORA
×

Mais veloz que esses carros? Apenas as notícias que traremos até você!

Cadastre-se na nossa newsletter e além de ficar por dentro de todos lançamentos, você também será o primeiro a ser notificado dos nossos testes e outras noticias incríveis por e-mail!
Veja mais ›
Fechar