Novo recurso da Uber: motoristas podem comprovar que estão em corrida
O Status de Viagem (U-Status) é um novo recurso da Uber que foi lançado com o objetivo de ser um comprovante de identificação do motorista.
Muitas vezes, os motoristas de aplicativos precisam comprovar que estão trabalhando em serviços de transporte por aplicativo. Ainda mais quando são parados em blitz e portarias de condomínios. Dito isso, um novo recurso da Uber, chamado de Status de Viagem (U-Status), foi lançado justamente com o objetivo de ser um comprovante de identificação.
Com novo recurso da Uber, motoristas e entregadores podem comprovar que estão em corrida
Esta nova funcionalidade foi apresentada recentemente pela empresa norte-americana. De acordo com a Uber, o objetivo do Status de Viagem (U-Status) é justamente ajudar seus motoristas parceiros e entregadores a se identificarem e comprovarem que estão utilizando o aplicativo da empresa em certas situações.
A funcionalidade pode ser útil quando motoristas (ou entregadores) passarem por uma blitz policial, por exemplo. Sem falar em situações em que o condutor precisa pegar uma corrida dentro de condomínios residenciais e comerciais, unidades industriais, campus universitários, bolsões de aeroportos ou bases militares.
“Por isso, desenvolvemos essa ferramenta para o aplicativo dos parceiros, com o objetivo de reunir todas essas informações em um só lugar e deixá-las à mão do parceiro, para que rapidamente possa mostrá-la e ajudar a verificar o status da viagem ou entrega em curso.
A ideia é que, por meio da tecnologia, consigamos proporcionar cada vez mais confiança e tranquilidade para motoristas e entregadores.”, diz Leandro Sengalla, gerente de Relacionamento com Autoridades Policiais da Uber, em comunicado.
Como ele funciona?
É bastante fácil acessar esta funcionalidade. Ao abrir o aplicativo, o motorista/entregador irá clicar no ícone de recursos de segurança. Depois, é só encontrar a função Status de Viagem. Como você pode ver nas imagens, o Status de Viagem (U-Status) mostra uma série de informações. Uma delas é a foto do motorista ou do entregador.
Logo abaixo está o status (que pode ser ativo ou inativo) e a placa do veículo. Quando o motorista não tiver em viagem/entrega, o aplicativo mostrará uma tarja vermelha informando que última viagem foi encerrada (com data e hora) e uma frase confirmando que ele não está ligado ao aplicativo.
A cor mudará para azul quando o motorista/entregador tiver em serviço. No exemplo acima, é possível ver que o aplicativo fala que o parceiro da Uber irá entregar um item, que ele não sabe o que tem no pacote e que o remetente já confirmou que o pacote não possui itens proibidos. Além da hora de início da corrida e a data.
Selfie para usuários que pagam viagens com dinheiro
Este recurso não é a única novidade mostrada recentemente pela Uber. No mês de maio, a empresa anunciou o lançamento do U-Selfie. Esta foto do rosto será solicitada a certos usuários que pagarem as corridas com dinheiro. No caso, a imagem será pedida, de forma experimental, antes que a pessoa solicite o veículo.
A empresa explica que o recurso era um dos mais pedidos pelos motoristas. Além disso, explica que a medida será aplicada, durante esta fase do projeto piloto, a alguns usuários que não forneceram dados do meio de pagamento digital (cartão de crédito ou débito) ao se cadastrarem ou na hora de pedirem a corrida.
Com informações da Uber
Jornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.