Novo recurso da Uber: motoristas podem comprovar que estão em corrida

Novo recurso da Uber
Foto: pixabay.com

Muitas vezes, os motoristas de aplicativos precisam comprovar que estão trabalhando em serviços de transporte por aplicativo. Ainda mais quando são parados em blitz e portarias de condomínios. Dito isso, um novo recurso da Uber, chamado de Status de Viagem (U-Status), foi lançado justamente com o objetivo de ser um comprovante de identificação.

Novo recurso da Uber
Motoristas e entregadores da Uber poderão comprovar que estão em corrida com novo recurso (Foto: Dan Gold/Unsplash.com)

Com novo recurso da Uber, motoristas e entregadores podem comprovar que estão em corrida

Esta nova funcionalidade foi apresentada recentemente pela empresa norte-americana. De acordo com a Uber, o objetivo do Status de Viagem (U-Status) é justamente ajudar seus motoristas parceiros e entregadores a se identificarem e comprovarem que estão utilizando o aplicativo da empresa em certas situações.

A funcionalidade pode ser útil quando motoristas (ou entregadores) passarem por uma blitz policial, por exemplo. Sem falar em situações em que o condutor precisa pegar uma corrida dentro de condomínios residenciais e comerciais, unidades industriais, campus universitários, bolsões de aeroportos ou bases militares.

VEJA TAMBÉM

“Por isso, desenvolvemos essa ferramenta para o aplicativo dos parceiros, com o objetivo de reunir todas essas informações em um só lugar e deixá-las à mão do parceiro, para que rapidamente possa mostrá-la e ajudar a verificar o status da viagem ou entrega em curso.

A ideia é que, por meio da tecnologia, consigamos proporcionar cada vez mais confiança e tranquilidade para motoristas e entregadores.”, diz Leandro Sengalla, gerente de Relacionamento com Autoridades Policiais da Uber, em comunicado.

Como ele funciona?

Novo recurso da Uber
Foto: Divulgação/Uber

É bastante fácil acessar esta funcionalidade. Ao abrir o aplicativo, o motorista/entregador irá clicar no ícone de recursos de segurança. Depois, é só encontrar a função Status de Viagem. Como você pode ver nas imagens, o Status de Viagem (U-Status) mostra uma série de informações. Uma delas é a foto do motorista ou do entregador.

Logo abaixo está o status (que pode ser ativo ou inativo) e a placa do veículo. Quando o motorista não tiver em viagem/entrega, o aplicativo mostrará uma tarja vermelha informando que última viagem foi encerrada (com data e hora) e uma frase confirmando que ele não está ligado ao aplicativo.

Novo recurso da Uber
Foto: Divulgação/Uber

A cor mudará para azul quando o motorista/entregador tiver em serviço. No exemplo acima, é possível ver que o aplicativo fala que o parceiro da Uber irá entregar um item, que ele não sabe o que tem no pacote e que o remetente já confirmou que o pacote não possui itens proibidos. Além da hora de início da corrida e a data.

Selfie para usuários que pagam viagens com dinheiro

Novo recurso da Uber
Foto: pixabay.com

Este recurso não é a única novidade mostrada recentemente pela Uber. No mês de maio, a empresa anunciou o lançamento do U-Selfie. Esta foto do rosto será solicitada a certos usuários que pagarem as corridas com dinheiro. No caso, a imagem será pedida, de forma experimental, antes que a pessoa solicite o veículo.

A empresa explica que o recurso era um dos mais pedidos pelos motoristas. Além disso, explica que a medida será aplicada, durante esta fase do projeto piloto, a alguns usuários que não forneceram dados do meio de pagamento digital (cartão de crédito ou débito) ao se cadastrarem ou na hora de pedirem a corrida.

Com informações da Uber

O que você achou? Siga @sitegaragem360 no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Pedro Giordan
Pedro GiordanJornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.
ASSISTA AGORA
×

Mais veloz que esses carros? Apenas as notícias que traremos até você!

Cadastre-se na nossa newsletter e além de ficar por dentro de todos lançamentos, você também será o primeiro a ser notificado dos nossos testes e outras noticias incríveis por e-mail!
Veja mais ›
Fechar