Novo Porsche Macan está no Brasil: mais potente e com versão inédita
Dentre as novidades do novo Porsche Macan, podemos destacar a chegada da versão T. Sem falar das mudanças externas e na motorização.
Um dos principais produtos da Porsche é o Macan. Este SUV se destaca por conta de seu visual robusto e por trazer o DNA esportivo da marca. E sua linha 2022 foi oficialmente lançada aqui no Brasil. Dentre as novidades, podemos destacar a chegada da versão T. Além disso, o novo Porsche Macan ainda traz mudanças externas e na motorização.
Novo Porsche Macan é lançado no Brasil e traz mudanças importantes
Este é o modelo de entrada da marca no País e é irmão do Cayenne. Ao todo serão disponibilizadas para venda quatro versões diferentes. O modelo mais barato (Macan 2.0) está custando a partir de R$ 439 mil. Acima dela está a nova versão T, que custa a partir de R$ 479 mil. Sua linha ainda traz as versões S (R$ 569 mil) e GTS (R$ 669 mil).
O carro foi lançado originalmente por aqui no ano de 2014. Lembrando que uma nova geração surgirá em breve e ao contrário do modelo que você vê nas fotos, ela será elétrica Mas falaremos apenas do modelo de primeira geração por aqui. Para a linha 2023, o Porsche Macan passou por mudanças importantes.
Uma das novidades é o novo Porsche Macan T. Este modelo já pode ser encomendado. As entregas serão feitas a partir do segundo semestre. O modelo possui alguns itens que são exclusivos na linha. A pintura dos acabamentos dianteiros, os espelhos retrovisores externos, o spoiler de teto e outras partes estão pintadas na cor Cinza Ágata Metálico.
O catálogo de cores traz 13 opções de cores sólidas, metálicas e especiais. Este carro traz ainda saídas de escape esportivas, rodas de 20 polegadas (Macan S) na cor Titânio escuro, bancos esportivos aquecidos, detalhes com tecido Sport-Tex nos bancos, volante esportivo GT e entre outras novidades.
O Macan T está equipado ainda com o Porsche Active Suspension Management (PASM). A marca diz que ele é “combinado com o rebaixamento da carroceria em 15 mm”. O carro ainda traz o Porsche Traction Management (PTM). Ele está equipado motor 2.0 turbo de quatro cilindros, que rende 265 cv e 40,8 kgfm. O mesmo usado na versão de entrada.
Novo visual
O novo Porsche Macan traz novidades em seu visual também. O veículo passa a contar com nova grade frontal, por exemplo. Já o para-choque foi redesenhado. Perceba que o modelo traz uma barra preta em volta das saídas de ar. Na versão GTS e T, esta parte da dianteira possui detalhes na cor do veículo.
Este modelo mais completo se diferencia também pelos faróis escurecidos. A marca realizou mudanças nas lanternas de LED traseiras também. Lembrando que o modelo GTS traz também um spoiler de teto e rodas de 21 polegadas. Na linha 2023, o Macan conta com um novo difusor.
A Porsche adicionou três opções de cores no carro e novas opções de rodas. Pensando no lado interno do carro, ele passa a contar um volante funcional. Destaca-se também o cronômetro sobre o painel e o volante multifuncional.
Podemos falar ainda a presença de uma alavanca de câmbio mais curta, das telas digitais, do teto solar panorâmico, do ar-condicionado automático de duas zonas, do console central novo, da câmera de ré e entre outros. O modelo mais completo traz o Pacote Sport.
Conjunto mecânico
O novo Porsche Macan pode ser encontrado em três opções de motores. E todas elas trazem novidades. Como você viu acima, os dois modelos de entrada usam um motor 2.0 de 265 cv. Estes carros podem atingir a velocidade máxima de 232 km/h e pode acelerar de 0 a 100 kmh em 6,2 segundos.
As outras duas versões usam um motor 2.9 V6 biturbo. Porém há diferença nos números. Na versão S, ele pode produzir uma potência máxima de 380 cv e um torque máximo de 53 kgfm. Este carro pode atingir os 100 km/h em 4,4 segundos. Enquanto isso, o modelo GTS, o motor rende 440 cv de potência e 56,1 kgfm de torque.
Sua aceleração de 0 a 100 km/é feita em 4,1 segundos. Em todos os casos, a transmissão será a automatizada PDK de sete velocidades. Vale ressaltar que o novo Macan GTS pode vir com um sistema de vetorização de torque.
Com informações de Webmotors
Jornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.