Novo Porsche Cayenne Turbo GT é o SUV mais legal que você vai ver hoje
O Porsche Cayenne Turbo GT foi lançado pela marca. E se um SUV com o DNA da Porsche não for suficiente, esse aqui tem um tempero a mais.
E tem recordista na área. A Porsche anunciou o lançamento do novo Porsche Cayenne Turbo GT, que bateu um recorde na pista de Nürburgring Nordschleife. O modelo de alto de desempenho chega para completar a linha e traz como principal destaque um motor V8 de 640 cv.
Novo Porsche Cayenne Turbo GT: veja os detalhes
Baseado no Cayenne Coupe, o novo Turbo GT é a versão mais potente do SUV. Ele chega para concorrer com outros SUVs apimentados (e caros), como o Lamborghini Urus. E atributos não é o que faltam para ele.
Uma de suas principais novidades está sob o capô. O novo Cayenne Turbo GT está equipado com um motor V8 biturbo 4.0. Ele pode gerar uma potência máxima de 640 cv (471 kW) e 850 NM de torque máximo. Ou seja, houve um ganho de 90 cv e 80 Nm em relação ao modelo Turbo Coupe. A transmissão é a Tiptronic S de oito velocidades e que possui configuração única. O mesmo acontece com o Porsche Traction Management.
Com este conjunto mecânico, o carro pode acelerar de 0 a 100 km/h em impressionantes 3,3 segundos e atingir a velocidade máxima de 300 km/h.
Leia mais: Carros dos sonhos: coleção de baterista do Rush vai à leilão; veja as máquinas
Segundo a Porsche, outras alterações foram feitas para melhorar o desempenho do mesmo. A rigidez da suspensão a ar de três câmeras, por exemplo, foi aumentada em 15%. Do mesmo modo, foram adaptadas as características do amortecedor do Porsche Active Suspension Management, a aplicação do Power Steering Plus e direção do eixo traseiro. O Porsche Cayene Turbo GT ainda mostra que é exclusivo até nos mínimos detalhes. Ele calça os pneus de alta performance Pirelli P Zero Corsa de 22 polegadas (rodas GT Design)
.
E já faz uns dias que o modelo não sai da mente dos fãs da velocidade. Afinal, foi dirigindo uma unidade de testes que o piloto Lars Kern bateu o recorde de volta rápida em Nürburgring Nordschleife (dentre os SUVs). Ele atravessou os 20.832 km da lendária pista em 7:30,9 minutos.
Visual e Conforto
Não é só a parte mecânica que faz o no novo Porsche Cayenne Turbo GT especial. O visual também é um pouco diferente, comparado ao modelo tradicional. E elas mostram que o DNA da Porsche está presente em todo o veículo.
Na dianteira, destacam-se o spoiler e as entradas de ar de resfriamento lateral. Já o teto recebeu revestimento em carbono contornado. Ainda é possível perceber que ele traz placas laterais de carbono longitudinais (específicos do GT) e o aerofólio traseiro adaptável exclusivo.
Enquanto isso, no interior do utilitário esportivo de alto desempenho, você encontrará um acabamento com elementos revestidos em Alcantara. Ele vem de série com bancos dianteiros esportivos (com inscrição GT), painéis centrais do banco em Alcantara e volante esportivo multifuncional. Ao centro do painel, outra novidade. O Porsche Cayenne Turbo GT traz a nova geração do sistema Porsche Communication Management. Agora, ele oferece espalhamento para celulares Android (via Android Auto). Sem falar que o mesmo já vem com Apple CarPlay.
Por fim, os interessados no veículo aqui no Brasil já podem encomendar suas unidades. O preço? A Porsche anuncia que ele tem preço sugerido de R$ 1.199.000.
Jornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.