Novo Polo 2023 é avaliado pelo Latin NCap e perde 2 estrelas

A 5ª rodada de avaliações do Latin NCap em 2022 trouxe resultados não muito animadores para o novo Polo 2023, que perdeu 2 estrelas; entenda

A quinta edição de resultados do ano do Latin NCap – Programa de Avaliação de Veículos Novos para América Latina e o Caribe – trouxe resultados não muito animadores para o novo Polo 2023, que perdeu duas estrelas. Veja a seguir como foi o teste do hatch da Volkswagen.

Saiba por que o Latin NCap rebaixou a nota do novo Polo 2023

O VW novo Polo 2023, produzido no Brasil, alcançou 3 estrelas na nova avaliação – no modelo anterior da mesma geração do Polo, avaliado em 2017 sob um protocolo menos rígido, obteve tinha 5 estrelas à época.

O Polo 2023, com quatro airbags (dois frontais e dois laterais de cabeça/tórax) e controle eletrônico de estabilidade (ESC) como equipamentos de série, alcançou 73,2% de proteção para o ocupante adulto, 71,3% para o ocupante infantil, 51,4% em proteção de pedestres e usuários vulneráveis das estradas e 58,1% em assistência à segurança.  

O novo Polo 2023 foi testado em impacto frontal, impacto lateral, impacto lateral de poste, chicotada cervical (whiplash), proteção de pedestres e avaliação dinâmica do ESC. A indisponibilidade da tecnologia ADAS (sistema avançado de assistência ao condutor) e a ausência de airbags de cortina limitaram o modelo a alcançar uma melhor classificação, segundo o Latin NCap. O modelo foi avaliado por decisão voluntária da Volkswagen.

No impacto frontal, o hatch compacto apresentou boa proteção para cabeça, tórax e pescoço dos ocupantes adultos. A estrutura e a área da área dos pés foram consideradas estáveis. O impacto lateral e o impacto lateral do poste apresentaram proteção de adequada a boa. 

No teste de chicotada cervical (whiplash), a proteção foi boa. O ocupante criança apresentou proteção total nos testes dinâmicos. Já a instalação dos Sistemas de Retenção Infantil (SRI) apresentou nota baixa, pois o botão de desativação do airbag não é de série. A proteção do pedestre apresentou níveis de proteção marginais e boa na maioria das áreas, na análise do órgão. A parte superior da perna teve proteção marginal; e boa proteção para a parte inferior da perna. 

Novo Polo 2023 perde duas estrelas no Latin NCap (Foto: Divulgação/Latin NCap)

“O veículo não possui frenagem automática de emergência (AEB) e proteção para usuários vulneráveis de estradas (VRU), altamente desejável e necessário para nossa região”, destaca a instituição. 

O Novo Polo 2023 oferece aviso de cinto de segurança não afivelado de série nas fileiras dianteira e traseira de assentos. O carro não oferece nem mesmo como opcionais o AEB, detecção de ponto cego e sistema de suporte de pistas.

O ESC padrão teve um bom desempenho e atingiu as velocidades máximas de 95 km/h e 70 km/h nos testes da ADAC (relativos à segurança das crianças) e de consumidores, respectivamente.

“Embora o desempenho de três estrelas do Novo Polo signifique que é um veículo razoavelmente seguro, o Latin NCap acredita que um modelo tão popular deve visar cinco estrelas, especialmente através da substituição dos airbags laterais de cabeça e tórax por airbags de cortina e airbags laterais para o corpo e a incorporação de tecnologias ADAS”, destaca o secretário-geral do Latin NCap, Alejandro Furas.

O presidente do Conselho de Administração do Latin NCap, Stephan Brodziak,  acrescenta:

“Embora tenha obtido uma classificação de três estrelas, sendo um carro com alta penetração em nossos países, o novo Polo 2023 tem áreas de oportunidade para melhorar seu desempenho de segurança, particularmente em termos de airbags e tecnologias de assistência à condução, tais como frenagem autônoma de emergência.”

Escrito por

Paulo Silveira Lima

Jornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.

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