Novo PL quer trazer de volta os carros populares a diesel no Brasil

PL quer trazer de volta os carros populares a diesel no Brasil. Mas será que dá certo? Veja o que dizem especialista e entidades

Desde o ano de 1976, o Brasil não fabrica carros populares a diesel, devido a uma portaria ministerial. Mas, um Projeto de Lei (PL), do deputado federal Heitor Freire (União-CE) propõe a volta dos carros de passeio a diesel novamente. Saiba mais a seguir.

Preços dos combustíveis: novas medidas devem contar aumentos do barril de petróleo

(Foto: Pixabay)

O que diz o Projeto sobre a retomada com carros populares a diesel no Brasil

No texto do PL 567/2022, a portaria criada pelo em 1976, pelo então Ministério da Indústria e Comércio, para o autor do Projeto, a extinção da produção de carros populares a diesel não faz mais sentido.

“É claro que em 1976 a realidade era outra. Em razão do primeiro choque do petróleo em 1973, assim como a importação de quase 80% do petróleo consumido em território nacional, a opção escolhida foi pela proibição de motores movidos a óleo diesel em veículos leves, optando-se pela gasolina e pelo etanol para esses automóveis”

“Além disso, os motores a diesel existentes até então se mostravam pouco eficientes quando adotados em carros de passeio, elevando a emissão de gases tóxicos e poluentes nas cidades”, comentou o deputado em entrevista para a Agência Brasil.

Conheça o PL quer trazer de volta os carros populares a diesel no Brasil

(Foto: Youtube)

Propostas semelhantes não surtiram resultados; entenda

Por outro lado, não é a primeira fez que propostas semelhantes não foram aprovadas. Por exemplo, de autoria do senador Benedito Lira (PP), em 2016, apresentou um projeto para venda de carros de passeio a diesel – que não foi aprovada.

Já em no ano passado, o deputado federal Kim Kaguiri (DEM-SP) apresentou uma emenda que visava o retorno destes carros populares – o que, novamente, não teve resultado. Nesta ocasião, a Anfavea chegou a se posicionar contra a proposta, com base no processo de descontinuação dos motores diesel na Europa. Veja:

“A Anfavea entende que esta discussão sobre a liberação de automóveis a diesel no Brasil está totalmente fora da realidade dos tempos atuais. Enquanto o mundo discute a descarbonização dos transportes, através da aplicação de biocombustíveis, hidrogênio ou eletrificação, qualquer proposta de aumentar a participação de combustíveis fósseis na matriz energética brasileira é um enorme retrocesso”, afirmou o diretor técnico da Anfavea, Henry Joseph Jr, por meio de nota oficial, em 2021.

diesel do futuro

(ANP)

O que dizem os especialista

Enquanto isso, especialista, como os da rede CNN, o PL tem “problemas”. Isso porque ainda que os carros de passeio a diesel sejam aprovados, temos, por exemplo, a questão do IPI mais alto (12,2%, contra os 14,6% cobrados sobre os carros flex). Para os especialista precisaríamos de muito tempo para o efeito IPI – já que os fabricantes não têm interesse na  venda de veículos menores a diesel.

Por fim, os motores ainda teriam que ser importados – já que não há produção deles no Brasil. Dessa forma, resultando em um processo longo e custoso de homologação.

O que diz o Projeto sobre a retomada com carros populares a diesel

(Foto: Pixabay.com)

 

Com informações da Agência Brasil, CNN e Anfavea

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Erica Franco
Escrito por

Erica Franco

Jornalista por formação com mais de 15 anos de experiência em redação geral e automobilística. Passagens pelo caderno "Máquina e Moto" do Jornal Agora São Paulo, Folha online, Jovem Pan, Uol, Mil Milhas, Revista Consumidor Moderno, Portal No Varejo, entre outros. Atualmente dedica-se a função de editora do portal Garagem360, apurando notícias do universo automotivo e garantindo o padrão de qualidade dos conteúdos veiculados.

ASSISTA AGORA