Novo Peugeot e-3008 é revelado e vai muito além de um SUV elétrico

A Peugeot revelou o novo e-3008 totalmente elétrico, com design aerodinâmico de SUV fastback e até 700 km de autonomia.

A Peugeot revelou o novo e-3008 totalmente elétrico, com design aerodinâmico de SUV fastback, um novo motor elétrico que oferece até 700 km de autonomia e o mais recente Panoramic i-Cockpit da Peugeot.

Confira detalhes sobre o SUV elétrico Peugeot e-3008

O novo SUV elétrico Peugeot e-3008 (Foto: Divulgação/Stellantis)

O novo e-3008 substituirá o campeão de vendas Peugeot 3008, um SUV que impressionou mais de 1,32 milhão de clientes em 130 países durante sete anos.

Até 2025, a Peugeot oferecerá uma gama completa de baterias elétricas e, até 2030, 100% das vendas da marca na Europa serão elétricas.

Com o e-3008, a Peugeot elevou a criatividade do seu design, o prazer de condução e o desempenho elétrica oferecida a um novo nível, segundo ressalta Linda Jackson, CEO da marca: 

O lançamento do e-3008 é um passo importante na transformação radical da Peugeot numa marca atraente 100% elétrica que estabelece novos padrões de design, prazer de condução e eficiência. O Peugeot e-3008 inaugura uma nova era.

Plataforma elétrica média STLA

O Peugeot e-3008 será o primeiro modelo a utilizar o novo motor elétrico STLA Medium da Stellantis, concebido para oferecer o melhor desempenho de sua classe para satisfazer as necessidades dos clientes.

A autonomia é de até 700 km, tempo de recarga (de 20% a 80% da capacidade da bateria) em 30 minutos com um carregador de 160 kW.

O STLA Medium é composto por um motor síncrono de ímã permanente operando em conjunto com uma caixa de engrenagens elétrica para fornecer mais potência, eficiência e torque, alimentado por uma bateria de íons de lítio de 400V.

O novo e-3008 também possui a função Vehicle to Load (V2L), dando aos clientes a opção de alimentar um dispositivo elétrico através da bateria de alta tensão do carro.

O sistema pode fornecer até 3kW e 16A. A função V1G ou Smart Charging também permite ajustar o tempo e a potência de carregamento da bateria do Peugeot e-3008 para otimizar os custos de carregamento. 

Design de SUV Fastback

Peugeot e-3008 traz linhas de SUV Fastback (Foto: Divulgação/Stellantis)

O estilo SUV fastback do Peugeot e-3008 torna-o imediatamente reconhecível.

Com a sua forma dinâmica e aerodinâmica (Cx 0,28), o modelo combina elegância, eficiência e amplitude.

O e-3008 continua sendo um dos carros mais compactos da categoria SUV 100% elétrico (comprimento de 4,54 m, largura de 1,89 m, altura de 1,64 m), ao mesmo tempo em que oferece 520 litros para bagagens – idêntico ao do Peugeot 3008 à combustão.

 

Com uma frente totalmente redesenhada, os faróis ultracompactos em LED são complementados por um perfil aerodinâmico arrebatador que realça a modernidade e a personalidade do e-3008.

 

Dando continuidade ao trabalho inovador iniciado no Peugeot 408, a marca francesa equipou o Peugeot e-3008 com rodas que contribuem tanto para um estilo moderno como para um desempenho aerodinâmico.

As rodas de 19” ou 20”, com o seu desenho técnico e geométrico, apresentam ao centro o novo emblema Peugeot.

Na traseira do SUV, a tradicional inclinação do fastback foi modernizada com um spoiler “flutuante”, inspirado no Quartz Concept.

Essa característica inovadora realça a curva da carroceria do e-3008, ao mesmo tempo em que otimiza a aerodinâmica e complementa a distinta assinatura luminosa traseira de três garras.

O Peugeot e-3008 estará disponível numa gama de seis cores. Graças aos inovadores pigmentos dicromáticos, a cor Obsession Blue muda de azul para verde dependendo da luz e da forma da carroceria.

As demais cores disponíveis são Azul Ingaro, Branco Okenite, Preto Nera, Cinza Cumulus e Cinza Titane.

Peugeot Panoramic i-Cockpit 

Novo Peugeot Panoramic iCockpit traz grande tela levemente curvada (Foto: DIvulgação/Stellantis)

No interior, o novo Peugeot Panoramic i-Cockpit apresenta uma tela HD panorâmica flutuante e curva de 21” que combina o head-up display com a tela táctil central. 

Posicionada para uma ergonomia ideal, a tela panorâmica é ligeiramente curvada em direção ao condutor, permanecendo perfeitamente acessível ao passageiro.

Por sua vez, o painel de instrumentos reúne todas as informações relativas à condução (velocidade, potência, assistências à condução, fluxo de energia) acima do novo volante compacto.

No centro do painel, a tela sensível ao toque é usada para gerenciar os sistemas de aquecimento/ar-condicionado, navegação e mídia/conectividade.

A parte central do painel do e-3008 também abriga os i-Toggles, botões sensíveis ao toque totalmente personalizáveis que podem ser programados para fornecer acesso rápido a dez funções favoritas do usuário – como ligar para um contato específico, iniciar a navegação para um contato frequente ou definir o ar-condicionado para uma temperatura preferida.

A estética e a tecnologia de ponta da cabine são realçadas pela iluminação ambiente em LED, que pode ser personalizada em oito opções de cores.

Um novo volante compacto e ergonômico com comandos sensíveis ao toque aumenta a sensação de modernidade.

E o Sistema de Qualidade do Ar (AQS) da Peugeot garante que a cabine seja um local refrescante e tranquilo para se estar.

O novo Peugeot Panoramic i-Cockpit introduz também dois paddles atrás do volante que permitem ao condutor escolher entre três níveis de frenagem regenerativa:

  • Baixo (-0,6m/s²), para uma sensação próxima à dos freios convencionais;
  • Médio (-1,2m/s²), para maior desaceleração;
  • Alto (-1,8m/s²), para máxima desaceleração e, portanto, regeneração.

Peugeot e-3008 promete prazer ao dirigir

SUV elétrico é dotado de diversos recursos de assistência à condução (Foto: Divulgação/Stellantis)

Para uma experiência de condução instintiva, a nova plataforma STLA Medium incorpora novos eixos dianteiro e traseiro concebidos para proporcionar uma aderência dinâmica à estrada.

A própria arquitetura da plataforma contribui para o dinamismo ao baixar o centro de gravidade do veículo, graças à posição ideal da bateria de camada única – o mais baixo possível entre as rodas.

O e-3008 vem com um conjunto de sistemas de assistência ao condutor para garantir uma experiência de condução suave, incluindo controle de cruzeiro adaptativo com função Stop & Go, assistência à manutenção de faixa e detecção de sinais de limite de velocidade. 

O SUV elétrico conta ainda com as mais recentes tecnologias de segurança ativa Peugeot, como a frenagem automática de emergência com aviso de colisão, aviso de saída de faixa, alerta de atenção ao condutor, monitorização de ponto cego e controlo avançado de tração.

O Peugeot e-3008 estará disponível em duas versões de acabamento, Allure e GT, com três motorizações totalmente elétricas:

  • Faixa padrão de 210 cv
  • 230 cv de longo alcance
  • Motor duplo de 320 cv com tração integral

A Peugeot também irá disponibilizar motorizações híbridas autocarregáveis (HEV) e híbridas plug-in (PHEV).

 O novo Peugeot e-3008 será fabricado exclusivamente na fábrica de Sochaux, na França, e estará à venda, no continente europeu, a partir de fevereiro de 2024.

Você pode se interessar: Tem como carregar um carro elétrico em casa? Saiba como

Escrito por

Paulo Silveira Lima

Jornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.

wpDiscuz
Sair da versão mobile