Novo Peugeot 408 é apresentado com design chamativo e pegada fastback

Novo Peugeot 408 é apresentado com design chamativo e pegada fastback. Veja todos os detalhes e fotos do New 408 !

O Novo Peugeot 408 foi apresentado nesta quarta (22/06). O modelo se distingue principalmente pela silhueta Fastback dinâmica e pelo conceito diferenciado das categorias existentes, mas também por seu estilo reconhecível entre todos.

A postura, felina, é característica dos modelos da marca. Veja os detalhes!

Novo Peugeot 408

Novo Peugeot 408

As linhas são afiladas e a grade, que reproduz a cor da carroceria integrando-se perfeitamente na face dianteira, ostenta o novo emblema da PEUGEOT, ilustrado por uma cabeça de Leão. O recorte invertido do para-choques traseiro surpreende e confere ao perfil um dinamismo inédito.

O 408 está solidamente assentado sobre grandes rodas de 720 mm de diâmetro, e os aros icônicos de 20 polegadas apresentam um desenho geométrico disruptivo. Na dianteira, a assinatura luminosa na forma de presas faz do 408 um perfeito integrante da família PEUGEOT, bem como as lanternas de LED com três garras na traseira.

Com um comprimento de 4,69 m e uma distância entre eixos de 2,79 m, o novo PEUGEOT 408 oferece um espaço interno notável na 2ª fileira, com um espaço para as pernas de 188 mm. O porta-malas também é generoso, com um volume de 536 litros extensíveis para 1.611 litros com os bancos traseiros rebatidos. A altura de 1,48 m torna a silhueta fina e esbelta, contribuindo para a eficiência aerodinâmica.

O Novo Peugeot 408 oferece ao condutor e aos passageiros a última geração do PEUGEOT i-Cockpit®, inconfundível com seu pequeno volante dedicado ao prazer de conduzir e ao domínio da agilidade.

O destaque vai para a qualidade do acabamento e conectividade da cabine, que incorpora as tecnologias mais recentes para tornar a experiência de condução e viagem mais intuitiva e gratificante.

Alimentados por 6 câmeras e 9 radares, os sistemas de auxílio à condução tranquilizam e protegem. Eles incluem:

  • Cruise Control adaptativo com função Stop and Go;
  • Visão noturna (Night Vision) que permite alertar a presença de animais, pedestres ou ciclistas na via antes de eles aparecerem no feixe luminoso dos faróis;
  •  Vigilância de ponto cego com longo alcance (75 metros);
  • Alerta traseiro de tráfego que previne de perigos potenciais em marcha ré.

A oferta de motorizações do  Peugeot 408 inclui duas versões híbridas recarregáveis de 180 e 225 cv e uma versão a gasolina de 130 cv. Todas estão associadas a uma caixa de câmbio automático de 8 marchas EAT8. Uma versão totalmente elétrica será lançada em alguns meses.

A eficiência esteve no foco do desenvolvimento do PEUGEOT 408. A associação de esforços em matéria de aerodinâmica, de redução das massas (a partir de 1.396 kg) e de motorizações com baixas emissões resultou em consumos de energia médios incrivelmente reduzidos (em vias de homologação), tanto no caso dos modelos híbridos como no da versão térmica.

O novo PEUGEOT 408 chega ao mercado europeu já no começo de 2023. Veículo com vocação mundial, será produzido inicialmente na França, em Mulhouse e, logo em seguida na fábrica de Chengdu, na China, para o mercado local.

Um Fastback Dinâmico e Inovador – DESIGN

Associada à postura felina característica de todo PEUGEOT, a linguagem formal do novo 408 adequa-se perfeitamente ao novo conceito inovador de Fastback topo de linha do segmento C.  Ele se caracteriza por um tratamento particularmente acerado das superfícies, visível sobretudo na traseira onde acaba o teto, na tampa do porta-malas e no nascimento dos paralamas, criando facetas afiadas que brincam com a luz.

O 408 tem uma arquitetura externa que lhe é própria. Construído sobre a versão da plataforma multienergia EMP2 (Efficient Modular Platform), ele possui uma distância entre eixos de 2,787 m, garantia de um espaço generoso para os lugares traseiros.

Seu comprimento totaliza 4,69 m e sua largura tem 1,859 m com os retrovisores rebatidos.

As bitolas são largas, com 1,599 m na frente e 1,604 m atrás, assentando solidamente o veículo no solo, sobre rodas de grande diâmetro (720 mm) e aros de até 20 polegadas. Embora seja elevado, o PEUGEOT 408 tem um perfil afilado e esportivo graças a uma altura limitada a 1,48 m.

Na dianteira, temos um longo capô encastrado entre paralamas elevados, característica dos últimos modelos da Peugeot . Essa opção de estilo reforça a imponência do bloco dianteiro ao mesmo tempo que torna o perfil mais fluido, pois o corte entre o para-lama e o capô é invisível.

Esse princípio de construção também simplifica o contorno periférico do capô, permitindo uma justaposição perfeita das peças de carroceria.

A tecnologia Matrix LED utilizada na iluminação permitiu desenhar faróis muito finos, garantindo ao mesmo tempo uma iluminação de altíssima qualidade. A assinatura luminosa se prolonga para baixo com duas faixas de LED em forma de presas que mergulham em direção ao para-choques.

grade, na qual se encontra o novo emblema da Marca, dissimula o radar utilizado em inúmeros sistemas de auxílio à condução, assina a identidade do 408.  O acabamento na cor da carroceria “desmaterializa” a grade, criando uma fusão com o volume geral do para-choque – sinal de uma mudança de geração e da eletrificação da gama.

Grandes detalhes decorativos na cor preta caracterizam o tema gráfico da face dianteira, acentuando visualmente a largura e a robustez. Eles Eles circundam e protegem as faixas luminosas em forma de presas, fazendo contraponto às proteções pretas que cercam a carroceria e realçam, por contraste, a visibilidade da assinatura luminosa.

perfil do Novo Peugeot 408 é caracterizado por um astucioso recorte entre as peças pretas e as peças pintadas, que afinam a silhueta e lhe confere dinamismo. Ele também reforça a generosidade da cabine, inclusive no desenho lateral do vidro, que tem seu dinamismo fastback depois do ponto alto de acessibilidade da porta traseira.

As proteções laterais da carroceria e das caixas de rodas se prolongam no robusto para-choques traseiro preto que, ao cortar de viés a cor da carroceria, acentua o efeito invertido da traseira, beneficiando o dinamismo. Também permite equilibrar visualmente o balanço traseiro, que acolhe uma porta-malas de grande capacidade.

Os aros de 20 polegadas com um estilo disruptivo e uma forma geométrica inserida num círculo surpreendem quando o veículo está parado e criam um efeito visual espetacular em baixa velocidade. O seu desenho inusitado está alinhado com o tratamento conceitual inédito do novo 408.

A parte posterior do teto é uma área especialmente sensível em termos de aerodinamismo. O fluxo de ar é otimizado e guiado por duas “orelhas de gato” que formam um corredor aerodinâmico ideal em direção ao spoiler da tampa do porta-malas. Esses dois apêndices angulosos e eficientes fazem parte dos elementos de estilo que distinguem o Peugeot 408 .

6 cores estarão disponíveis para o novo PEUGEOT 408

Azul Obsession (nova cor de lançamento do modelo)

Cinza Titane (nova cor)

Cinza Artense (apenas na versão Allure)

Vermelho Elixir

Branco Nacré

Preto Perla Nera

Condução: o PEUGEOT i-Cockpit®

No interior da cabine, o PEUGEOT i-Cockpit® faz parte dos elementos característicos fortes da PEUGEOT. Há uma década, ele fica mais completo e mais moderno a cada nova geração. No novo PEUGEOT 408, ele se destaca pela ergonomia, qualidade, praticidade e tecnologia, com um novo sistema de infoentretenimento, o PEUGEOT i-Connect®.

Característico do PEUGEOT i-Cockpit®, o volante compacto intensifica o prazer de conduzir ao proporcionar uma agilidade e uma precisão de movimentos inigualáveis. O volante do novo 408 é ergonômico e aquecido (opcional) e agrupa os comandos do sistema multimídia (rádio, telefone) e de alguns auxílios à condução.

Posicionado à altura dos olhos do motorista e acima do volante, o novo quadro de instrumentos adota um painel 100% digital de 10 polegadas. Na versão GT, o painel adota tecnologia 3D. Totalmente ajustável e personalizável, o painel reúne diversos modos de visualização (Navegação Conectada, Rádio/Mídia, Auxílios à condução, Fluxos de energia, entre outros) modificáveis a partir de botões no console.

A construção do painel de instrumentos do novo PEUGEOT 408 está pautada numa arquitetura “high-vent” que posiciona os aeradores em posição alta, diante da cabeça dos ocupantes, favorecendo assim o seu conforto térmico.

Graças a essa arquitetura, a tela touchscreen central de 10 polegadas implantada ligeiramente abaixo do bloco de mostradores que se encontra diretamente no campo de visão do condutor, fica mais próxima de sua mão. O sistema é composto por i-toggles totalmente configuráveis. 

Dispostos sob a tela central como um livro aberto, eles conferem uma estética e um nível de tecnologia únicos no segmento. Cada i-toggle é uma tecla de atalho para as regulagens do ar-condicionado, um contato telefônico, uma estação de rádio, um aplicativo configurado pelo usuário.

Um dos objetivos do Design Interior da PEUGEOT no desenvolvimento da cabine do novo 408 foi equilibrar o espaço entre os dois ocupantes dos lugares dianteiros. O PEUGEOT i-Cockpit® se mantém fiel ao princípio de uma tela central ligeiramente orientada para o condutor (“driver oriented”), que otimiza a ergonomia de condução sem excluir o passageiro de sua leitura e utilização.

O console central é deliberadamente aberto para o passageiro. Ele concentra num arco, do lado do condutor, todos os comandos dinâmicos do veículo. O condutor pode selecionar, mediante um simples impulso, os diferentes modos do câmbio automático de 8 marchas EAT8:

Reverse (R) para engatar a marcha ré,

Neutral (N) para colocar o veículo no ponto neutro,

Drive (D) aciona a seleção automática das 8 marchas em função da velocidade, do tipo de condução, do perfil da estrada e da carga do veículo.

Dois botões separados completam as funções:

Parking (P), põe o câmbio em posição de estacionamento,

Nas versões com motorização híbrida, o botão Brake (B) aciona a frenagem regenerativa. Na versão a combustão, ele é substituído por um botão Manual (M), que permite selecionar manualmente a marcha graças às borboletas atrás do volante.

Adicionalmente, o seletor de Modo de Condução permite selecionar diferentes modos, (Electric, Eco, Hybrid, Normal e Sport) dependendo da motorização.

Sistema PEUGEOT i-Connect Advanced

O Novo Peugeot 408 Novo Peugeot 408 ue conecta o smartphone ao sistema de infoentretenimento do veículo agora é sem fio, com a possibilidade de conectar dois telefones por Bluetooth ao mesmo tempo. Quatro entradas USB-C completam o dispositivo conectado do PEUGEOT 408.

A tela central de 10 polegadas em alta definição é totalmente e facilmente personalizável, graças ao modo multi telas e aos “widgets” ou atalhos de fácil utilização e com a reatividade de um tablet. Dessa forma fica fácil percorrer os diferentes menus da esquerda para a direita ou de cima para baixo para as notificações, ou pressionar com 3 dedos para acessar o painel de aplicativos.

Prático com um smartphone, para voltar à página principal basta pressionar o botão “Home”.

Na parte superior da tela, uma faixa fixa exibe informações sobre a temperatura externa, o ar-condicionado, a posição nas páginas de widgets, os dados de conectividade, as notificações e a hora.

Com o mais recente sistema de infoentretenimento, o PEUGEOT i-Connect Advanced, oferece experiência completa. Ele possui o eficiente sistema de navegação conectada TomTom. Para uma visualização perfeita, o mapa é exibido em toda a superfície da tela de 10 polegadas. A atualização do sistema é efetuada “over the air”, ou seja, diretamente através da transmissão dos dados pela rede de telecomunicações.

Para proporcionar mais segurança e facilidade no dia a dia, o comando “OK PEUGEOT” de reconhecimento vocal em linguagem natural permite acessar todos os itens relacionados às questões de infoentretenimento.

Para acompanhar os usuários e responder às suas dúvidas, o sistema integra toda a documentação de bordo, bem como tutoriais.

 

EXCELÊNCIA e EFICIÊNCIA:  Carroceria e Motorizações

A eficiência sempre esteve no centro das preocupações das equipes da PEUGEOT durante toda a fase de concepção e desenvolvimento do novo 408, a fim de reduzir o consumo e limitar as emissões de CO₂.

O aerodinamismo do novo PEUGEOT 408 foi alvo de um cuidado todo especial, pois contribui positivamente para o balanço energético. Para-choques, tampa do porta-malas, difusor, montantes de carroceria, retrovisores, painel inferior da carroceria, entre outros.

As peças de carroceria foram todas otimizadas graças a uma estreita colaboração entre os designers e os engenheiros de aerodinâmica da PEUGEOT – uma colaboração comparável à disciplina de trabalho instaurada entre as equipes de design e de engenharia durante o desenvolvimento do Hypercar 9X8. O design das rodas também ajuda a melhorar a eficiência aerodinâmica e contribui significativamente para o desempenho global do veículo.

Para aprimorar o conforto em termos de vibração, foi feito um trabalho de otimização da rigidez da carroceria, com colagem de elementos estruturais. Mais do que nunca, o prazer de conduzir está inscrito nos genes deste novo PEUGEOT 408, com uma aderência ao solo exemplar, um conforto de rodagem de alto nível, um excelente conforto de condução além de uma manobrabilidade ideal em áreas urbanas, com raio de giro entre calçadas de 11,18 m.

Os pneus montados no novo PEUGEOT 408 têm dimensões de 17 a 20 polegadas. São pneus de categorias Classe A, que aumentam a eficiência ao reduzir a resistência à rodagem, sem renunciar às exigências da Marca em termos de comportamento de referência na estrada.

Duas motorizações híbridas recarregáveis estão disponíveis no novo PEUGEOT 408:

  • PLUG-IN HYBRID 225 e-EAT8: 2 rodas motrizes / associação de um motor PureTech de 180 cv (132 kW) e de um motor elétrico de 81 kW acoplado à caixa de câmbio automático de 8 marchas e-EAT8 / em vias de homologação.
  • PLUG-IN HYBRID 180 e-EAT8: 2 rodas motrizes / associação de um motor PureTech de 150 cv (110 kW) e de um motor elétrico de 81 kW acoplado à caixa de câmbio automático de 8 marchas e-EAT8 / em vias de homologação.

 

bateria Li-ion das duas versões híbridas recarregáveis tem uma capacidade de 12,4 kWh e uma potência de 102 kW. Dois tipos de carregadores de bordo estão disponíveis: um carregador monofásico de 3,7 kW oferecido de série e um carregador monofásico de 7,4 kW como equipamento opcional.

 

Os tempos estimados de recarga são:

  • Wall Box (32 A) 7,4 kW com o carregador de bordo monofásico de 7,4 kW, a carga completa pode ser efetuada em 1h55.
  • Tomada reforçada (16 A) com o carregador de bordo monofásico de 3,7kW, a carga completa pode ser efetuada em 3h50.
  • Tomada convencional (8 A) com o carregador de bordo monofásico (3,7 kW), a carga completa é atingida em cerca de 7h05.

Uma motorização térmica também está disponível: o motor a gasolina 1.2l de 3 cilindros PureTech de 130 cv conforme à última norma antipoluição Euro 6.4 está associado ao câmbio automático de 8 marchas EAT8 e a um sistema Start & Stop. Esta motorização está em processo de homologação.

Convém notar que todas as motorizações do novo PEUGEOT 408 estão associadas à caixa de câmbio automática de 8 marchas, garantia de tranquilidade e eficiência.

Não existe previsão de versão a diesel, porém um modelo 100% elétrico será lançado posteriormente.

Auxílios na Condução

A bordo do novo PEUGEOT 408, um dispositivo completíssimo de sistemas de auxílio à condução de última geração, alimentados por informações recolhidas por 6 câmeras e 9 radares, garantem a segurança e a tranquilidade da condução, de manobras e deslocamento.

  • Cruise Control adaptativo com função Stop and Go e alerta de distância entre veículos.
  • Frenagem automática de emergência com alerta de risco de colisão: detecta pedestres e ciclistas, de dia e de noite, a partir de 7 km/h até 140 km/h dependendo da versão.
  • Alerta ativo de troca involuntária de faixa ou de acostamento, com correção da trajetória.
  • Alerta de atenção do condutor, para detectar falhas na vigilância do condutor em trajetos longos e a velocidades superiores a 65 km/h, por meio da análise dos mínimos movimentos do volante.
  • Reconhecimento ampliado e visualização no painel digital das placas de sinalização: pare, contramão, ultrapassagem proibida, fim de proibição de ultrapassagem, além das sinalizações de velocidade habituais.
  • Sistema de visão noturna (Night Vision), que permite detectar a presença de seres vivos (pedestres/animais) à frente do veículo à noite ou com visibilidade reduzida. O alcance do sistema garante a detecção além do alcance dos faróis, com exibição central da visão em infravermelho no painel digital, diretamente no campo de visão do condutor.
  • Vigilância de veículo no ponto cego de longo alcance (75 metros).
  • Alerta traseiro de tráfego em marcha ré com alerta de perigo próximo.
  • Câmera de ré de alta definição com visão de 180° com sistema de lavagem embutido.
  • Assistência ao estacionamento com visão de 360° graças a 4 câmeras de alta definição (dianteira, traseira, laterais).
  • Inclinação dos retrovisores ao engatar a marcha ré.
  • Faróis Matrix LED para beneficiar ao máximo da potência de iluminação dos faróis baixos sem ofuscar os veículos à frente ou em sentido contrário.
  • Comutação automática de faróis altos/baixos.

Um novo passo rumo à condução semiautônoma será dado com o pack Drive Assist 2.0, que será disponibilizado no futuro. Ele é composto pelo Cruise Control adaptativo com função Stop and Go e pelo auxílio de permanência na faixa.

Duas novas funções são disponibilizadas para estradas de mão-dupla (com faixas separadas):

  • A mudança de faixa semiautomática, que propõe ao condutor ultrapassar o veículo da frente e depois entrar novamente em sua faixa, partindo de 70 km/h e até 180 km/h.
  • A recomendação antecipada de velocidade, que sugere que o condutor adapte sua velocidade de acordo com as placas de limite de velocidade.

Outros equipamentos estão disponíveis, facilitando a utilização do novo PEUGEOT 408 no dia a dia:

  • Acesso e partida sem as mãos, por aproximação;
  • Fácil acesso com as mãos ocupadas, graças a tampa do porta-malas motorizada;
  • Para-brisa aquecido com função degelo e volante aquecido;
  • Alarme perimétrico, volumétrico e de impasse;
  • Freio de mão elétrico em todas as versões;
  • Teto solar equipado com cortina.

E por fim, o novo PEUGEOT 408 ainda possui o sistema de assistência e-call:

  • Chamada de emergência “E-call+” com informação sobre o número de passageiros e localização, incluindo a direção do veículo na faixa.

Bem-Estar a Bordo

Concebido como um Fastback topo de linha do segmento C, o novo PEUGEOT 408 oferece uma multiplicidade de equipamentos para viver plenamente o prazer da viagem e da mobilidade.

Particularmente envolventes, os bancos dianteiros receberam o selo de certificação AGR (Aktion für Gesunder Rücken) atribuído por uma associação alemã independente de especialistas em ergonomia e saúde das costas. Esse selo recompensa tanto a ergonomia como a amplitude de ajustes dos bancos dianteiros.

Eles podem dispor de regulagens elétricas em 10 posições com duas memorizações possíveis para o condutor; 6 posições para o passageiro e uma massagem com sistema de 8 bolsas pneumáticas e 5 programas diferentes, além do aquecimento dos assentos.

O design dos bancos foi pensado para valorizar a qualidade dos materiais utilizados: tecido mesclado, malhas técnicas, alcantara, couro gravado em relevo ou couro nappa colorido.

Nas versões GT, eles são enriquecidos com um fio assinatura na cor Adamite, que também realça o painel de instrumentos, os painéis das portas e os elementos almofadados do console.

Entre os bancos dianteiros, o arco do console central se prolonga até o lugar destinado à recarga sem fio do telefone. Assim, todo o resto do console é dedicado aos espaços de arrumação e à praticidade, com um apoio de braço, 2 entradas USB C (carga/data), 2 porta-copos de grande diâmetro e até 33 litros de porta-objetos diversos.

O espaço traseiro é especialmente generoso, graças à distância entre eixos de 2,787 m, que faz do novo 408 o PEUGEOT com a melhor habitualidade para os passageiros traseiros, que dispõem de um espaço para as pernas de 188 mm.

O espaço previsto para os pés dos passageiros traseiros sob os bancos dianteiros foi pensado para maximizar a liberdade de movimentos; o desenho dos bancos, bem como o ângulo do assento foram projetados para que os passageiros usufruam ao máximo do espaço com todo o conforto durante os trajetos.

conectividade também marca presença, com 2 entradas USB C de recarga na parte posterior do console central a partir da versão Allure.

O novo PEUGEOT 408 oferece de série um banco bipartido (60/40) equipado com uma passagem para esquis. Na versão GT, um sistema de rebatimento imediato das duas partes é acionado por dois comandos facilmente acessíveis nas laterais do porta-malas.

volume do porta-malas do novo 408 é particularmente generoso. Quando os dois encostos do banco são rebatidos, a capacidade de carga passa de 536 a 1.611 litros (incluindo 36 litros de arrumações sob o tapete do porta-malas na versão com motorização térmica).  Com o banco rebatido, é possível carregar um objeto de 1,89 m de comprimento.

Para uma maior comodidade, o espaço do porta-malas conta com uma tomada de 12V localizada no revestimento à direita, com iluminação de LED, com uma rede e um elástico de contenção e com ganchos para bolsas.

O tampão do porta-malas está diretamente fixado na porta do porta-malas. Ele acompanha a abertura da porta, facilitando o carregamento.

A tampa do porta-malas é motorizada para facilitar o acesso com as mãos carregadas. A abertura é automática: 

 

  • Ao passar o pé sob o para-choques;
  • Ao pressionar botão do controle da chave;
  • Ao pressionar o botão da tampa;
  • Ou através do botão push situado no painel de instrumentos.

 

No interior do novo 408, a iluminação ambiente de LED (8 cores disponíveis) situada atrás da tela central difunde uma luz suave e contribui para a ambientação sofisticada da cabine. A mesma luz também está presente nos painéis de portas revestidos com tecido, Alcantara® ou compostos por verdadeiras peças de alumínio estampadas, dependendo da versão de acabamento.

conforto térmico e acústico do novo PEUGEOT 408 se beneficia com as tecnologias empregadas na concepção e na fabricação dos vidros:

 

  • O para-brisa pode ser aquecido, como equipamento opcional;
  • A espessura dos vidros dianteiros e traseiros foi reforçada (3,85 mm);
  • Os vidros laterais dianteiros são laminados (a partir da versão Allure Pack) aumentando o isolamento acústico e a segurança (3,96 mm).

ar-condicionado contribui evidentemente para o conforto térmico dos ocupantes. As saídas de ar frio na cabine estão localizadas em posição elevada e os passageiros traseiros contam com duas saídas de ar situadas na parte posterior do console central.

Pensando em garantir uma atmosfera interior saudável, o novo PEUGEOT 408 está equipado com o sistema AQS (Air Quality System), que controla continuamente a qualidade do ar que entra na cabine e é capaz de ativar automaticamente a reciclagem do ar. Uma serenidade que a partir da versão GT é complementada pelo Clean Cabin, um sistema de tratamento do ar, com filtragem dos gases poluentes e das partículas. A qualidade do ar é exibida na tela touch screen central.

Novo Peugeot 408

Desenvolvido em parceria com a FOCAL, marca francesa especialista em soluções de áudio, o sistema Hi-Fi Premium FOCAL® do novo PEUGEOT 408 é o fruto de um desenvolvimento conjunto de mais de três anos. Complementado pelo tratamento digital sonoro ARKAMYS, o sistema Hi-Fi Premium FOCAL® é composto por 10 alto-falantes dotados de exclusivas tecnologias patenteadas:

  • 4 tweeters TNF com domo invertido de alumínio;
  • 4 woofers/mediums com membrana Polyglass e suspensão TMD (Tuned Mass Damper) de 165mm;
  • 1 canal central Polyglass;

1 subwoofer oval com tripla bobina Power Flower™.

Eles estão associados a um novo amplificador de 12 canais e 690 W (tecnologia classe D amplificada).

As equipes da PEUGEOT e da FOCAL definiram juntas as localizações exatas de cada alto-falante, a fim de proporcionar a todos os ocupantes uma imersão sonora sensacional. A bordo, a sonoridade é estável e precisa, as vozes são claras e detalhadas e, os baixos profundos e impactantes.

Escrito por

Erica Franco

Jornalista por formação com mais de 15 anos de experiência em redação geral e automobilística. Passagens pelo caderno "Máquina e Moto" do Jornal Agora São Paulo, Folha online, Jovem Pan, Uol, Mil Milhas, Revista Consumidor Moderno, Portal No Varejo, entre outros. Atualmente dedica-se a função de editora do portal Garagem360, apurando notícias do universo automotivo e garantindo o padrão de qualidade dos conteúdos veiculados.

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