Novo Peugeot 308 vence premiação “Women’s World Car of the Year 2022”
Lançado em 2021, o novo Peugeot 308 foi escolhido o carro do ano por associação composta por mulheres jornalistas de 40 países.
Lançado no segundo semestre de 2021, o novo Peugeot 308 foi o vencedor do Women’s World Car of the Year 2022. A premiação foi concedida durante cerimônia realizada em Auckland, Nova Zelândia, na sede da associação Women Worldwide Car of The Year (WWCOTY), composta por mulheres jornalistas de 40 países. O carro da marca francesa ficou à frente dos 65 modelos lançados em 2021 e inscritos na competição.
Novo Peugeot 308 “vence” 65 concorrentes
Título de Carro do Ano, o Women’s World Car of the Year 2022 foi disputado em duas rodadas, sendo que na primeira foram escolhidos os modelos vencedores das seis categorias de veículos. Ao término da primeira rodada, o novo Peugeot 308 foi eleito “Carro Urbano e Compacto do Ano 2022” pelas 56 jornalistas automotivas que compuseram o júri.
Em seguida, entre os seis finalistas, o Peugeot 308 foi eleito “Vencedor Supremo” do prêmio Women’s World Car of the Year 2022. O título vai para as duas versões do modelo: hatch e station wagon.
Título é inédito para a Peugeot
É a primeira vez, desde que foi fundada em 2009, que a WWCOTY escolhe um modelo da Peugeot como Carro do Ano. Primeiro modelo a ostentar o novo brasão da marca, o novo 308 se destaca pelo design, pela tecnologia e pela oferta de motorizações eficientes.
Os interessados podem escolher entre um propulsor híbrido recarregável (PHEV) e um motor a gasolina – em breve, estará disponível uma opção 100% elétrica. O modelo tem mais de 65 mil pedidos registrados na Europa desde o seu lançamento, dois quais 23 % são PHEV.
A marca francesa já havia se destacado algumas vezes entre os vencedores da premiação da WWCOTY – o Peugeot 3008 venceu na categoria SUV em 2017 e, em 2021, os modelos 208 e 2008 conquistaram, respectivamente, os prêmios das categorias Veículo Urbano e SUV Urbano.
Os critérios de votação são os mesmos que levam qualquer jornalista a escolher um veículo. São levados em consideração aspectos como segurança, qualidade, preço de compra, design, condução intuitiva, pegada ecológica, entre outros. A ideia não é escolher um “carro para mulher”.
Os países representados na votação são: Nova Zelândia, Espanha, Áustria, Dubai, Rússia, Brasil, Japão, Chipre, Itália, Finlândia, EUA, Alemanha, Portugal, Argentina, México, África do Sul, Canadá, Vietnã, Irlanda, Estônia, Israel, Chile, Inglaterra, Grécia, Colômbia, Austrália, Holanda, Índia, Dinamarca, Costa Rica, Porto Rico, República Tcheca, Equador, França, Peru e China.
Jornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.