Novo Peugeot 308 ganha acessórios produzidos por impressão 3D

A Peugeot lançou uma linha de acessórios específicos para o seu modelo 308 produzidos por impressão 3D. Itens como porta-óculos, porta-latas e porta-telefone estão à disposição dos proprietários do novo Peugeot 308 apenas na França, neste primeiro momento. É a primeira vez que a tecnologia de impressão 3D é utilizada em acessórios para automóveis, uma inovação que desponta com muito promissora para toda a indústria automotiva.

Novo Peugeot 308
(Foto: Divulgação/Peugeot)

Nova tecnologia: impressão 3D no Novo PEUGEOT 308

Os acessórios resultaram de um esforço conjunto da montadora francesa com a Erpro (indústria francesa especializada em impressão 3D), a Hewlett-Packard (HP) e a fabricante de polímeros Mäder. Eles são impressos em 3D pela nova tecnologia HP Multi Jet Fusion. “O objetivo é oferecer produtos inovadores, agradáveis ao toque, leves, sólidos e fáceis de usar, e que melhorem o bem-estar interior oferecido pelo Peugeot 308”, informa a montadora em comunicado.

A linha de acessórios foi elaborada após uma análise detalhada de como os clientes utilizam os espaços de armazenamento no carro. Como os acessórios desejados não poderia ser produzidos por métodos e materiais tradicionais, partiu-se para a impressão 3D, utilizando-se um novo polímero desenvolvido para esse fim.

Veja tambémNovo Peugeot 308 vence premiação “Women’s World Car of the Year 2022”

Novo Peugeot 308
Peugeot 308 (Foto: Divulgação/Peugeot)

Saiba mais sobre o processo de impressão 3D

A impressão 3D é um dos pilares da quarta revolução industrial – também chamada de indústria 4.0. Com a tecnologia, é possível aumentar a flexibilidade de produção, adaptando-se às necessidades de um mercado cada vez mais exigente e imprevisível. Todos os tipos de objetos e acessórios personalizados podem ser produzidos sem a necessidade de moldes caros e  e de ferramentas de fabricação.

A impressão 3D também é melhor para o meio ambiente, já que economiza recursos naturais e reduz a produção de resíduos. Seu uso está se tornando cada vez mais difundido no mundo todo e está revolucionando o sistema de manufatura em muitos setores da indústria.

Peugeot
Foto: Divulgação/Peugeot

Como funciona a impressão 3D

O processo começa com a transferência de um arquivo digital CAD – sigla para Computer Aided Design, um programa muito difundido nas áreas de arquitetura e engenharia – para uma impressora 3D.

No caso específico, a HP Multi Jet Fusion usa um cabeçote de impressão para aplicar seletivamente agentes de fusão e detalhamento a um leito de pó de polímero, que é então derretido por elementos de aquecimento para formar uma camada sólida. Após cada camada de 80µm de espessura (o equivalente à espessura de uma folha de papel), adiciona-se mais pó ao leito anterior, e o processo se repete até que a peça esteja completa.

Quando concluída a construção, todo o leito de pó com as partes encapsuladas é enviado para uma estação de processamento, onde a maior parte do pó residual é retirada por um processo de sucção a vácuo. As peças, então, são jateadas para remover o resíduo de pó antes de seguir para a seção de acabamento, onde são pintadas para melhorar o aspecto estético.

Foto: Divulgação/Peugeot

As vantagens da impressão 3D

  • Liberdade de projeto – menos restrições de fabricação e infinitas possibilidades de complexidade das peças. A impressão 3D abre novos espaços criativos para designers.
  • Estruturas otimizadas – peso reduzido, maior resistência, menos montagens, flexibilidade através do uso de malha.
  • Produção ágil possibilidades infinitas de personalização, produção em massa com prazos de entrega mais curtos e sem necessidade de armazenamento graças à produção sob demanda.
  • Tecnologia em constante evolução, tanto quanto aos materiais que utiliza como aos métodos de produção. E os custos de produção continuam em queda.
Foto: Divulgação/Peugeot

Acessórios são produzidos com material inovador

O material flexível utilizado na impressão 3D é o poliuretano termoplástico ultrasint (TPU), fruto de uma parceria entre a HP e a indústria química alemã Basf. Esse material permite peças duráveis, fortes e flexíveis. É adequado para a produção de peças absorventes de impacto que requerem alta elasticidade e, também, para estruturas flexíveis tipo do malha. Pode ser utilizado para produzir peças com alta qualidade de superfície e um nível de detalhe muito alto.

As principais características do TPU são:

  • Flexibilidade – trata-se de um polímero flexível, maleável e robusto;
  • Rapidez – o processo de fabricação do TPU é muito curto e feito sob medida;
  • Qualidade da Renderização: os detalhes dos objetos impressos com TPU ficam altamente precisos, graças às suas moléculas, que são muito finas.
Novo Peugeot 308
(Foto: Divulgação)

Paulo Silveira Lima
Paulo Silveira LimaJornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.
ASSISTA AGORA
Veja mais ›
Fechar