Novo Palio obtém só uma estrela na avaliação do Latin NCAP

Notícias 3 de agosto de 2016 Da Redação, com assessoria 0

Com critérios mais rígidos, o Programa de Avaliação de Veículos Novos para América Latina e o Caribe (Latin NCAP) deu notas baixas para o Novo Palio. O modelo da Fiat recebeu apenas uma estrela para a proteção do ocupante adulto e três estrelas para o ocupante infantil. Em 2014 e 2015, quando os testes envolviam apenas o impacto frontal, ele obteve quatro estrelas para o ocupante adulto e três estrelas para o ocupante infantil.

De acordo com a entidade, a baixa qualificação do adulto decorreu dos registros no peito do dummy no impacto lateral, apesar do bom desempenho da estrutura. Em proteção infantil, ele obteve proteção máxima em impacto lateral. O hatch não conta com airbags laterais, porém, mostrou uma estrutura lateral capaz de proporcionar boa proteção e pouca penetração na área dos ocupantes.

BYD Fo

Outro automóvel testado pelo Latin NCAP foi o chinês BYD Fo, que não é comercializado no Brasil. Ele decepcionou ao obter zero estrela para o ocupante adulto e apenas uma estrela para o ocupante infantil. O modelo, similar ao Peugeot 107, apresentou estrutura estável no impacto frontal, mas registrou lesões de elevado perigo nos dummies adultos (bonecos usados nos testes), possivelmente devido à carência de airbags e cintos de segurança de três pontos em todas as posições, além de instruções escassas no manual em referência à proteção infantil e pontuação baixa quanto a instalação dos Sistemas de Retenção Infantil (SRI).

O F0 não foi testado em impacto lateral, já que no impacto frontal obteve zero estrela. Contudo, oferece proteção básica estrutural e interior para o impacto lateral como reforços de portas. Nesse aspecto se assemelha ao Fiat Novo Palio e ao Kia Picanto.