Novo Nissan Sentra terá item polêmico do Corolla Cross no Brasil; veja preços

VAZOU! Conheça os preços, versões e equipamentos do novo Nissan Sentra 2023, que terá pré-venda iniciada em breve no Brasil

Não é segredo que a nova geração do Nissan Sentra é esperada para 2023 no Brasil, fato já antecipado pela própria fabricante. Novas informações extraoficiais vazadas nesta terça (6) dão conta de que o sedã médio terá pré-venda já a partir de 15 de janeiro e será vendido em três versões. Veja os supostos preços vazados e mais detalhes sobre o novo Nissan Sentra 2023.

Sedã terá preço inicial de R$ 143.490, segundo informações extraoficiais (Foto: Divulgação/Nissan)

Novo Nissan Sentra terá pré-venda em janeiro e chega em 3 versões

Fora de linha no Brasil desde 2021 – ano em que emplacou somente 5 unidades –, o Nissan Sentra irá retornar ao País em 2023 na oitava e atual geração global. Esta será a quarta linhagem do sedã a ser vendida por aqui, uma vez que o Sentra já foi importado em exemplares da quinta, sexta e sétima gerações. 

De acordo com informações de um leitor anônimo, que entrou em contato com a Redação do Garagem 360 – e também compartilhou os dados com outros veículos de imprensa especializados –, a nova geração do Sentra terá pré-venda no Brasil a partir de 15 de janeiro de 2023.

Segundo o relato do informante, o lançamento oficial está marcado para o dia 30 de janeiro. O modelo será vendido em três versões: Sense, Advance e Exclusive, padrão já adotado pelo sedã compacto Versa. As informações sobre as versões foram confirmadas por apuração do Garagem 360, com base em registros de homologação do sedã.

Porém, a chegada definitiva do novo Nissan Sentra às concessionárias poderá ficar para março, em virtude de um suposto atraso na homologação das versões com sistemas semiautônomos de condução, ainda de acordo com a fonte. 

Novo Nissan Sentra 2023 chegará ao Brasil em 3 versões: Sense, Advance e Exclusive (Foto: Divulgação/Nissan)

Sentra terá item de Leaf e que virou polêmica no Corolla Cross

Outra informação adiantada pela fonte – e confirmada pelo Garagem 360 via imagens de uma unidade que já está em solo nacional – é de que o novo Nissan Sentra 2023 não terá o tradicional freio de estacionamento por alavanca (conhecido como “freio de mão”) e nem mesmo o sistema com acionamento elétrico, feito ao toque de um botão no console. 

No lugar destas soluções, o sedã repetirá a estratégia já usada pela Toyota no Corolla Cross e pela própria Nissan, com o elétrico Leaf: o acionamento do freio de estacionamento do novo Sentra vendido no Brasil será via pedal, posicionado na região próxima à alavanca de abertura do capô. Trata-se da mesma estratégia do Sentra vendido no México, país de onde o modelo virá como importado.

No Corolla Cross nacional, a adoção do “freio de pé” causou polêmica pelo fato de o SUV ser vendido em outros mercados com freio de estacionamento elétrico. Até mesmo o Corolla sedã, que em outros mercados também possui o acionamento via botão, recebeu a tradicional alavanca “de mão” no modelo nacional. No caso do SUV da Toyota, a simplificação causou espanto pelo fato de o modelo ter versões com preço acima de R$ 200 mil.

Na cabine renovada, novo Sentra ‘herda’ do Leaf o freio de estacionamento com acionamento via pedal (Foto: Divulgação/Nissan)

Motor 2.0 do sedã terá injeção direta

Polêmicas à parte, o novo Nissan Sentra terá evoluções na mecânica. O sedã vendido no Brasil terá uma evolução do motor 2.0 16V aspirado (de código MR20DD), agora com injeção direta de combustível. Movido apenas a gasolina, produz 147 cv de potência a 6.500 rpm e 20 kgfm de torque a 4.500 rpm. A única opção de câmbio continua a ser o automático do tipo CVT.

Apesar do ganho tímido de 7 cv na potência e de nenhum salto em torque em relação ao antigo 2.0 16V flex (de 140 cv e 20 kgfm) do Sentra 2021, a promessa é de que o novo Sentra 2023 apresente bons números de consumo de combustível. No México, dados oficiais mostram que o sedã alcança a média de até 19,8 km/l de consumo combinado de gasolina (entre cidade e estrada).

Completamente renovado, o novo Nissan Sentra é feito na plataforma CMF-C/D, para veículos médios da fabricante – como o novo X-Trail 2023. O novo modelo tem 4.640 mm de comprimento (4 mm extras em relação ao antecessor), 1.815 mm de largura (54 mm a mais) e 1.455 mm de altura (49 mm a menos). Na distância entre eixos, o ganho foi de 10 mm (2.710 mm ao todo).

Sedã está 54 mm mais largo e tem distância entre eixos 10 mm maior que o antecessor (Foto: Divulgação/Nissan)

Novo Nissan Sentra 2023 tem supostos preços vazados

De acordo com o informante, a lista de equipamentos por versão e os preços do novo Sentra 2023 no Brasil já estão definidos. Veja a seguir o que cada versão do novo Nissan Sentra trará de fábrica, conforme este rumor.

Apesar das cores vibrantes oferecidas em outros mercados (como o azul das imagens), por aqui o Sentra será vendido somente nos tons externos preto, prata, cinza e branco. 

Sentra Sense 2.0 CVT – R$ 143.490 (preço extraoficial)

Principais itens de série: 6 airbags, controles de estabilidade e tração, ar-condicionado com ajuste manual, rodas de liga leve de 16”, sensores de estacionamento na dianteira e traseira, faróis com luzes halógenas e luzes de rodagem diurna em LED, faróis de neblina, freios a disco nas 4 rodas, central multimídia com tela de 8” e espelhamento de Android Auto e Apple CarPlay, chave presencial, partida do motor por botão e alerta de esquecimento de pessoas e objetos no banco traseiro. 

Sentra Advance 2.0 CVT – R$ 153.590 (preço extraoficial)

Principais itens de série: equipamentos da versão Sense + rodas de 17”, faróis principais e de neblina em LED, ar-condicionado digital de duas zonas, bancos em couro sintético preto, aquecimento na fileira dianteira e ajustes elétricos para o banco do motorista, para-sóis com iluminação, volante em couro com borboletas, apoio de braço no banco traseiro, alerta de colisão, frenagem autônoma de emergência e detector de fadiga do motorista.

Sentra Exclusive 2.0 CVT – R$ 179.890 (preço extraoficial)

Principais itens de série: equipamentos da versão Advance + controle de cruzeiro adaptativo, sensor de pontos cegos, alerta de tráfego cruzado traseiro, assistente de manutenção em faixa de rodagem, farol alto automático, rebatimento elétrico dos retrovisores, partida do motor à distância, retrovisor interno eletrocrômico, bancos em couro bege, sistema de câmeras 360º e sistema de som Bose com 8 alto-falantes.

Rival de Corolla e Cruze, sedã da Nissan terá faróis em LED a partir da versão intermediária (Foto: Divulgação/Nissan)

Escrito por

Gustavo de Sá

Graduado em Jornalismo e pós-graduado em Comunicação Organizacional e Relações Públicas, possui 10 anos de experiência na cobertura jornalística do setor automotivo, com passagens por revistas e sites especializados em automóveis. Apaixonado por carros, é responsável por definir estratégias e garantir a ética e independência das notícias veiculadas no Garagem360.

wpDiscuz
Sair da versão mobile