Novo motor híbrido da Fiat combina tecnologia e economia no Pulse e Fastback

Novo motor híbrido da Fiat combina tecnologia e economia no Pulse e Fastback. Veja como funciona a nova tecnologia da Fiat.

A Stellantis saiu na frente na corrida da tecnologia híbrido flex com o lançamento do Pulse e Fastback. O novo motor híbrido desenvolvido em Betim-MG chega com a promessa de trazer mais economia e desempenho. 

Veja como funciona o novo motor híbrido da Fiat – Foto: Divulgação

Como funciona  o novo motor híbrido da Fiat?

O sistema combina o já conhecido Turbo Flex 200, associado ao câmbio CVT de sete velocidades, com um motor elétrico e baterias.

O motor elétrico de 3 kW de potência gera o equivalente a 4 cv de força e 1 kgfm de torque. No entanto, ele não traciona as rodas.

Ele fica a cargo de realizar funções auxiliares como dar partida e ajudar o motor a combustão quando este opera em baixa rotação, ou velocidade de cruzeiro, por exemplo. 

Para fazer o sistema funcionar o sistema DBSM (Módulo de Comutação de Duas Baterias) auxilia a central eletrônica, que por sua vez, controla as baterias de 12 V (uma de chumbo-ácido e outra de íon de lítio). 

O motor elétrico também substitui o alternador e o motor de partida. Porém, esses 4 cv de potência também não são somados aos 130 cv e 20,4 kgfm de torque do motor T200. O foco do sistema é dar mais torque ao veículo, aumentar sua eficiência energética, e como consequência em desempenho e custo-benefício.

Novo motor híbrido da Fiat – Foto: Divulgação

Qual o consumo do Pulse e Fastback híbridos?

Segundo a marca, no ciclo urbano, o Fastback, reduziu seu consumo 11,5% na gasolina e 9,8% no etanol. No Pulse, o percentual é de 10,7% tanto na gasolina, quanto no etanol. 

Veja o consumo:

FIAT PULSE HÍBRIDO

  • Urbano: 13,4 km/l (gasolina) / 9,3 km/l (etanol)
  • Estrada: 14,4 km/l (gasolina) / 10,2 km/l (etanol)

FIAT FASTBACK HÍBRIDO

  • Urbano: 12,6 km/l (gasolina) / 8,9 km/l (etanol)
  • Estrada: 13,9 km/l (gasolina) / 9,8 km/l (etanol)
Painel digital com informações da bateria – Foto: Divulgação

Modos de operação

O sistema funciona através de quatro modos de operação: 

1. e-Start&Stop – desliga o motor em paradas. Nas desacelerações, o motor a combustão para de injetar combustível e prioriza a regeneração de energia. 

2. e-Assist – nas acelerações e retomadas, as baterias de lítio e chumbo fornecem energia para o motor elétrico e este gera torque adicional para o motor de combustão. 

3. Alternador Inteligente – carrega as baterias com baixa carga. No modo neutro as baterias mantêm as cargas elétricas do veículo. 

4. e-Regen – regenera a energia durante desacelerações. É capaz de regenerar até 25% da energia que não seria aproveitada em um motor convencional. 

Os modos de operação podem ser verificados no novo painel digital, com 7 polegadas na versão Impetus e 3,5 polegadas na Audace. Por lá, o condutor acompanha por imagens das fases, assim como a eficiência do veículo.

Fastback Audace T200 HYBRID – Foto: divulgação

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Escrito por

Robson Quirino

Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.

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