Novo motor híbrido da Fiat combina tecnologia e economia no Pulse e Fastback
Novo motor híbrido da Fiat combina tecnologia e economia no Pulse e Fastback. Veja como funciona a nova tecnologia da Fiat.
A Stellantis saiu na frente na corrida da tecnologia híbrido flex com o lançamento do Pulse e Fastback. O novo motor híbrido desenvolvido em Betim-MG chega com a promessa de trazer mais economia e desempenho.
Como funciona o novo motor híbrido da Fiat?
O sistema combina o já conhecido Turbo Flex 200, associado ao câmbio CVT de sete velocidades, com um motor elétrico e baterias.
O motor elétrico de 3 kW de potência gera o equivalente a 4 cv de força e 1 kgfm de torque. No entanto, ele não traciona as rodas.
Ele fica a cargo de realizar funções auxiliares como dar partida e ajudar o motor a combustão quando este opera em baixa rotação, ou velocidade de cruzeiro, por exemplo.
Para fazer o sistema funcionar o sistema DBSM (Módulo de Comutação de Duas Baterias) auxilia a central eletrônica, que por sua vez, controla as baterias de 12 V (uma de chumbo-ácido e outra de íon de lítio).
O motor elétrico também substitui o alternador e o motor de partida. Porém, esses 4 cv de potência também não são somados aos 130 cv e 20,4 kgfm de torque do motor T200. O foco do sistema é dar mais torque ao veículo, aumentar sua eficiência energética, e como consequência em desempenho e custo-benefício.
Qual o consumo do Pulse e Fastback híbridos?
Segundo a marca, no ciclo urbano, o Fastback, reduziu seu consumo 11,5% na gasolina e 9,8% no etanol. No Pulse, o percentual é de 10,7% tanto na gasolina, quanto no etanol.
Veja o consumo:
- Urbano: 13,4 km/l (gasolina) / 9,3 km/l (etanol)
- Estrada: 14,4 km/l (gasolina) / 10,2 km/l (etanol)
- Urbano: 12,6 km/l (gasolina) / 8,9 km/l (etanol)
- Estrada: 13,9 km/l (gasolina) / 9,8 km/l (etanol)
Modos de operação
O sistema funciona através de quatro modos de operação:
1. e-Start&Stop – desliga o motor em paradas. Nas desacelerações, o motor a combustão para de injetar combustível e prioriza a regeneração de energia.
2. e-Assist – nas acelerações e retomadas, as baterias de lítio e chumbo fornecem energia para o motor elétrico e este gera torque adicional para o motor de combustão.
3. Alternador Inteligente – carrega as baterias com baixa carga. No modo neutro as baterias mantêm as cargas elétricas do veículo.
4. e-Regen – regenera a energia durante desacelerações. É capaz de regenerar até 25% da energia que não seria aproveitada em um motor convencional.
Os modos de operação podem ser verificados no novo painel digital, com 7 polegadas na versão Impetus e 3,5 polegadas na Audace. Por lá, o condutor acompanha por imagens das fases, assim como a eficiência do veículo.
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Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.