A Peugeot é famosa por ser a marca do leão, já que o felino foi escolhido para ser o logotipo da empresa francesa desde o início de suas atividades, em 1850. Desde então, o símbolo já teve dez versões, sempre com o rei da floresta se destacando na dianteira dos carros da marca. Na última semana, a empresa revelou a 11ª encarnação de seu logotipo, que será o responsável por uma importante mudança em seu posicionamento.
Diferentemente do modelo atual, o novo logotipo da Peugeot será em formato de escudo. O leão foi completamente redesenhado e passa a exibir apenas sua cabeça. Este desenho faz referência ao logo utilizado pela empresa durante os anos 1960. Dessa forma, por mais que seja uma mudança brusca de estilo, ele está alinhado com a trajetória da companhia.
Caberá ao novo 308 a missão de estrear o novo símbolo de Peugeot. A terceira geração do hatch médio será revelado neste mês na Europa, e será o primeiro modelo da marca a ostentar o brasão atualizado.
Mudança no posicionamento
Porém, não se trata apenas de uma mudança de estilo. A nova identidade da Peugeot marca um outro posicionamento da empresa, processo iniciado em 2010. Com a fundação do grupo Stellantis, era esperado que algumas marcas passassem por um reposicionamento.
A Peugeot será uma das primeiras, adotando uma postura mais premium, ocupando uma faixa superior com seus veículos. Essa mudanças será vista também nas concessionárias da empresa, que vão adotar o novo logotipo e utilizarão as cores preta e prata no lugar da atual azul.
Desafio do logotipo
E já que o assunto é sobre a mudança do logotipo da Peugeot, chegou a hora de testar seus conhecimentos sobre os brasões das empresas automotivas. Na galeria a seguir, confira o desafio dos logotipos elaborado pelo Garagem360.