Novo Kia Niro chega para continuar a estratégia de eletrificação da marca

O Kia Niro chega em duas versões de acabamento e com motorização híbrida capaz de render até 800 km de alcance.

A Kia acaba de lançar o SUV Niro no Brasil. Trata-se do primeiro Full HEV – Hybrid Electric Vehicle da marca no País; confira os detalhes do veículo disponível em duas versões.

O Kia Niro chega em duas versões de acabamento e com motorização híbrida capaz de render até 800 km de alcance (Foto: Divulgação)

Kia Niro chega com tecnologia híbrida e duas versões

O Kia Niro acaba de ser lançado, trata-se do terceiro modelo eletrificado, alinhado com o novo posicionamento de marca da montadora sul-coreana no mercado brasileiro, incluindo a nova logomarca e o slogan “Movement that inspires”.

O primeiro modelo eletrificado da Kia Brasil a ser comercializado, o Stonic, foi lançado em novembro do ano passado, e o segundo – Sportage – em julho último.

O veículo está disponível em duas verões, a EX e a SX Prestige. Elas são vendidas por R$ 204.990,00 e R$ 239.990,00, respectivamente. A garantia do Niro é de 5 anos, incluindo as baterias de 12 V e 240 V e o sistema HEV.

Versões e preços do Kia Niro

  • EX – R$ 204.990
  • EXL – R$ 239.990

Nova motorização que rende 800 km de autonomia

Os principais atributos da segunda geração do Niro, são o seu motor Kappa PE, de 1.6 litro, 16 válvulas, com injeção direta, à gasolina, mais o seu motor elétrico que, com a sua bateria de polímero de lítio-ion de 240V, proporciona potência combinada de 141 cavalos a 5.700 rpm e torque de 27 kgf.m a 4.000 rpm.

Diferente do modo velejar dos MHEV, em que o motor desliga automaticamente em circuitos planos, no sistema HEV do Niro a economia de combustível acontece na partida e em movimentos de baixa velocidade, quando somente o motor elétrico atua, e na aceleração e/ou subidas quando o motor à combustão funciona concomitante ao motor elétrico.

Em velocidade cruzeiro, o motor à combustão e ou motor elétrico podem funcionar de forma combinada ou individual, de acordo com a condição de uso naquele momento e, nas frenagens, acontece a regeneração de energia cinética para a bateria, incluindo sua nova tecnologia de regeneração de energia pelo shift paddle no volante de direção, quatro níveis de regeneração de energia (de menor a maior intensidade de regeneração de acordo com a conveniência de cada cliente).

A performance desse motor pode ser traduzida nos dados de consumo e nos índices de emissão de CO2. Segundo o Inmetro, o Kia Niro faz 17,7 km/l na estrada e 19,8 km/l na cidade.

Com seu reservatório de combustível de 42 litros, o Niro pode chegar a até 800 km de autonomia, cerca de 30% mais em relação a seus principais concorrentes.

Esses dados conferem ao Niro consumo energético médio de 1,0956 MJ/km e índice de emissão de CO2 de 68 g/km.

O modelo apresenta dois modos de condução (Eco e Sport), permitindo ao motorista escolher a maneira de condução que mais o agrada. O objetivo da equipe de desenvolvimento foi combinar a direção esportiva e precisa com a estabilidade em linha reta (SLS), ao frear e fazer curvas simultaneamente (VSM e CBC) e o deslocamento suave em velocidades mais altas.

Design inovador e elegante

O design externo do Niro é inovador, ousado e elegante. Com traços marcantes, o Niro traz uma personalidade dinâmica e ímpar. Na parte dianteira, o SUV compacto da Kia mostra seu tradicional “tiger nose” e um conjunto ótico em LED.

Na traseira, a ousadia mais marcante está nas lanternas, do formato bumerangue, que avançam na coluna C. E o principal atrativo estético também está na coluna C, agora com uma cor diferente do restante da carroceria, proporcionando refinamento e distinção ao modelo.

Carro chega com proposta de design inovadora (Foto: Divulgação)

Interior confortável

Apesar das dimensões compactas, com 4.420 mm de comprimento, 1.825 mm de largura e 1.545 mm de altura, a cabine do Niro proporciona espaço e conforto para todos os ocupantes, com 2.700 mm de distância entre-eixos. O tanque de combustível (42 litros) está localizado abaixo do banco traseiro para oferecer aos passageiros mais espaço para as pernas e posição de assento mais baixa.

As rodas são de liga leve aro 18” , e o porta-malas tem capacidade de 425 litros (VDA) e com a fileira de bancos traseiros rebatida, a capacidade chega a 1.419 litros (VDA).

Conectividade aprimorada

Um dos carros mais modernos e atrativos da categoria, o Niro possui sistema de entretenimento que combina as funcionalidades dos smartphones, por meio da tela flutuante e sensível ao toque de 10,25” integrado sob peça única ao painel digital de instrumentos, também de 10,25”.

Seu sistema de entretenimento é também compatível com conexão via Apple CarPlay™ e Android Auto™ sem fio ou por USB, e auxilia as manobras com a câmera de ré com guias dinâmicas de estacionamento no monitor.

O carregamento de celulares dos ocupantes da frente pode ser feito no console por meio de indução (somente na versão SX Prestige), enquanto os passageiros traseiros podem carregar seus smartphones por meio de uma entrada USB tipo C disponível no encosto dos bancos dianteiros.

O Niro vem equipado com ar-condicionado digital automático e controle frontal, volante multifuncional, computador de bordo com tela digital colorida com indicador de fluxo de energia e sistema de som. O controle frontal do ar-condicionado é sensível ao toque e o computador de bordo fica no painel de instrumentos com tela LCD de 10,25”.

Segurança  também é um dos pilares do novo Kia Niro

O Niro é construído sobre uma plataforma (K3) resistente e leve, com 51% de Aço Avançado de Alta Resistência, que garante uma condução segura e confortável em diferentes condições. O uso abundante de adesivos estruturais garante uma carroceria de alta rigidez torcional, 24% superior à da geração anterior.

Essas tecnologias incluem airbags frontais duplos, laterais e de cortina, espelhos retrovisores externos com regulagem e rebatimento elétricos, aquecíveis e com repetidores das setas integrados em LED, sistema Isofix, freios com sistemas ABS e EBD, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, assistente de partida em rampa (HAC), entre outros, para atender ainda mais às necessidades de segurança a bordo do veículo.

Em ambas as versões, o Niro conta com diversas tecnologias de ADAS – Advanced Driver Assistance System, a começar pelos alertas de fadiga do condutor (DAW), de saída de faixa de rodagem (LDW), de centralização na faixa de rodagem (LFA), de permanência na faixa de rodagem (LKA), de farol alto (HBA), para prevenção de colisão frontal (FCA), câmera de ré com guias dinâmicas de estacionamento (RVM) e sensores de estacionamento traseiros (PDW).

Além desses features tecnológicos, somente na versão SX Prestige, a Kia incluiu assistente de saída em segurança (SEA), assistente ativo de prevenção de colisão traseira em tráfego cruzado (RCCA), de prevenção de colisão por ponto cego (BCA), assistente de prevenção de colisão frontal incluindo saídas paralelas (FCA-JT), piloto automático adaptativo (SCC) e sensores de estacionamento dianteiros (PDW).

Interior do veículo (Foto: Divulgação)

 

 

Escrito por

Nicole Santana

Jornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.

wpDiscuz
Sair da versão mobile