Novo Jeep Compass brasileiro será diferente do europeu
Novo Jeep Compass brasileiro será diferente do europeu. Veja o que já sabemos sobre o futuro do SUV queridinho do brasileiro.
Prepare-se para o que vem por aí! A Jeep já deu a largada nos trabalhos para a terceira geração do Compass no Brasil, mas com uma reviravolta importante: nosso SUV será um projeto exclusivo, sem relação direta com a versão europeia revelada recentemente.
Novo Jeep Compass brasileiro será diferente do europeu
Conforme antecipado pelo Auto+, o Jeep Compass 2028 será um produto único, desenvolvido localmente e mantendo a atual plataforma, porém, amplamente modernizada e eletrificada.
Essa “separação de caminhos” entre os Compass brasileiro e europeu se deve a fatores estratégicos e técnicos. O modelo europeu, construído sobre a plataforma STLA Medium (também conhecida como EMP2, base dos veículos Peugeot de médio porte), foi concebido com forte foco em eletrificação e tem limitações para motores maiores que 1.6 litro e tração 4×4 com eixo cardã.
Além disso, os altos custos do projeto europeu, que resultou em um carro substancialmente maior e mais refinado, inviabilizaram sua chegada às Américas, inclusive nos Estados Unidos.
Com um forte centro de desenvolvimento e engenharia no Brasil e o enorme sucesso da segunda geração do Compass, a Stellantis (grupo ao qual a Jeep pertence) decidiu tocar o projeto do nosso Compass 2028 em Betim, sob supervisão dos EUA. Para otimizar os custos e aproveitar investimentos já feitos, a escolha foi prolongar a vida útil da plataforma Small Wide.
Essa é uma decisão estratégica inteligente. Modelos importantes como o Commander e a Ram Rampage já utilizam essa base e estão no início de seus ciclos de vida. Além disso, a Stellantis investiu pesadamente na eletrificação da plataforma Small Wide, desenvolvendo tecnologias para motores híbridos (HEV e PHEV) e semi-híbridos (MHEV). Abandoná-la agora seria um desperdício de recursos.
Jeep J3U
Internamente batizado de Jeep J3U, o futuro Compass brasileiro terá seu visual inspirado no modelo europeu, mas com adaptações. O carro será maior, mais quadrado e com uma pegada mais moderna. No entanto, detalhes como as lanternas traseiras interligadas com desenho em “X” serão eliminados, para evitar que o SUV se pareça com um “Renegadão” maior.
O interior também passará por uma significativa atualização, prometendo ser mais sofisticado. A expectativa é por materiais macios ao toque em diversas partes da cabine e uma central multimídia com tela maior e aspecto flutuante.
Embora alguns botões físicos sejam eliminados em prol de comandos digitais, a Jeep manterá os controles físicos para o ar-condicionado e o volume, um ponto elogiado por muitos motoristas.
Novos motores (inclusive híbridos)
A grande novidade para o Compass de terceira geração será a gama de motores. Além do conhecido 1.3 T270 quatro cilindros turbo flex, haverá a opção de um 2.0 quatro cilindros turbo flex (que hoje é apenas a gasolina).
O motor 1.3 terá variantes MHEV (semi-híbrida) e PHEV (híbrida plug-in), todas desenvolvidas para a plataforma Small Wide. Há também a possibilidade de uma versão HEV (híbrida convencional).
O Compass 2028 MHEV contará com um sistema elétrico de 48V e uma transmissão automatizada de dupla embreagem. Esse sistema permitirá que o motor a combustão seja desligado em movimento para economizar combustível, mas o motor elétrico não movimentará as rodas de forma independente, sendo mais focado na redução de consumo e emissões.
Por fim, o aguardado sistema 4xe (híbrido plug-in) será nacionalizado, combinando o motor 1.3 turbo com um motor elétrico no eixo traseiro. A promessa é de que esse sistema esteja presente em mais versões e que as baterias ofereçam uma autonomia elétrica significativamente maior que a do modelo atual, que é considerada baixa.
Vale ressaltar que esses três conjuntos eletrificados também serão implementados em outros veículos da Stellantis produzidos no Brasil, como Renegade, Commander, Toro e Rampage, reforçando o compromisso do grupo com a eletrificação de sua frota.
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Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.