Jaguar F-PACE passa por testes extremos
Crossover da marca britânica teve de suportar temperaturas congelantes e calor escaldante
O novo crossover da Jaguar passou por uma bateria de testes que avaliaram seu desempenho em locais com temperaturas entre -40ºC e 50ºC. Batizado de F-PACE, o automóvel será comercializado no mundo todo a partir de 2016.
Para ser aprovado no que foi caracterizado com um dos mais rigorosos programas de testes da montadora, o carro teve de suportar temperaturas congelantes e calores extremos de Arjeplog, na Suécia, e do deserto de Dubai, no Emirados Árabes Unidos, respectivamente.
No primeiro país as provas foram realizadas em uma pista de 60 km com diversos obstáculos como subidas de montanha, inclinações e situações em que a característica “off-road” deve ser explorada. O percurso ajudou a checar os níveis de tração nas quatro rodas e a estabilidade, além de saber como o carro vai se comportar em pistas com gelo.
Já no segundo, o foco dos cientistas foi no funcionamento dos sistemas internos do carro, que ficaram expostos a temperaturas de até 70ºC. Mesmo com o calor escaldante, informou a Jaguar, não foram registradas falhas. O sistema de refrigeração também foi posto a prova e não decepcionou a fabricante.
A montadora britânica também informou que o F-PACE foi testado em estradas montanhosas e de cascalho. De acordo com Andrew Whyman, diretor de programação de veículos da Jaguar Land Rover, o carro se comporta bem em diversas pistas, independentemente das condições climáticas ou geográficas. “É um veículo capaz de trafegar com desenvoltura em diversas condições de terreno”, afirma.
Rodrigo Loureiro é repórter do site Garagem 360 e da Agência Entre Aspas. Em 2014 atuou na redação do portal UOL Esporte e também já escreveu para as editorias de tecnologia e turismo de outros portais e publicações.