Novo item obrigatório nos carros novos poupa combustível e ainda polui menos. O seu já tem?

Um novo sistema para economizar combustível está sendo usado nos carros no Brasil e promete grandes benefícios. Confira aqui tudo sobre essa tecnologia.

Pagar menos quando for abastecer é o sonho de todo mundo. Agora, um novo sistema para economizar combustível está sendo adotado no Brasil e gerando resultados significativos. A expectativa é que todo carro novo já saia de fábrica com ele, e assim traga ainda mais eficiência para os veículos à combustão.

Alem de economia, o sistema também é melhor para a saúde de frentistas (Imagem: Arquivo/Agência Brasil)

Sistema para economizar combustível obrigatório no Brasil já está presente em boa parte dos carros novos

Recentemente uma inovação tem chegado aos carros do Brasil e já de fábrica. Este é o Sistema ORVR (Onboard Refueling Vapor Recovery – sistema de recuperação de gases durante o abastecimento), que se tornou obrigatório nos automóveis novos distribuídos aqui.

Embora o ORVR seja uma novidade em terras brasileiras, nos Estados Unidos ele já era utilizado em larga escala.

Desde 2023, cerca de 20% dos automóveis novos movidos a gasolina, etanol e flex já contam com o sistema. Além disso, as projeções indicam que até o final de 2024, cerca de 60% dos veículos zero-quilômetro estarão equipados com ele.

Mas esta previsão vai ainda mais longe. Isto porque a meta estabelecida é equipar 100% dos veículos novos com essa tecnologia até 2025, como parte dos esforços para uma indústria e frota mais sustentável e a redução das emissões poluentes.

Como funciona o sistema ORVR

  • O Sistema ORVR é uma tecnologia que permite não apenas melhorar a eficiência do consumo de combustível, mas também reduzir as emissões poluentes durante o reabastecimento.

  • O sistema é acoplado ao tanque de combustível e possui válvulas e filtro de carbono. Sua principal função é impedir que vapores escapem para a atmosfera durante o abastecimento do veículo.

  • Esses vapores, então, são redirecionados para o motor. Lá eles são queimados junto com o combustível, otimizando o consumo e reduzindo o desperdício.

  • A implementação do Sistema ORVR no Brasil está alinhada com o Proconve (Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores). Os equipamentos usados são fabricados pela Eaton, localizada em Valinhos, no interior de São Paulo.

Veja também:Vídeo ensina como economizar combustível em congestionamento com ar ligado

Benefícios para o meio ambiente e para o bolso

  • A adoção do Sistema ORVR vai além da mera conformidade com regulamentações. Afinal, ele traz benefícios significativos tanto para o meio ambiente quanto para as pessoas.

  • A principal contribuição ambiental é a melhoria da qualidade do ar. Isto porque evitar que gases tóxicos escapem para a atmosfera reduz a emissão de substâncias prejudiciais à saúde humana e ao meio ambiente.

  • Além disso, a exposição a vapores prejudiciais é minimizada durante o abastecimento, criando um ambiente de trabalho mais seguro. Assim, o sistema também protege a saúde de profissionais como os frentistas.

O funcionamento do Sistema ORVR é muito simples, mas eficiente (Imagem: Reprodução/Novo Varejo)
  • Do ponto de vista econômico, a implementação do Sistema ORVR contribui para a redução do consumo de combustível ao queimar os vapores para gerar energia.

  • Os resultados são impressionantes: o ORVR é capaz de reduzir em até 98% as emissões de gases tóxicos provenientes da gasolina, etanol ou mistura desses combustíveis.

  • Entre os gases retidos pelo sistema temos o benzeno, reconhecido como cancerígeno e prejudicial tanto ao meio ambiente quanto aos trabalhadores de postos de combustíveis.

  • Apesar dos benefícios, a implementação do Sistema ORVR acarreta um leve aumento nos custos de produção dos veículos. No entanto, essa despesa adicional é amplamente compensada pelos ganhos a longo prazo, tanto em termos ambientais quanto econômicos.

Qual a melhor forma para economizar combustível?

  • Há diversas formas de economizar combustível. Algumas dicas básicas são: mantenha a velocidade constante, evite acelerações bruscas, mantenha os pneus calibrados, utilize o ar-condicionado com moderação, remova excesso de peso e planeje rotas para evitar trânsito.

Esse sistema para economizar combustível é mais uma novidade muito bem-vinda. Afinal, os carros à combustão ainda são importantes e compõem a maioria da frota. Além disso, vale a pena conferir nossas dicas para economizar ainda mais e garantir maior aproveitamento do tanque de seu carro!

Escrito por

Adson Leonardo

Olá, sou Adson Leonardo, graduando em Letras - PT pela UNIMONTES, escritor, poeta, e trabalho com redação para WEB desde 2018. Nestes anos já escrevi sobre os mais diversos temas, com um carinho especial no campo das ciências, escrita criativa e jogos. No mundo dos carros e automobilismo me interesso especialmente pelas inovações e tecnologias que permeiam este setor sempre em movimento.

wpDiscuz
Sair da versão mobile