Novo Hyundai Creta Ultimate x VW T-Cross Highline 2022: qual SUV compacto vale mais a pena?

Novo Hyundai Creta
Chegou a hora de ver qual SUV compacto vale mais a pena? De um lado temos o novo Hyundai Creta Ultimate. Do outro, o VW T-Cross Highline.

Até o momento, alguns lançamentos marcaram o ano de 2021. Um dos principais foi do novo Hyundai Creta. O veículo muda para continuar sendo  um dos SUVs compactos mais vendidos. Ele tem como um de seus rivais dentro da categoria é o VW T-Cross. Mas qual SUV compacto vale a pena?

Ambos são bastante completos em suas versões top de linha. E também possuem preços bastante parecidos. De acordo com a montadora sul-coreana, o Creta Ultimate tem valor sugerido de R$ 146.990. Já o T-Cross Highline está custando a partir de R$ 146.200.

Junto com o Jeep Renegade, os dois veículos concorrem pelo posto de SUV compacto mais querido do Brasil. E os números mostram justamente isso. Hoje, Creta e T-Cross ocupam, respectivamente, a segunda e a terceira posição do ranking de emplacamentos.

Novo Hyundai Creta
Foto: Divulgação/Hyundai)
Novo Hyundai Creta
Foto: Divulgação/Volkswagen)

Novo Hyundai Creta Ultimate x VW T-Cross Highline 2022: qual SUV compacto vale mais a pena?

E a diferença não é muito grande. De acordo com a Fenabrave, o primeiro teve 37.761 unidades vendidas desde o começo do ano. Enquanto isso, o segundo teve 32.571 exemplares comercializados.

O utilitário esportivo feito em Piracicaba-SP já é um pouco mais veterano que o alemão. O Hyundai Creta foi lançado por aqui no final de 2016. Agora, quase cinco anos depois, recebe a segunda geração. Este novo modelo passou por uma profunda mudança. Agora, ele mede 4.300 mm de comprimento, 1.790 mm de largura e 1.635 mm de altura.

Foto: Divulgação/Hyundai)
Foto: Divulgação/Hyundai)

Outro ponto que foi bastante alterado foi o visual do carro. A ideia era ficar parecido com outros modelos da marca, como o novo Tucson. E ele conseguiu. É possível ver traços do seu irmão maior no desenho da grade hexagonal (exclusiva do modelo brasileiro) e dos faróis (em LED nesta versão). As luzes de condução diurna também chamam a atenção. Do mesmo jeito, as lanternas traseiras também são novas.

Já seu adversário é um pouco mais novo. O VW T-Cross foi um dos grandes destaques do Salão do Automóvel de São Paulo, em 2018. Seu lançamento oficial aconteceu em fevereiro de 2019. Fabricado em São José dos Pinhais-PR, ele é um dos veículos feitos sobre a plataforma MQB A0. Suas dimensões são: 4.199 mm de comprimento, 1.760 mm de largura e 1.570 mm de altura.

Foto: Divulgação/Volkswagen)
Foto: Divulgação/Volkswagen)

Ele também busca se inspirar nos seus irmãos. O T-Cross é bastante parecido com os SUVs maiores da Volkswagen, como o Taos e o Tiguan. Seus faróis duplos possuem mascara negra e função “Coming & Leaving home”. Faróis de neblina também. As lanternas traseiras também são em LED.

Novo Hyundai Creta Ultimate x VW T-Cross Highline 2022: Espaço interno

Foto: Divulgação/Hyundai)
Foto: Divulgação/Volkswagen)

Se tem um ponto que ambos se destacam é o espaço interno. Tanto o Hyundai Creta quanto o VW T-Cross podem levar seus ocupantes com bastante conforto. O entre-eixos do primeiro é de 2,610 mm e do segundo é de 2.651 mm. Outro ponto importante é o porta-malas. O primeiro tem espaço para 422 litros e o segundo tem 373 litros.

Novo Hyundai Creta Ultimate x VW T-Cross Highline 2022: Conjunto mecânico

Novo veículo, novo motor. A Hyundai usou o novo Creta para promover uma pequena estreia. O carro passou a usar um motor 1.0 TGDI. No entanto, a versão mais cara está equipada com o propulsor Smartstream 2.0l 16V DOHC D-CVVT T Flex. Ele também passou por mudanças e agora pode gerar uma potência máxima de 167 cv a 6.200 rpm e torque de 20,6 kgfm a 4.700 rpm. Sua transmissão é a automática de seis machas

Já o T-Cross usa um conjunto bastante conhecido. Ele possui sob o capô o motor 1.4 250 TSI 16V Flex. Sua potência é de 150 cv a 5.000 rpm e tem torque de 25,5 kgfm entre 1.400 e 4.000 rpm. Ele está acoplado ao câmbio automático de seis velocidades.

Olhando os números de desempenho divulgados por ambas as marcas, dá para dizer que o carro da Volks vence neste quesito. Ele pode acelerar de 0 a 100 km/h em 8,7 segundos e atinge a velociade máxima de 198 km/h. Já o modelo da Hyundai atinge os 100 km/h em 9,3 segundos e tem velocidade máxima de 190 km/h.

Consumo

E estamos falando de dois SUVs bastante econômicos, Tanto o novo Hyundai Creta quanto o VW T-Cross podem surpreender seus donos. Mas o carro da montadora alemã leva uma pequena vantagem. Segundo dados do Inmetro, ele pode fazer

  • Cidade: 11 km/l (gasolina) e 7,7 km/l (etanol)
  • Estrada: 13,2 km/l (gasolina) e 9,3 km/l (etanol)

Enquanto isso, o carro asiático pode fazer:

  • Cidade: 10,9 km/l (gasolina) e 7,7 km/l (etanol)
  • Estrada: 12,4 km/l (gasolina) e 8,7 km/l (etanol)

Equipamentos de série

Como foi dito acima, estamos falando de dois carros bastante completos. Hyundai Creta Ultimate e VW T-Cross Highline oferecem um nível tecnológico muito bom. Sem falar dos úteis sistemas de assistência e de segurança.

Novo Hyundai Creta
Foto: Divulgação/Hyundai)

O primeiro vem de série com ar-condicionado automático digital, banco do motorista com ajuste de altura, volante com regulagem de altura, direção elétrica progressiva, câmera de ré (com linhas dinâmicas), controle de velocidade de cruzeiro, faróis com função welcome e escort, Smart Key, carregador sem fio, banco do motorista com ventilação, Smart câmera 360º, sensor crepuscular, rodas de liga leve diamantadas de 18″, teto solar panorâmico, painel de instrumento de sete polegadas, bancos de couro, freios ABS, seis airbags, detector de fadiga, sensores de estacionamento, farol alto adaptativo, sistema de frenagem autônomo, monitoramento de ponto cego, central multimídia de 10,25 polegadas e entre outros.

Novo Hyundai Creta
Foto: Divulgação/Volkswagen)

O seu ríval não fica muito atrás. Ele oferece seis airbags, sensores de estacionamentos traseiros e dianteiros, sensor crepuscular, assistente para partida em aclives, carregador sem fio, controle eletrônico de estabilidade, controle de tração, faróis de conduçãof diurna, sensor de chuva, ar-condicionado digital “Climatronic”, seis alto-falantes, rodas de liga leve de 17″, banco do motorista ajustável (altura e lombar), bancos de couro, espelho retrovisor eletrocrômico, luzes de leitura, sistema Kessy (acesso ao carro sem chave), volante multifuncional, Wired e Wireless App Connect, Central multimídia VW Play de 10,1 polegadas, vidros elétricos e travas elétricas, detectador de fadiga, sistema Start & Stop e entre outro.

Conclusão – O novo Hyundai Creta Ultimate vale mais a pena
Novo Hyundai Creta
Foto: Divulgação/Hyundai)
Assim sendo, temos dois dos grandes SUVs compactos da atualidade. Os dois oferecem bons atributos e possuem desenhos modernos. Entretanto, o grande vencedor é o Hyundai Creta Ultimate. Um dos grandes atributos é o pacote Hyundai SmartSense. Sem falar que ele oferece um bom espaço no bagageiro.

Pedro Giordan
Pedro GiordanJornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde abril de 2021. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.
ASSISTA AGORA
Veja mais ›
Fechar