Novo Honda WR-V 2023 surge com visual inspirado no HR-V
Revelado mundialmente, o novo Honda WR-V 2023 traz estilo inovador e porte semelhante ao do Fiat Pulse; veja todas as novidades
O novo Honda WR-V 2023 acaba de ser apresentado na Indonésia. O SUV compacto chega em três configurações. Além disso, ele está mais completo e apresenta um visual semelhante aos últimos lançamentos da marca.
Novo Honda WR-V é revelado
A Honda entende a importância dos SUVs compactos em países como a Indonésia e outros mercados, como o brasileiro, por exemplo. No entanto, o país asiático foi palco do lançamento do novo Honda WR-V 2023, apresentado ontem (2), em Jacarta.
Trata-se do primeiro modelo da Honda na categoria de SUVs compactos destinado ao país asiático. De acordo com a marca, o SUV traz melhor desempenho e novos itens de tecnologia, além do estilo mais esportivo. Com 4.060 mm de comprimento, 1.608 mm de altura e 1.780 mm de largura, o novo Honda WR-V 2023 tem porte equivalente ao do Fiat Pulse.
O modelo de produção foi desenvolvido com base no Honda SUV RS Concept, carro conceito apresentado há um ano, em novembro de 2021. No país asiático, o novo Honda WR-V 2023 chega para complementar a linha de SUVs da montadora japonesa, que já possui um portfólio composto pelos modelos BR-V, HR-V e CR-V.
O veículo chega em três versões: ‘E’, ‘RS’ e ‘RS Sensing’, que agrega o pacote de segurança da Honda. Os preços variam entre 271.900 mil e 309.900 mil rúpias indonésias (o equivalente à faixa entre R$ 89,6 mil e R$ 102,1 mil na conversão direta, sem impostos).
Design inspirado no Honda HR-V
Na parte externa do novo Honda WR-V 2023, o modelo aposta em um design mais esportivo. A dianteira é marcada por uma grade ampliada e mais conectada aos faróis, que são em LED nas versões de topo. O para-choque traz ainda nichos verticais para os faróis de neblina.
O ponto de maior conexão com o HR-V é a lateral, marcada pela linha de cintura elevada e por um vinco que começa nos faróis e termina nas lanternas. Com este detalhe no visual, a maçaneta das portas traseiras foram reposicionadas e ficam embutidas na moldura, exatamente como no HR-V. Na traseira, o WR-V de segunda geração tem estilo mais ousado, com lanterna em LED mais afiladas e placa de identificação posicionada no para-choque.
SUV compacto promete bom nível de conforto
O Honda WR-V tem a maior distância ao solo da categoria (em relação aos rivais indonésios), com vão livre de 220 mm para enfrentar diferentes condições de piso. A versão RS traz rodas de liga leve de 17” com pintura em dois tons e desenho com cinco raios. No modelo de entrada, as rodas são de 16”.
O que tem de novo no interior do Honda WR-V 2023?
O Honda WR-V 2023 traz cabine totalmente reprojetada e com elementos presentes no SUV de 7 lugares BR-V. É o caso das saídas de ventilação em posição elevada, do novo volante e dos comandos do ar-condicionado.
O SUV também possui uma tomada de 12V para fácil conexão e carregamento com duas portas USB que podem ser conectadas a vários dispositivos.
O quadro de instrumentos traz tela digital em TFT de 4,2″ para as informações do computador de bordo e dos assistentes do Honda Sensing. Ela atua em conjunto com a central multimídia com tela sensível ao toque de 7”, que traz espelhamento de celulares.
Motor 1.5 de 121 cv de potência
O Honda WR-V 2023 traz sob o capô motor 1.5 i-VTEC DOHC de 4 cilindros em linha e16 válvulas, que produz 121 cv de potência a 6.600 rpm e torque máximo de 14,8 kgfm a 4.300 rpm. O câmbio é automático do tipo CVT, que recebeu nova programação e promete melhorar o consumo de combustível em até 4%.
Vem para o Brasil?
A Honda está com uma série de lançamentos progamado para o mercado brasileiro em 2023, em comemoração aos 30 anos de atuação da marca no país. O veículo que iniciou esse plano foi o novo HR-V, que será seguido da nova geração do Civic com tecnologia híbrida, o esportivo Civic Type R, de um SUV inédito, o ZR-V, e da nova geração do CR-V.
No entanto, ainda não há detalhes sobre o retorno do WR-V para o mercado nacional. Um dos motivos do fim de linha do modelo foi justamente o baixo volume de vendas. Por aqui, a marca deverá focar na oferta de SUVs de maior porte importados (CR-V e ZR-V) e na produção nacional dos atuais City, City Hatch e HR-V. Nos resta aguardar.
Jornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.