Novo Honda HR-V: veja o que ele tem de melhor e o que deixa a desejar

O novo Honda HR-V será vendido em quatro versões diferentes. Mas o que há de melhor neste modelo? E os pontos negativos?

Já faz um tempo que a Honda vem renovando a sua gama de carros aqui no Brasil. O lançamento mais recente da marca é a nova geração do HR-V, que passa a contar com um visual mais ousado. Por aqui, o modelo será vendido em quatro versões diferentes. Mas o que há de melhor no novo Honda HR-V? E os pontos negativos? Veja aqui!

A nova geração do HR-V é uma das novidades da Honda para o Brasil (Foto: Divulgação/Honda)

Veja os pontos positivos e negativos do novo Honda HR-V

Este modelo será produzido na fábrica da empresa na cidade de Itirapina-SP. O novo HR-V chega sete anos depois do lançamento da geração anterior aqui no Brasil. Lembrando que o SUV é um dos carros que a marca irá lançar por aqui nos próximos anos. A empresa venderá em breve o novo Civic, a nova geração do CR-V e entre outros carros.

A pré-venda deste HR-V já começou. Neste primeiro momento, serão ofertadas as duas versões equipadas com um motor 1.5 aspirado: EX Honda SENSING (R$ 142.500) e EXL SENSING (R$ 149.900). Depois, em outubro, será a vez das versões Advance (R$ 176.800) e Touring (R$ 184.500), que estão equipadas com um motor 1.5 Turbo.

Mas quais são os pontos positivos deste novo modelo? E aquele itens que deixam a desejar? Veja aqui mais detalhes do novo Honda HR-V.

Pontos Positivos

Design

Honda HR-V (Foto: Divulgação/Honda)

Esta nova geração do Honda HR-V foi apresentada em 2021. O carro passou por uma boa mudança. Ao contrário da geração anterior, que tinha linhas mais parecidas com um SUV tradicional, o novo modelo inova e passa a ficar parecido com um SUV-cupê. O carro traz linhas modernas e detalhes que chamam a atenção. A ampla grade dianteira é um deles.

No Brasil, a peça mudará de acordo com o motor. Nas versões EX e EXL, a grade contará com barras horizontais. Enquanto isso, os modelos Advance e Touring contarão com uma grade do tipo colmeia com acabamento em preto brilhante. O contrário acontece quando se trata da grade inferior. O design do para-choque também muda.

Honda HR-V (Foto: Divulgação/Honda)

O conjunto óptico do carro traz faróis Full LED em todas as versões. Na lateral, é possível ver os traços modernos do carro. Enquanto isso, na traseira, o carro traz lanternas LED que invadem a tampa do porta-malas. Veja que há uma barra iluminada entre as lanternas. Na versão Touring, a peça possui acabamento fumê.

Espaço interno

Honda HR-V (Foto: Divulgação/Honda)

Um ponto que o novo Honda HR-V herdou do modelo anterior é o bom espaço interno. A distância entreeixos deste novo modelo é de 2.610 mm. No caso, este é o mesmo número da geração anterior. Assim como acontece com o Honda City, este SUV pode vir a ser uma boa opção para quem busca um carro que carrega cinco pessoas com conforto.

Completo desde a versão de entrada

Honda HR-V (Foto: Divulgação/Honda)

A versão mais barata do Honda HR-V 2023 é a EX, que custará a partir de R$ 142.500. Este modelo já conta com uma lista de equipamentos interessante. O pacote de segurança Honda SENSING já está disponível nesta versão. Do mesmo modo, a central multimídia de oito polegadas também vem de série (com Android Auto e Apple CarPlay sem fios).

O carro ainda traz câmera de ré, faróis Full-LED, seis airbags controle de tração e estabilidade, ar-condicionado automático (uma zona e saídas laterais) e entre outros.

Dentre os equipamentos que estão disponíveis nas outras versões, é possível destacar os faróis de neblina em LED, os sensores de estacionamento, os bancos em couro, o painel de instrumentos digital de sete polegadas, o aplicativo My Honda Connect, o banco do motorista com ajustes elétricos e entre outros.

Motor 1.5 turbo

Honda HR-V (Foto: Divulgação/Honda)

O Honda HR-V anterior já contava com versões equipadas com um motor turbo. Mas o modelo atual traz um motor turbo flex. Trata-se do propulsor 1.5 DI VTEC Turbo Flex, que pode produzir uma  potência máxima de 177 cv e um torque máximo de 24,5 kgfm. O conjunto ainda traz uma transmissão automática do tipo CVT.

Além de passar a beber etanol, o motor ganhou quatro cavalos. A Honda não divulgou mais números de desempenho do modelo atual.

Pontos Negativos

Porta-malas

Honda HR-V (Foto: Divulgação/Honda)

Este novo Honda HR-V possui uma série de atrativos. Mas alguns pontos podem não agradar. Um deles é o porta-malas. O bagageiro da nova geração deste SUV tem espaço para 354 litros. Em algumas versões, o modelo anterior poderia levar até 437 litros. Além disso, alguns de seus concorrentes possuem mais espaço.

O porta-malas do Hyundai Creta, por exemplo, possui 422 litros. Enquanto isso, o Jeep Compass pode levar até 410 litros.

Motor 1.5 aspirado

Honda HR-V (Foto: Divulgação/Honda)

As duas versões mais baratas do HR-V estão equipadas com um motor 1.5 aspirado. No caso, trata-se do 1.5 DI i-VTEC Flex, que gera 126 cv de potência e 15,8 kgfm de torque. A transmissão é uma automática do tipo CVT também. Neste caso, o modelo pode ficar um pouco atrás dos modelos que possuem o mesmo preço.

O Jeep Renegade, por exemplo, traz um motor 1.3 Turbo Flex de 185 cv. Enquanto isso, o VW T-Cross Comfortline possui um motor 1.0 TSI de 128 cv. Já o Renault Captur tem um motor 1.3 Turbo Flex de 170 cv.

Preços das versões com motor 1.5 turbo competirão com SUVs médios

Honda HR-V (Foto: Divulgação/Honda)

Por fim, as versões do Honda HR-V que usam motor 1.5 Turbo podem sofrer com a concorrência dos SUVs médios. O HR-V Advance irá custar a partir de R$ 176.800. Enquanto isso, o Jeep Compass Sport T270 custa (atualmente) a partir de R$ 170.686.

Ou seja, o carro, que hoje é um dos veículos mais vendidos do Brasil, será um concorrente direto. A mesma coisa acontece quando se fala do Toyota Corolla Cross. Na versão XRE, o modelo tem preços a partir de R$ 171.990. Vamos ver como será esta “briga”.

Escrito por

Pedro Giordan

Jornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.

wpDiscuz
Sair da versão mobile