Novo golpe do IPVA assusta até os mais espertos; veja como evitar
Entenda como funciona o novo golpe do IPVA e confira dicas práticas e didáticas para evitar problemas com o pagamento
Recentemente, um novo golpe envolvendo o pagamento do IPVA e do licenciamento via PIX tem causado grandes preocupações entre motoristas de todo o Brasil.
O Detran do Rio Grande do Sul emitiu um alerta esclarecendo os detalhes dessa fraude e orientando como o cidadão pode se proteger dessa “isca” dos golpistas.
O golpe do IPVA e Licenciamento via PIX
O golpe funciona quando criminosos enviam mensagens fraudulentas que se passam pelo Detran ou Secretaria da Fazenda, oferecendo a possibilidade de pagar o IPVA ou taxas de licenciamento do veículo via PIX. O problema é que os pagamentos são feitos para contas de golpistas, e não para os órgãos responsáveis.
Como Funciona o Golpe?
Os golpistas geralmente enviam e-mails, SMS ou mensagens via WhatsApp, tentando enganar o motorista com links falsos ou boletos fraudulentos. Esses links direcionam a vítima para uma conta bancária de terceiros ao invés de fazer o pagamento direto ao Detran ou à Secretaria da Fazenda.

Foto: Reprodução (Imprensa MG)
Dicas para evitar o golpe
O Detran do Rio Grande do Sul orienta os motoristas a verificarem cuidadosamente os dados do beneficiário/destinatário antes de concluir qualquer transação. Aqui estão algumas orientações para garantir que o pagamento seja feito corretamente:
-
Pagamento do IPVA: O beneficiário deve ser sempre “IPVA SEFAZ/RS” com CNPJ 87.958.674/0001-81 e a instituição bancária BANRISUL – BCO DO ESTADO DO RS S.A..
-
Pagamento do Licenciamento: O beneficiário deve ser “DETRAN/RS” com CNPJ 01.935.819/0001-03 e o pagamento deve ser realizado via BANRISUL.
Além disso, o Detran reforça que não envia e-mails, SMS ou WhatsApp com links ou boletos relacionados ao pagamento de IPVA ou licenciamento. Essa prática é uma tentativa de fraude e deve ser evitada.
Alternativas seguras para o pagamento
O pagamento do IPVA e do licenciamento pode ser feito diretamente em bancos credenciados, sem a necessidade de guia de arrecadação. Basta informar a placa e o Renavam do veículo, garantindo que a transação seja feita de forma segura e sem riscos de fraudes.
Fique Atento ao Golpe
O novo golpe do IPVA e licenciamento via PIX tem causado muitas vítimas, mas com as informações corretas, é possível se proteger. Sempre verifique o nome do beneficiário, evite clicar em links suspeitos e, em caso de dúvida, procure os canais oficiais do Detran ou da Secretaria da Fazenda para fazer o pagamento de forma segura.
Se você recebeu uma mensagem suspeita, não realize o pagamento e denuncie a tentativa de fraude, ajudando a evitar que outros motoristas caiam no golpe.
E você, o que tem feito para driblar os golpes? Comente!