Novo golpe da multa falsa assusta motoristas: veja como não ser a próxima vítima

O novo golpe da multa falsa tem tirado o sono de diversos motoristas e causando uma grande preocupação quanto aos valores perdidos pelas vítimas.

De forma mais clara, os golpistas entram em contato a respeito de uma possível “multa” pendente e solicitam o pagamento para quitar o débito. No entanto, tudo não passa de uma grande armação.

Acompanhe o Garagem360 e veja todos os detalhes!

Como funciona o golpe da multa falsa?

Bem, sem muitas delongas, a aplicação do golpe traz dados reais dos motoristas, o que o torna ainda mais difícil de ser identificado sob uma primeira vista.

Isto é, os golpistas usam informações públicas ou obtidas de forma ilegal sobre os veículos e seus proprietários para criar uma notificação de multa extremamente convincente.

Dessa forma, essas falsas multas são enviadas pelo e-mail e/ou para os endereços dos condutores, muitas vezes acompanhadas de um boleto para pagamento. Em determinadas situações, os boletos mencionam até descontos para aqueles que realizarem o pagamento com mais agilidade.

Além disso, o aspecto visual e as informações presentes no documento são extremamente detalhadas, o que aumenta ainda mais a impressão de legitimidade.

Para conquistar ainda mais a confiança das vítimas em relação à “veracidade” da multa, os golpistas entram em contato por diversos canais de comunicação, como WhatsApp e ligação,  reforçando a necessidade de pagamento imediato da multa para evitar acréscimos de valores ou pontos na carteira.

Aproveite e confira: Conheça o novo golpe da CNH que tem feito milhares de vítimas

Como evitar cair no golpe da multa falsa?

  • Verifique sempre a fonte: antes de realizar qualquer pagamento, confirme a autenticidade da multa acessando diretamente os sites oficiais dos órgãos de trânsito, como o DETRAN. Para isso, use o número do RENAVAM ou da placa do veículo para verificar se a infração está realmente registrada em seu nome.

  • Desconfie de boletos enviados por correio ou e-mail: multas legítimas geralmente são notificadas primeiro através de uma correspondência oficial e só depois o boleto é enviado. Assim, se receber um boleto diretamente, especialmente sem uma notificação prévia, há grandes chances de ser um golpe.

  • Atualize seus dados frequentemente: mantenha seus dados de contato e endereço atualizados junto ao DETRAN e outros órgãos de trânsito. Isso garante que você receba todas as comunicações oficiais e evita que golpistas aproveitem de informações desatualizadas.

  • Não utilize links ou telefones fornecidos em documentos suspeitos: se precisar entrar em contato com algum órgão de trânsito, busque os contatos oficiais na internet. 

Por fim, se você suspeitar que recebeu uma multa falsa, entre em contato com a polícia e com o órgão de trânsito responsável para ajudar a prevenir que outros caiam no mesmo golpe.

Fique por dentro: Marca lança motos elétricas ideais para quem quer gastar pouco

↓Gostou do conteúdo? Comente abaixo e deixe a sua opinião!↓

Fechar

Veja também:

Sair da versão mobile