Novo Ford GT utilizará vidro Gorilla Glass, o mesmo dos smartphones

Mais resistente e cerca de 30% mais leve que os convencionais, o componente foi desenvolvido em parceria com a Corning

A Ford está levando para seus veículos a tecnologia de vidros usada nos melhores smartphones à venda no mercado. A marca anunciou que o GT será seu primeiro modelo a ter o para-brisa e a tampa traseira do motor confeccionados com o Gorilla Glass híbrido, material desenvolvido em parceria com a Corning que é cerca de 30% mais leve que os vidros convencionais.

Além de favorecer a aceleração, a frenagem e a economia de combustível, a principal vantagem do novo componente, segundo a montadora, é a dinâmica. Ao reduzir o peso no alto da carroceria, ele ajuda a baixar o centro de gravidade e a aprimorar a dirigibilidade do veículo.

“O Gorilla Glass híbrido é um ótimo exemplo de como a Ford trabalha com os fornecedores para inovar em todas as áreas do negócio”, diz Hau Thai-Tang, vice-presidente de Compras Globais da empresa. “O Ford GT traz grandes inovações em desempenho e baixo peso e estamos empolgados em explorar outras aplicações dessa nova tecnologia.”

Características

A Corning, especializada em tecnologia de materiais, lançou em 2007 o Gorilla Glass, vidro leve e resistente usado em celulares. O time da Ford procurou a empresa para ajudar no desenvolvimento de uma formulação especial de vidro para aplicação veicular, então uma nova tecnologia foi desenvolvida para o conceito do Ford GT.

NovoFordGT-GorillaGlass

Vidro híbrido utilizado no Ford GT é mais fino e leve que o tradicional |Foto: Divulgação

O para-brisa laminado tradicional consiste de duas camadas de vidro temperado, coladas sobre um agente termoplástico transparente. O novo vidro híbrido usa múltiplas camadas: uma placa híbrida temperada especial na parte interna, uma camada termoplástica absorvedora de ruído no centro e vidro temperado no exterior. Como resultado, obtém-se uma peça aproximadamente 5,4 kg mais leve.

“Durante o desenvolvimento, testamos diferentes combinações de vidro até encontrar a que trouxe a redução de peso e a durabilidade necessária para essa aplicação”, diz Paul Linden, engenheiro de carroceria da Ford. Ainda segundo Linden, a companhia aprendeu que a camada interna mais rígida é a chave para o sucesso do para-brisa híbrido.

Outra novidade é que o vidro híbrido Gorilla Glass é 25% a 50% mais fino e tem resistência igual ou maior que um laminado tradicional – ele tem 3 a 4 mm, contra 4 a 6 mm do convencional. Além disso, a Ford garante que ele é mais robusto, graças aos processos avançados de redução de contaminantes, reforço químico, tratamento superficial e construção do laminado.

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Talita Morais
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