Novo Ford Focus: todos os detalhes do hatch que pode não vir para o Brasil
Após muito mistério, o novo Ford Focus foi revelado oficialmente pela montadora. A quarta geração traz um design mais arredondado que o do modelo atual.
Após muito mistério, o novo Ford Focus foi revelado oficialmente pela montadora. A quarta geração traz um design mais arredondado que o do modelo que é vendido atualmente no Brasil. Porém, há muitas semelhanças com o novo Fiesta europeu, como as lanternas horizontais e o desenho frontal. No velho continente, ele será vendido nas carrocerias hatch e perua. Porém, há grandes riscos dele não vir para o Brasil.
Isso porque as vendas do segmento está em baixa. Com a popularização dos SUVs, os hatches e sedãs médios estão perdendo espaço nas terras tupiniquins. Já as peruas estão praticamente extintas, então mesmo que o novo Ford Focus cruze o Atlântico, a station deve ficar somente para os europeus.
Nova plataforma
O Focus utiliza a nova plataforma C2 da Ford. Ele ganhou alguns centímetros nas medidas, mas não cresceu muito. Com 4,37 m de comprimento, ele só é 1 cm maior que o atual. Já o entre-eixos foi para 2,70 m – seis a mais que a terceira geração. Isso significa que o modelo recém-lançado pode ter mais espaço para as pernas dos ocupantes.
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A segurança também não foi deixada de lado. Chamado de Ford Co-Pilot360, o sistema tem detectores que identificam a presença de ciclistas ou pedestres, frenagem automática de emergência e consegue até realizar uma baliza sozinho.
Motores a gasolina e diesel
Sob o capô, o hatch conta com propulsores de 1,0l e 1,5l. No primeiro caso, a potência varia entre 85 cv, 100 cv e 125 cv. Já as opções de maior cilindrada podem ter 150 cv e 182 cv. Neste caso, sempre movidos a gasolina. Porém, há também opções a diesel na Europa. O 1,5l EcoBlue tem opções de 95 cv e 120 cv, enquanto que o 2,0l EcoBlue tem 150 cv.
Por lá, o polêmico câmbio Powershift foi descontinuado. Em seu lugar, há transmissões manuais de seis marchas ou automáticas de oito marchas.
Na galeria, veja todos os detalhes.
Jornalista formado na Universidade Metodista de São Paulo e participante do curso livre de Jornalismo Automotivo da Faculdade Cásper Líbero, sou apaixonado por carros desde que me conheço por gente. Já escrevi sobre tecnologia, turismo e futebol, mas o meu coração é impulsionado por motores e quatro rodas (embora goste muito de aviação também). Já estive na mesma sala que Lewis Hamilton, conversei com Rubens Barrichello e entrevistei Christian Fittipaldi.