Dodge Durango 2015 chega com mais força e novo visual

Veículo conta agora com motor de 294 cavalos de potência, oito a mais que a versão anterior

A Dodge apresentou detalhes da versão 2015 do Durango, o maior SUV do Grupo FCA – Fiat Chrysler Automobiles. Entre as evoluções estão o câmbio automático de oito marchas, as modificações estéticas como os redesenhados conjuntos óticos com LED e o aumento da potência do motor.

Lançado oficialmente no Brasil em 2013 nas versões Crew e Citadel, o veículo passa a ser importado dos Estados Unidos em configuração única, a Limited, equipada com ar-condiciado de três zonas (para motorista, passageiro dianteiro e passageiros traseiros) e bancos da primeira e da segunda fileiras com aquecimento.

Ele conta ainda com controle eletrônico de tração e estabilidade (ESC), controle de rolagem da carroceria (ERM) e de oscilação de reboque (TSC), sere aibags (dois frontais de múltiplos estágios, dois laterais nos bancos dianteiros, dois de cortina cobrindo todas as fileiras e um para os joelhos do motorista), sensores traseiros ParkSense e câmera de ré ParkView.

Sob o capô, o Durango traz o motor Pentastar 3.6 V6, agora com 294 cavalos de potência, oito cv a mais do no modelo anterior. O torque também cresceu: passou de 35,4 kgfm para 36 kgfm. Segundo dados da fabricante, com este novo conjunto e mais a transmissão automática de oito marchas com opção de trocas manuais por meio de aletas no volante, a economia de combustível aumentou 9%, o que faz o veículo atingir 791 km de autonomia com um tanque de gasolina.

Um dos recursos que ajuda neste processo é o Eco Mode. Trata-se de uma programação que busca a melhor eficiência energética possível, passando as marchas em rotações mais baixas e reduzindo a sensibilidade no pedal do acelerador, entre outras ações.

Com sete lugares disponíveis, sendo que dois são retráteis e podem ser rebatidos na terceira fileira para aumentar o porta-malas de 490 para 1.350 litros, o SUV ainda pode ter a sua capacidade de carga aumentada para 2.390 litros. Para isso, basta abrir mão da segunda fileira de assentos.

Design

As alterações na aparência também ganham destaque na nova versão do veículo. Houve retoques na grade e no pára-choque dianteiro que complementam o novo visual dos novos faróis do tipo projetor com luzes diurnas de LED. As rodas são de 20 polegadas e de alumínio polido. Na traseira, a lanterna de 192 LEDs que ocupa toda a largura da tampa e avança pelas laterais é o principal diferencial.

Internamente, o design é refinado e tecnológico com volante e tela multifuncionais. Destaque, aliás, para o visor que é colorido e tem 7 polegadas com possibilidade de ajuste de viagem em velocidade cruzeiro. Além dele, a central multimídia tem tela de toque de 8,4 polegadas com sistema Uconnect e comandos de controle de áudio e ar-condicionado. O painel também conta com GPS integrado, conexão Bluetooth e entradas SD, USB e de cabo auxiliar.

Os ocupantes do banco traseiro ainda ganharam um novo sistema de entretenimento formado por duas telas de 9 polegadas e de alta resolução que exibem imagens quatro vezes mais nítidas do que as anteriores. É possível utilizar os monitores para assistir filmes em Blu-ray ou DVD e até jogar videogame conectado via entrada HDMI ou RCA – disponíveis para ambas as telas.

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Rodrigo Loureiro
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Rodrigo Loureiro

Rodrigo Loureiro é repórter do site Garagem 360 e da Agência Entre Aspas. Em 2014 atuou na redação do portal UOL Esporte e também já escreveu para as editorias de tecnologia e turismo de outros portais e publicações.

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