Novo DPVAT 2025: afinal, será ou não será cobrado?

Novo DPVAT 2025: entenda o que diz a legislação brasileira sobre o retorno do imposto. Motoristas precisam redobrar a atenção com a nova atualização

O retorno do novo DPVAT 2025 foi votado pela Câmara dos Deputados, nesta quarta-feira (18/12). Logo abaixo, o Garagem360 traz o resultado que definiu o futuro do agora chamado SPVAT (seguro Obrigatório para Proteção de Vítimas de Acidentes de Trânsito). Acompanhe! 

O novo DPVAT 2025 vai voltar?

Foto: reprodução/internet
Foto: reprodução/internet

De acordo com informações da Agência Brasil, não. A Câmara dos Deputados revogou o retorno do novo DPVAT que, aliás, já tinha sido reprovado por diversos governadores, como: Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP), Romeu Zema (Novo-MG), Jorginho Mello (PL-SC), Ronaldo Caiado (União-GO), Ibaneis Rocha (MDB-DF) e Ratinho Júnior (PSD-PR). 

Leia também:

Novo DPVAT 2025 sofre baixa depois de 7 meses do anúncio oficial 

Foto: Detran/MT
Foto: Detran/MT

O retorno do novo DPVAT 2025 sempre foi marcado por muita polêmica. Em maio deste ano, após a aprovação de Câmara e Senado, Lula sancionou a criação do SPVAT, que seria o nome substituito do novo DPVAT.

Posteriormente, em outubro, governadores de várias regiões do Brasil disseram que não cobrariam o imposto, que não teve o valor anunciado de forma oficial pelo governo brasileiro. Conforme noticiado pelo Garagem360, Romeu Zema (Novo-MG) foi contra o retorno do tributo.  

“A volta do DPVAT é um absurdo. Sempre foi um imposto disfarçado de seguro, beneficiando apenas os amigos dos poderosos, que lucraram milhões com isso no passado. Em Minas, sob meu governo, não vamos cobrar isso dos proprietários de veículos. Mudaram o nome para SPVAT, mas aqui não teremos essa cobrança”, disse em entrevista à Rádio Itatiaia.

O governador completou: 

“Não vou colocar mais essa conta no bolso do mineiro. O governo federal só fala em aumentar impostos, sem discutir austeridade ou cortes de gastos. Nós não aumentamos impostos em Minas e não permitiremos que o que vem de Brasília pese ainda mais sobre os mineiros”, destacou.

Vale lembrar que o imposto foi extinto no governo do presidente Jair Bolsonaro (PL).

E você, como avalia o fim do novo DPVAT 2025? Comente e compartilhe a sua opinião com outros leitores do Garagem360. 

Leia também: Carros com mais de 25 anos conseguem contratar seguro?

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Entrar no canal do Whatsapp Entrar no canal do Whatsapp
Matheus Azevedo
Escrito por

Matheus Azevedo

ASSISTA AGORA