Novo combustível sintético custa mais de R$ 300 por litro e podem salvar os motores a combustão

Não só somente os veículos eletrificados que definirão o novo rumo do setor automotivo. Até mesmo o tipo de combustível que conhecemos atualmente deve ser alterado em alguns anos. O custo disso? Atualmente mais de R$ 300 por litro. 

Novo combustível sintético custa mais de R$ 300 por litro e podem salvar os motores a combustão
Foto: Reprodução

Combustível sintético é o futuro

A Europa tem estabelecido cada vez mais discussões a respeito do novo combustível sintético que deve ditar o ritmo do setor em pouco mais de uma década. 

Fato é que no velho continente, o planejamento que toma mais forma dia após dia, antecipa uma mudança drástica com relação aos veículos a combustão tradicionais

Os desdobramentos da nova política de utilização de combustíveis sintéticos ao invés de biocombustíveis parecem cada vez mais claros após a reafirmação deste compromisso por parte da Comissão Europeia. 

Dessa forma, o que podemos ver nas ruas de importantes cidades mundo afora a partir de 2025, são somente veículos híbridos, elétricos e movidos a combustíveis sintéticos. 

Combustível sintético custa mais de R$ 300 o litro

Um dos mais importantes desafios a respeito da implementação do novo tipo de combustível é o seu preço. 

Atualmente, o único tipo de combustível sintético à venda, custa pouco menos de 57 euros ou R$ 346 o litro.

O valor inimaginável para os padrões que conhecemos atualmente se explica basicamente por um motivo: a falta de produção em larga escala. 

Dessa forma, uma das atitudes primárias na busca pela consolidação do projeto de renovação de combustível na Europa passa pela possibilidade da produção industrial da commodity. 

Novo combustível sintético custa mais de R$ 300 por litro e podem salvar os motores a combustão
Foto: Pixabay

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Combustível sustentável

O principal motivo por trás da consolidação do combustível sintético como produto base do segmento em alguns anos na Europa tem motivação pela sua composição limpa. 

O e-fuel, como é conhecido em algumas regiões, constitui-se a partir da combinação do dióxido de carbono do ar ou através do hidrogênio verde obtido por eletrólise da água. 

Como sabemos, o combustível fóssil tradicionalmente utilizado nos veículos do mundo todo, emitem muitos poluentes na atmosfera, como por exemplo, o dióxido de carbono (CO2). 

Entre os principais efeitos do processo de queima do combustível está o aquecimento global.

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Gervásio HenriqueJornalista com maior experiência profissional no setor automotivo. Atualmente redator do Grupo Gridmidia com foco no portal Garagem360. Temas como: mobilidade, serviços e setor de caminhões estão entre as preferências.
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