Novo combustível do futuro pode barrar a popularização dos carros elétricos no mundo

Há quem diga que os carros elétricos são o futuro do planeta, mas uma grande novidade pode mudar um pouco esse cenário: a chegada do novo combustível do futuro.

Ao que se sabe até o momento, esse novo combustível pode ser capaz de não só caminhar lado a lado à sustentabilidade, mas ainda garantir uma grande economia para o bolso do consumidor.

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O que é o novo combustível do futuro?

Bem, é fato que os carros elétricos representam um passo extremamente signicativo em relação à sustentabilidade e economia, mas você acreditaria se alguém te disse que um combustível do futuro pode sair à frente deles?

É exatamente isso que essa grande novidade propõe. Para melhor entender, estamos falando de carros movidos a nitrogênio líquido, uma tecnologia revolucionária que promete transformar o cenário atual.

Para melhor entender, o nitrogênio líquido, armazenado a temperaturas aproximadamente -250°C, pode ser vaporizado e utilizado para impulsionar o motor do veículo. 

De forma mais clara, esse processo de vaporização do nitrogênio líquido funciona de maneira similar a uma máquina a vapor, onde o vapor aciona um motor a ar que, automaticamente, move o veículo. 

Um outro ponto interessante é que o único subproduto desse processo é o nitrogênio gasoso, que é liberado na atmosfera sem alterar significativamente acomposição, visto que o nitrogênio já constitui cerca de 78% do ar que respiramos.

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E quais as vantagens desse novo combustível do futuro?

Sem muitas delongas, uma das principais vantagens do LN2000 é justamente a ausência de emissões poluentes, visto que os carros a nitrogênio não emitem CO2, NOx, ou outros gases nocivos típicos dos veículos a gasolina ou diesel.

Além disso, o processo de produção do nitrogênio líquido permite a separação e o armazenamento seguro de gases prejudiciais como CO2 e SO2, que são capturados durante a liquefação do ar.

Uma outra vantagem é que o nitrogênio líquido também apresenta potencial para ser uma opção muito mais acessível. Isso porque, com a produção em massa, estima-se que o custo do nitrogênio líquido poderia ser reduzido significativamente mais baixo do que os dos demais veículos.

Por fim, embora as perspectivas sejam bastante positivas, ainda existem desafios técnicos a serem superados, especialmente na adaptação de trocadores de calor que possam operar eficazmente com o nitrogênio líquido sem congelar.

Além disso, há também a necessidade de aprimorar a eficiência do motor para melhorar tanto a velocidade máxima quanto a autonomia do veículo.

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