Novo Civic Hatch inova com visual ‘retrofuturista’

O novo Civic Hatch foi revelado nos Estados Unidos nesta semana. E assim como já acontece na versão sedã, o visual está mais sóbrio.

O novo Civic Hatch foi revelado nos Estados Unidos nesta semana. E assim como já acontece na versão sedã, o visual do dois volumes está mais sóbrio. No entanto, ao reparar nas linhas do modelo, nota-se uma espécie de design ‘retrofuturista’, já que ele lembra o estilo dos hatches médios dos anos 1990, mas com elementos de design atuais.

Conheça a versão dois volumes do Civic |FOto: Divulgação/Honda

Novo Civic Hatch: anos 90 ou século 21?

Como a dianteira do carro é idêntica a do sedã, vou dedicar as próximas linhas ao que realmente muda no Honda Civic Hatch 2022. Na realidade, ao observar os dois modelos, há diversos pontos em comum na lateral dos dois carros. As diferenças começam na queda da linha traseira do hatch, que é um pouco mais acentuada.

Leia também: tudo sobre o Honda Civic 2022

E a tampa traseira é completamente diferente nos dois carros. O dois volumes exibe um vidro traseiro maior e que sobe junto com a tampa, como em qualquer hatchback. Ao fim do vidro, há um discreto aerofólio. Abaixo dele, uma peça liga as duas lanternas traseiras, que são horizontais e ficam nas extremidades, além de invadirem a tampa.

O para-choque tem uma espécie de extrator de ar e dois detalhes cromados nas pontas. Elas podem abrigar as saídas do escapamento, ou serem meramente decorativas.

Porém, o que faz o Civic Hatch parecer um modelo dos anos 90 é a traseira alta. Visto de lado, o carro produz um pequeno volume na traseira, como faziam os antigos notchbacks (como o Ford Escort, VW Pointer e Chevrolet Kadett). Recentemente, o Ford Mondeo hatch vendido na Europa usava uma traseira nesse estilo.

Não lembra um hatch médio dos anos 1990? |Foto: Divulgação/Honda

Motores e câmbio manual

Sob o capô, o modelo também é retrofuturista. Isso porque haverá versões manuais do hatch, com o câmbio de seis marchas. Porém, a modernidade é representada com a opção da transmissão automática do tipo CVT. Já os motores seguem os mesmos dos modelos da geração passada: o 2.0 aspirado de 160 cv e o 1.5 turbo de 182 cv.

Câmbio manual de seis marchas foi mantido |Foto: Divulgação/Honda

Nos Estados Unidos, o novo Civic Hatch vai substituir também a versão cupê, que não terá um sucessor na nova geração. E se até o Civic sedã está com o futuro ameaçado no Brasil, o dois volumes não deve ser oferecido por aqui nem como importado.

Escrito por

Leo Alves

Jornalista formado na Universidade Metodista de São Paulo e participante do curso livre de Jornalismo Automotivo da Faculdade Cásper Líbero, sou apaixonado por carros desde que me conheço por gente. Já escrevi sobre tecnologia, turismo e futebol, mas o meu coração é impulsionado por motores e quatro rodas (embora goste muito de aviação também). Já estive na mesma sala que Lewis Hamilton, conversei com Rubens Barrichello e entrevistei Christian Fittipaldi.

wpDiscuz
Sair da versão mobile