Novo Citroën Grand C4 Picasso chega às concessionárias da marca em todo o Brasil

Minivan premium está disponível nas versões Seduction e Intensive

Importado da fábrica de Vigo, na Espanha, o Grand C4 Picasso acaba de chegar à rede de concessionárias da Citroën de todo o Brasil. A minivan premium pode ser adquirida com preços a partir de R$ 120.900 (versão Seduction) e R$ 127.900 (Intensive).

Interior do Novo Grand C4 Picasso foi projetado como um lounge e tem ampla área envidraçada | Foto: Divulgação

Estilo

O design do novo Grand C4 Picasso segue a renovação do estilo da marca, no entanto, distingue-se completamente do Citroën C4 Picasso – modelo de cinco lugares. As únicas peças em comum são o para- brisa e o capô, que traz a nova apresentação dos chevrons.

Agora, o automóvel conta com design específico com proporções voltadas para o espaço interno. A plataforma modular EMP2 permitiu aumentar significativamente a distância entre-eixos (11 cm a mais do que na geração anterior), beneficiando o espaço a bordo, o volume do porta-malas (69 litros a mais do que antes) e também o design.

Apesar de manter o mesmo comprimento externo do que a geração anterior, o novo Citroën Grand C4 Picasso pode transportar até sete pessoas – graças à sua terceira fileira de assentos escamoteáveis – e, ainda, libera mais de 2,75 metros de comprimento de carga deitando o banco do passageiro dianteiro. Seu interior foi projetado como um lounge, iluminado e amplo, graças à grande área envidraçada do conceito “Technospace”.

Duas versões

O Novo Citroën Grand C4 Picasso chega ao mercado em duas versões: Seduction e Intensive. Externamente, elas possuem poucas diferenças, mas suficientes para demarcar a personalidade de cada uma.

Minivan premium tem capacidade para transportar até sete pessoas|Foto: Divulgação

A Intensive tem assinaturas exclusivas de LEDs acima dos faróis dianteiros, lanternas traseiras em LED com efeito 3D, friso na cor alumínio envolvendo a grade dianteira e molduras das janelas laterais na cor alumínio. Já na versão Seduction, os dois últimos itens recebem acabamento em preto. Ambas usam rodas de liga leve de 17″.

No interior, as combinações de revestimentos são: tecido Ondulice, em preto e grafite; couro e tecido Finn, em preto e grafite perolizado (opcional para ambas as versões); e couro Claudia Integral, em preto e grafite perolizado (opcional disponível somente para a versão Intensive).

Já as opções de cores da carroceria são Blanc Banquise (branco) e Noir Onyx (preto), ambas sólidas; Rouge Rubi (vermelho), Gris Aluminium (prata) e Gris Shark (cinza), todas metálicas.

Painel tecnológico

O painel do novo Grand C4 Picasso é estruturado em torno de uma tela tátil de 7″ e outra panorâmica de 12″ de alta definição. A de 7″ funciona como em um smartphone – basta deslizar o dedo por ela para fazer e receber chamadas telefônicas, controlar as funções do sistema de ar-condicionado bi-zone, configurar a navegação por GPS e os  dispositivos de ajuda à condução como Smart Alert Move (alerta de ponto cego), Park Assist (ajuda de estacionamento) e Visão 360º, entre outros, e controlar o sistema multimídia.

Painel tecnológico do veículo conta com duas telas, uma tátil de 7”  e outra panorâmica de 12” | Foto: Divulgação

Também é possível personalizar os layouts das telas, ativar funções e usar ferramentas como calculadora, agenda e informações gerais sobre o uso do veículo, incluindo o Manual de Bordo. Para complementar o pacote tecnológico, o sistema multimídia traseiro oferece duas telas individuais que podem ter duas fontes de vídeos e som independentes – no caso do áudio, há dois fones individuais com tecnologia Bluetooth.

Outra novidade é o sistema Keyless, que funciona como um sistema de autorização que habilita certas funções do veículo. Isso porque, no momento em que o motorista carregando a chave se encontra a, aproximadamente, dois metros do carro, ela é identificada por um sensor de proximidade e por um gerador de ondas de rádio dentro da própria chave. O automóvel é, então, automaticamente destravado quando a maçaneta é puxada.

Já o sistema Start/Stop permite acionar o motor do Novo Citroën Grand C4 Picasso com uma pressão do dedo, como em um carro de competição. Para ligá-lo, a chave precisa estar dentro do habitáculo. O volante e a ignição são destravados por meio de um transponder sem fio, sem a necessidade de colocar a chave na ignição.

Grand C4 Picasso é equipado com motor Turbo THP de 165 cv |Foto: Divulgação

Comportamento dinâmico

O novo modelo da Citroën é equipado com o motor Turbo THP 165 conjugado com uma caixa de câmbio automática sequencial de seis marchas. A potência máxima é de 165 cv a 6.000 rpm, e o torque de 24,47 kgfm, já está disponível a 1.400 rpm e permanece constante até 4.000 rpm.

Ele traz ainda o controle de tração inteligente. Sempre ligado, funciona de maneira autônoma para dar assistência ao motorista, em especial nos pisos menos aderentes. A função, em vez de cortar a aceleração quando as rodas motrizes patinam, procura de maneira permanente a melhor aderência, autorizando uma patinagem moderada das rodas.

Embora utilizando o mesmo princípio técnico da versão anterior, o Grand C4 Picasso apresenta um novo acerto de suspensão, que, garante a fabricante, assegura melhores controle de carroceria e absorção das irregularidades do piso (com consequente diminuição dos ruídos de percussão).

Além disso, a suspensão dianteira do veículo utiliza rodas independentes, eixo Pseudo MacPherson com braços inferiores triangulares, molas helicoidais, amortecedores hidráulicos telescópicos e barra anti-inclinação. Na traseira, o modelo conta com travessa deformável, molas helicoidais, amortecedores hidráulicos telescópicos e barra anti-inclinação.

 

Escrito por

Talita Morais

wpDiscuz
Sair da versão mobile