Novo Citroën C3 terá dois ‘irmãos’ até 2024 no Brasil; quais serão?

O novo Citroën C3 um dos três membros de uma família de carros que serão desenvolvidos e produzidos na América do Sul nos próximos anos. Mas quem são eles?

Na última semana, você viu aqui no Garagem360 o lançamento do novo Citroën C3. O compacto francês ganhou um novo visual e agora traz bastantes elementos que o deixaram parecido com um SUV. Além disso, ele será um dos três membros de uma família de carros que serão desenvolvidos e produzidos na América do Sul nos próximos anos. Mas quem são eles?

Esta novidade foi revelada por Vicent Cobeè, presidente global da Citroën, durante entrevista coletiva que marcou o lançamento global do compacto. Esses três veículos estão sendo tratados como “modelos de vocação internacional” pela montadora francesa. Eles serão desenvolvidos e fabricados na América do Sul. Além de fazerem parte do projeto “C-Cubed”.

Novo Citroën C3

Novo Citroën C3 (Foto: Divulgação/Citroën)

Novo Citroën C3 terá dois ‘irmãos’ até 2024 no Brasil; quais serão?

Este projeto foi apresentado no ano de 2019. O nome “C-Cubed” na verdade é o código que será utilizado pela marca para representar a nova família de veículos compactos da marca. Ao todo, serão três modelos que farão parte dela.

Novo Citroën C3

Novo Citroën C3 (Foto: Divulgação/Citroën)

“O projeto C-Cubed vai inaugurar um novo capítulo da história da Citroën na nossa região. Teremos três veículos totalmente novos nos próximos três anos, desenvolvidos em grande parte por nossas equipes e produzidos na América do Sul, reforçando cada vez mais nossa conexão com nossos clientes. Além disso, esses veículos vão se beneficiar de toda a experiência e sinergias que temos agora como Stellantis”, disse Antonio Filosa, COO da Stellantis na América do Sul, em comunicado à imprensa

De acordo com o site “Mobi Auto”, os todos os veículos desta família têm seus projetos marcados por códigos. Por exemplo: o projeto deste novo C3 se chama CC21. Já os outros dois componentes seriam o CC24 (um SUV) e o CC26 (um sedã compacto). A expectativa é que todos eles sejam lançados nos próximos três anos. Não é a toa que o projeto chama C-Cubed.

O primeiro deles nós já conhecemos. Trata-se justamente do novo Citroën C3. Seu lançamento em terras brasileiras está marcado para o próximo ano. Ele usará sobre a plataforma CMP. Sem falar que será feito em Porto-Real-RJ. Visualmente, a marca aposta em um estilo aventureiro. A sua altura do solo de 180 mm mostra isso. A customização e a tecnologia embarcada também podem ser consideradas seus pontos fortes.

Novo Citroën C3

Novo Citroën C3 (Foto: Divulgação/Citroën)

Esta será a quarta geração dele por aqui. Seu lançamento ocorrerá no primeiro trimestre de 2022. E ele servirá para a marcar voltar a ter mais veículos em sua gama. No Brasil, o único automóvel de passeio da marca disponível é o C4 Cactus.

Irmãos do C3: um SUV e um sedã

O SUV da família do C3 pode ser algo parecido com o Citroën C3 Aircross europeu(Foto: Divulgação/Citroën)

Mas não será o C3 que está sendo cotado para chegar. O projeto “C-Cube” pode fazer com que a marca possua representantes em outras duas categorias. A Citroën acredita que estes modelos “serão produzidos com uma forte integração local de peças e componentes, bem como uma estratégia de custos que viabiliza a oferta de modelos que correspondam ao posicionamento mainstream da Marca”.

Um deles seria um utilitário esportivo, que chegaria para assumir o lugar do Aircross. Aliás, o mercado já vende uma nova versão deste carro na Europa.

O SUV a ser lançado por aqui teria vários detalhes inspirados nele. Um deles pode ser o porte físico. Vale lembrar que a primeira geração fez bastante barulho, no começo da década. Além de ser mais um representante da marca na categoria.

O sedã da família do C- Cubed seria algo próximo do Citroën C3L (Foto: Divulgação/Citroën)

O terceiro veículo seria um sedã. Neste caso, a marca faria sua “estreia” na categoria. Exatamente o que você leu. As aspas estão alí porque o Citroën C3L chinês é carro de três volumes. E como a família será composta por carros menores, já dá para ter uma ideia de como o veículo pode ficar.

(Com informações de Stellantis, Mobi Auto e Revista Quatro Rodas)

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Pedro Giordan
Escrito por

Pedro Giordan

Jornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.

ASSISTA AGORA