Novo Citroën C3 tem lançamento oficial; saiba tudo sobre o modelo!
Novo Citroën C3 foi anunciado oficialmente nesta quinta pela marca francesa. Ele deixa de ser um hatch e passa a ser mais aventureiro...
Um velho conhecido está de volta. O novo Citroën C3 foi anunciado oficialmente na manhã desta quinta-feira (16/09) pela marca francesa. A terceira geração chega um pouco diferente do modelo que já conhecemos, afinal ele deixa de ser um hatch mais urbano e passa a estar mais próximo de um SUV. Seus principais atributos são a tecnologia embarcada e a liberdade de customização.
Novo Citroën C3 é oficialmente apresentado; veja tudo sobre o modelo!
O carro volta a cena após sair de linha no começo do ano. Esta será a terceira geração do veículo por aqui. A primeira foi lançada mundialmente no começo deste século. Aqui no Brasil, o novo C3 será produzido na fábrica de Porto Real, cidade localizada no estado do Rio de Janeiro. Já seu lançamento oficial ocorrerá no primeiro trimestre de 2022.
De acordo com a montadora, este veículo irá reforçar a presença, volume e participação em vários mercados da América do Sul. Mais especificamente no Brasil e na Argentina, visto que estes países possuem uma certa importância para a marca. Por enquanto, os preços oficiais não foram liberados.
Veja também: Hyundai Creta 2022, Preços, Test Drive, Foto e Mais!
Além disso, os planos da marca para todos os países do mundo em que ela se encontra presente são ambiciosos. Segundo CEO da Citroën Vicent Cobée, um plano da marca prevê a chegada de 3 modelos “com vocação internacional” em 3 anos. Sendo que o C3 é o primeiro. Todos eles fazem parte do projeto C-Cubed. Este já tinha sido apresentado há dois anos.
O novo Citroën C3 é um carro bastante inovador e traz um desenho robusto. Ele será o mesmo aqui e na Índia. Quando for lançado, ficará posicionado abaixo do C4 Cactus. Alías, o este novo hatch traz algumas semelhanças com outros modelos do grupo. Ele será concebido sobre a plataforma CMP. Um outro veículo bastante conhecido que usa ela é o Peugeot 208.
Novo Citroën C3: Detalhes
A parte frontal do carro traz como destaque os duplos chevrons, uma das principais características do carro. Elas se estendem por toda a dianteira. Podemos ver que elas foram um “Y’ nas pontas. Já o conjunto óptico traz um visual interessante. isso porque seus elementos são separados.
Sendo que na parte de cima, ficaram as lanternas e os indicadores de direção. Já os faróis de luz alta e luz baixa aparecem logo abaixo. As luzes diurnas se mostram presentes nas duas partes. Enquanto isso, as lanternas traseiras traz uma assinatura que reproduz duas linhas horizontais.
Aproveite e veja também: Renault Sandero 2022 tem preços acessíveis com visual modernizado
Na parte lateral do carro, destaque para os painéis de proteção e os robustos para-lamas. Algumas partes mostram toda a imponência do modelo – digna de um SUV. Estamos falando da altura livre do solo (180 mm), das molduras pretas das caixas de rodas e as barras de teto.
Uma grande aposta da Citroën é a customização do carro. O teto e a carroceria poderão ter cores diferentes. Para os mercados da América do Sul, a marca irá oferecer treze opções de customização e cinco de cores. Sem falar dos acessórios.
Interior
Segundo a marca , o novo carro “foi pensado para oferecer uma experiência fácil, única e prazerosa”. E aparentemente é esta a sensação que os ocupantes terão no lado interno dele. O novo Citroën C3 tem um entre-eixos de 2,54 m. Já o porta-malas tem capacidade para 315 litros.
O painel ficou bastante parecido com o do seu “irmão maior”. Ao centro, uma tela touchscreem de 10 polegadas. Será ela que faz o papel da central multimídia. Ela traz o sistema wireless Mirror Screem e você ainda pode emparelhar o seu smartphone por meio do Android Auto e do Apple CarPlay. O comando de voz também estará disponível. Assim como os comandos no volante.
Conjunto mecânico
Fique por dentro dos lançamentos aqui no Garagem360
Esta é uma das incógnitas do novo Citroën C3. Ainda não se sabe qual será o motor utilizado pelo carro. Sites especializados apostam no 1.0 Turbo GSE que estará sob o capô do Fiat Pulse.
Outra possibilidade poderia ser o 1.6 VTi 16V Flex, usado no C4 Cactus. Ele gera uma potência máxima de 118 cv 5.750 rpm. Sem falar do torque máximo de 16,1 kgfm a 4.750 rpm Ele está acoplado a uma transmissão automática sequencial de seis velocidades
Jornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.