Novo Citroën C3 será páreo para Fiat Mobi e Kwid? Descubra

Um dos lançamentos mais esperados do mercado é o do novo Citroën C3. A nova geração do compacto será apresentada em breve e contará com diversas novidades. Além disso, o carro chegará para ser um dos carros mais baratos do Brasil. Mas será que o novo modelo pode concorrer com dois “veteranos”, como o Fiat Mobi e o Renault Kwid?

O novo Citroën C3 irá estrear em breve. Será que o modelo da empresa conseguirá concorrer com outros hatches de entrada, como Renault Kwid e Fiat Mobi? (Foto: Divulgação/Renault)

Veja aqui se o novo Citroën C3 será páreo para Fiat Mobi e Renault Kwid

O novo carro da Citroën deve ser lançado no mês de julho. Esta será a terceira geração do modelo aqui no Brasil. Sendo que a primeira surgiu no ano de 2003. Fabricado em Porto Real-RJ, o carro será produzido sobre a plataforma CMP. O novo C3 pode vir com alguns atributos que podem fazer o carro dar bastante trabalho para Fiat Mobi e Renault Kwid.

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Hoje, estes carros estão entre os carros mais vendidos do Brasil. Além disso, estamos falando de dois dos carros mais baratos do País. O Fiat Mobi Like, por exemplo, está custando a partir de R$ 62.690. Já o Renault Kwid Zen está custando R$ 64.690. Lembrando que os preços do novo C3 devem ser divulgados no dia de seu lançamento.

Mas há quem acredite que as versões mais baratas do modelo possa custar menos de R$ 70 mil. Ou seja, o novo Citroën C3 pode vir com valores bem próximos aos dos modelos citados acima. Com relação ao visual, o Fiat Mobi, que foi lançado em 2018, passou por mudanças discretas nos últimos anos.

Novo Citroën C3 (Foto: Divulgação/Citroën)

Já as mudanças no Renault Kwid foram mais perceptíveis. Na dianteira, o modelo passou a contar com uma nova grade, novos faróis e um para-choque redesenhado. As lanternas traseiras também tiveram mudanças. Enquanto isso, o novo C3 possui um visual interessante. Na frente, o duplo chevron se destaca.

Renault Kwid (Foto: Divulgação/Renault)
Fiat Mobi (Foto: Divulgação/Fiat)

Além disso, os faróis podem vir com seções separadas. Outro ponto que vale se destacado é o fato do carro ter elementos que lembram um SUV em algumas versões.

Uma estratégia que também é usada na dupla Mobi e Kwid. Outro ponto que teremos uma briga boa é o porta-malas. O novo C3 lançado na Índia possui 315 litros. Ou seja, o modelo nacional pode ser maior que os 290 litros do Kwid e os 200 litros do Mobi.

Lista de equipamentos

Novo Citroën C3 (Foto: Divulgação/Citroën)

A disputa entre os modelos também é acirrada quando falamos sobre lista de equipamentos. O nova Citroën C3 poderá ser vendido em sete versões diferentes (contando as duas versões First Edition). Na configuração de entrada (Live 1.0), o modelo irá contar de série com uma lista bastante interessante.

De acordo com o site Autos Segredos, o modelo virá com airbag duplo, freios ABS, controle de estabilidade, controle de tração, direção elétrica, ar-condicionado e entre outros. Já as outras versões ainda poderão contar com central multimídia de 10,3 polegadas, volantes de couro, quadro de instrumentos digital e entre outros.

Renault Kwid (Foto: Divulgação/Renault)

Enquanto isso, o Renault Kwid Zen vem de série com quatro airbags, controle eletrônico de estabilidade, sistema Start & Stop, computador de bordo, direção elétrica, ar-condicionado, vidros e travas elétricas e entre outros. O carro ainda pode vir com uma central multimídia de oito polegadas, câmera de ré, retrovisores elétricos e entre outros.

Fiat Mobi (Foto: Divulgação/Fiat)

Já o Fiat Mobi Like traz ar-condicionado, direção hidráulica, freios ABS com EBD, airbag duplo, follow me home, computador de bordo, travas elétricas e entre outros. A versão Trekking ainda adiciona a central multimídia de sete polegadas, volante multifuncional, banco do motorista com regulagem de altura, chave canivete e entre outros.

Conjunto mecânico

Novo Citroën C3 (Foto: Divulgação/Citroën)

Agora falaremos dos motores dos modelos. Dentre os três, o novo Citroën C3 pode ser o único com duas opções diferentes. Um dos motores que pode fazer parte da linha é o 1.0 Firefly Flex (P-L7), que pode produzir uma potência máxima de 75 cv usando etanol (71 cv usando gasolina) e um torque máximo de 10,7 kgfm com etanol (10 kgfm com gasolina).

O conjunto deve trazer um câmbio manual de cinco velocidades . A outra opção será um 1.6 EC5, que pode render uma potência de 120 cv com etanol (113 cv com gasolina) e um torque de 15,6 kgfm usando etanol (15,4 kgfm com gasolina). Neste caso, o modelo poderá vir acoplado a uma transmissão manual de cinco velocidades ou uma automática de seis velocidades.

Fiat Mobi (Foto: Divulgação/Fiat)

Enquanto isso, o Fiat Mobi vem equipado com um motor Fire 1.0 EVO 8V Flex. O propulsor pode gerar uma potência de 74 cv (etanol) ou 71 cv (gasolina) e um torque de 9,7 kgfm (etanol) ou 9,3 kgfm (gasolina). O conjunto ainda traz uma caixa manual de cinco marchas. Por fim, falaremos do Renault Kwid, que traz um motor 1.0 SCe 12V Flex.

Renault Kwid (Foto: Divulgação/Renault)

O propulsor rende uma potência de 71 cv (etanol) ou de 68 cv (gasolina). Já o torque é de 10,0 kgfm (etanol) ou de  9,4 kgfm (gasolina). A transmissão é uma manual de cinco velocidade. Vale lembrar que Mobi e Kwid estão entre os carros mais econômicos do Brasil. Vamos esperar para ver os números do novo C3.

Conclusão

Novo Citroën C3 (Foto: Divulgação/Citroën)

Assim sendo, temos aqui dois dos carros mais baratos do Brasil e um dos lançamentos mais aguardados do País. O novo Citroën C3 pode dar trabalho, caso venha com preços competitivos. O modelo deve apostar no bom espaço do porta-malas, no design e na sua gama de motores para tentar fazer sucesso.

Pedro GiordanJornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.
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