Novo Citroën C3 será lançado em abril; veja o que já sabemos sobre o modelo

O novo Citroën C3 deve ser lançado no mês de abril. A nova geração do modelo chegará como uma alternativa aos hatches já existentes.

Conforme você vem acompanhando aqui no Garagem360, o ano de 2022 começou com diversas novidades no mercado automotivo. E teremos mais lançamentos importantes em breve. O novo Citroën C3, por exemplo, deve ser lançado nos próximos meses. A nova geração do modelo irá chegar como uma alternativa aos hatches já existentes.

O Citroën C3 deve chegar em abril para fazer companhia para o C4 Cactus (Foto: Divulgação/Citroën)

Veja o que já sabemos sobre o novo Citroën C3

Ele chegará para completar a linha de automóveis de passeio da marca francesa. Atualmente, apenas o C4 Cactus está sendo comercializado por ela. Espera-se que este carro faça sua estreia no mês de abril. Por aqui, o C3 estará vivendo a sua terceira geração. A primeira foi lançada em 2003. Enquanto isso, a segunda foi lançada em 2012.

Novo Citroën C3 (Foto: Divulgação/Citroën)

E agora um novo modelo surgirá. O novo Citroën C3 será fabricado na cidade de Porto Real, localizada no estado do Rio de Janeiro, e será construído sobre a plataforma CMP. Esta já está sendo usada na fabricação do novo Peugeot 208, por exemplo. Lembrando que o C3 fará parte da família C-Cubed.

Depois do lançamento deste carro, outros dois veículos devem ser lançados pela montadora nos próximos anos. De acordo com o site especializado Autos Segredos, o novo C3 deve chegar em quatro opções de acabamento: Live (apenas 1.0), Feel (1.0 e 1.6), Feel Pack (apenas 1.6) e First Edition (1.0 e 1.6).

Novo Citroën C3 (Foto: Divulgação/Citroën)

Este modelo deve ocupar a mesma faixa de preço de outros carros compactos. O design é um dos pontos positivos do novo C3. Por fora, o carro traz linhas modernas e mostra que seguirá alinhado com os outros modelos da marca. Na dianteira, por exemplo, o carro irá trazer os duplos chevrons formados por barras cromadas.

Nas extremidades, elas se transformam em um “Y”. Já o conjunto óptico também se destaca. Isso porque ele terá um desenho bastante interessante. Você pode conferir mais detalhes aqui. Enquanto isso, alguns detalhes na carroceria lembram muito um SUV. Destaque para a altura de solo mais elevada, as rodas, as barras no teto e entre outros.

Personalização e itens de tecnologia

Novo Citroën C3 (Foto: Divulgação/Citroën)

Muitos motoristas gostam de deixar seus veículos com a sua cara. E com os interessados em adquirir o novo Citroën C3 a história não deverá ser diferente. Contando as cores, as versões e os acessórios, o cliente poderá customizar o veículo de mais de 150 formas diferentes. No caso das cores, a marca informa que o carro virá com o conceito bitom.

Ou seja, a carroceria de uma cor e o teto de outra. Ao todo, serão 13 tipos de combinações. Uma delas será o carro na cor Spring Blue com o teto em branco. Outra cor da carroceria que já foi revelada pela marca foi a Cinza Artense. Lembrando que o teto pode ser tanto na cor preta quanto na cor branca.

Interior

Novo Citroën C3 (Foto: Divulgação/Citroën)

Agora, o painel do veículo poderá vir nas cores Cinza Steel e Azul Metálico. A marca ainda fala que o veículo terá diversos acessórios.. Pensando em itens de tecnologia, o C3 contará com uma central multimídia de 10 polegadas (Citroën Connect). A Citroën conta que os ocupantes poderão emparelhar seus smartphones sem o uso de fios.

Os comandos de voz também estarão disponíveis. Ainda falando do interior do veículo, a marca diz que “ocupantes dos bancos traseiros dispõem de um dos melhores espaços para as pernas do segmento”.

Lembrando que os outros equipamentos deverão ser revelados durante o seu lançamento. Vale ressaltar que a presença de alguns itens, assim como alguns detalhes do carro (lado interno e lado externo), dependerão da versão escolhida.

Motorização

Novo Citroën C3 (Foto: Divulgação/Citroën)

O novo Citroën C3 deve contar com duas opções de motorização. Algumas versões devem trazer sobre o capô o motor 1.0 Firefly. Ele pode gerar uma potência máxima de 75 cv e um torque máximo de 10,7 kgfm usando etanol (71 cv e 10 kgfm, respectivamente, usando gasolina). Ele estará acoplado a um câmbio manual de cinco velocidades.

Enquanto isso, também estarão disponíveis versões equipadas com o motor 1.6 EC5. Este produz uma potência de 120 cv e um torque de 15,6 kgfm (ou 113 cv e 15,4 kgfm, respectivamente, usando gasolina). Neste caso, ele poderá vir com uma caixa manual de cinco velocidades ou com uma transmissão automática de seis velocidades.

Com informações de Citroën/Autos Segredos

Escrito por

Pedro Giordan

Jornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.

wpDiscuz
Sair da versão mobile