Novo Citroën C3 Sedan: o que já sabemos
A Citroën planeja lançar outros dois modelos da família C-Cubed. O novo Citroën C3 Sedan pode ser um deles. Veja mais detalhes!
A Citroën mostrará diversas novidades nos próximos anos baseadas no projeto C-Cubed. O novo Citroën C3, que será apresentado já no fim deste mês, é uma delas. Além disso, a empresa francesa planeja lançar outros dois modelos desta mesma família. O novo “Citroën C3 Sedan” pode ser um deles. O modelo já ganhou uma nova projeção.
Tudo o que sabemos sobre o novo Citroën C3 Sedan
Esta nova família de carros foi anunciada pela Citroën no ano passado. De acordo com informações divulgadas pela montadora, o projeto C-Cubed (apresentado em 2019) dará origem a uma família de três carros “destinados ao mercado internacional, desenvolvidos e fabricados na América do Sul” até 2024.
O primeiro destes modelos será o novo C3. O veículo será apresentado no próximo dia 30. Já os outros dois veículos devem ser lançados em 2023 e em 2024. A montadora não deu mais nenhuma pista sobre o assunto. No entanto, alguns rumores vindos de várias partes do mundo mostram como poderão ser estes modelos.
Um deles pode vir a ser o novo “Citroën C3 Sedan” 2023. De acordo com uma matéria publicada pelo site especializado IndiaCarNews em junho de 2020, há uma previsão de que o novo sedã compacto da Citroën pode ser mostrado até o começo do ano que vem. Neste caso, o modelo para a América do Sul será revelado nos próximos dois anos.
Já a plataforma Mobiauto contou no último mês de setembro que o veículo é conhecido pelo código de projeto CC26. Este novo modelo três volumes pode vir a ser mais uma cartada da Stellantis em um mercado disputado. Aqui no Brasil, os sedãs compactos possuem ainda um bom volume de vendas.
Um bom exemplo é o trio formado por Chevrolet Onix Plus, Fiat Cronos e Hyundai HB20S. Segundo a Citroën, uma das características destes modelos do projeto C-Cubed é a oferta competitiva.
Isso significa que os carros podem contar com um preço competitivo. Claro, levando em conta os valores cobrados em seus países. Caso fosse lançado hoje, o provável “Citroën C3 Sedan” custaria entre R$ 75 mil e R$ 90 mil.
Mas como será este modelo?
https://www.instagram.com/p/ChmggZNOm2N/?utm_source=ig_web_copy_link
O provável “Citroën C3 Sedan” deve surgir em breve como um sedã compacto. Do mesmo modo que o novo C3, o modelo será produzido sobre uma versão da plataforma CMP. Ainda não há fotos oficiais, mas o modelo já ganhou uma projeção feita pelo designer brasileiro Kleber Silva. Ele divulgou a projeção em seu perfil no Instagram (@kdesignag).
Foi usado como base o Citroën C-Elysée. Este modelo ainda contaria com elementos já usados em outros modelos. Na projeção, o modelo conta com o duplo chevron ao centro. Abaixo da peça está a grade dianteira, que é formada duas barras cromadas que cortam toda a dianteira.
Os faróis estão divididos em duas seções. Há ainda uma mais uma grade na região do para-choque. Já os faróis de neblina estão nas pontas deste para-choque. Na lateral, destaque para o design das rodas.
Já a traseira pode ser ter um desenho moderno. As lanternas estão viradas na horizontal. Juntas, as quatro partes formam setas apontadas para o logotipo da empresa. Não há imagens do interior. Lembrando que os outros critérios que servirão como base destes modelos C-Cubed são o estilo forte e experiência Citroën.
Conjunto mecânico
Outro ponto que deverá ser resolvido pela Stellantis é a motorização. Rumores dão conta que o novo Citroën C3 pode vir equipado com um motor 1.0 Firefly de 75 cv e com um motor 1.6 de 120 cv. Estas podem ser duas possibilidades para o provável “Citroën C3 Sedan”.
Segundo o Mobiauto, algum motor da família GSE também pode aparecer neste modelo. Bom, o que resta é esperar pelos próximos passos da Citroën. Um ponto importante que vale ressaltar que o desenvolvimento e a produção destes modelos baseados no projeto C-Cubed acontecerão aqui na região.
Jornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.