Novo Citroën C3 é lançado: hatch tem preço inicial de R$ 68.990

O novo Citroën C3 acaba de ser lançado no mercado nacional com preço inicial de R$ 68.990 e sete versões; confira!

Depois de mais de um ano com informações sendo divulgadas, o novo Citroën C3 finalmente está disponível no mercado brasileiro. Para a surpresa de muitos, o hatch francês chega com preço inicial de R$ 68.990 e se posiciona entre os veículos mais baratos do Brasil.

                               Novo Citroën C3 (Foto: Divulgação)

Novo Citroën C3: modelo chega em sete versões

A Citroën acaba de lançar no mercado brasileiro o novo C3, hatch que chega para iniciar a nova estratégia da marca no mercado nacional. Ele é o primeiro modelo de uma família de três carros que serão desenvolvidos e fabricados na América do Sul.

Ao todo, são sete versões com motorização 1.0 e 1.6, e câmbio manual ou automático. Sobre os preços, o hatch tem valor inicial de R$ 68.990, e pode chegar a R$ 97.990.

Versões e preços do novo Citroën C3

Live 1.0 – R$ 68.990

Live Pack 1.0 – R$ 74.990

Feel 1.0 – R$ 78.990

Feel 1.6 16V – R$ 86.990

Feel Pack 1.6 16V Automático – R$ 93.990

1.0 First Edition – R$ 83.990

1.6 16V Automático First Edition – R$ 97.990

Conheça o veículo

O modelo oferece excelente altura livre do solo (uma das maiores da categoria) e posição de dirigir que valoriza o conforto. O carro une atributos de um hatchback com os de um SUV, com alto nível de qualidade e conectividade.

O Novo Citroën C3 foi desenvolvido por uma equipe multicultural em diversos continentes, além de se beneficiar da sinergia global da Stellantis.

Sua versatilidade começa pela variante da moderna plataforma modular CMP, que estreia no Polo Automotivo de Porto Real (RJ) após um investimento de R$ 220 milhões na unidade.

A variante da plataforma CMP permite ao Novo C3 reunir atributos que pareciam inconciliáveis há alguns anos: praticidade de um hatch, atitude SUV, cabine ampla, um grande porta-malas e, é claro, o conforto de um Citroën.

                               Novo Citroën C3 (Foto: Divulgação)

A tecnologia desta nova arquitetura permitiu à marca criar um produto que atendesse a todos os desejos de seu cliente com uma acessibilidade única.

Design

O Novo C3 é o início de uma nova era para a marca, e isso fica claro no primeiro olhar. Os icônicos Deux Chevrons (dois Chevrons, em francês), que remetem às engrenagens bihelicoidais criadas por André Citroën, receberam uma nova leitura com linhas duplas que começam por meio das luzes de condução diurna (DRL) de leds nos faróis bipartidos e cruzam toda a dianteira até o centro, formando as linhas que identificam os carros da marca há mais de cem anos.

A atitude SUV se apresenta com um design que transmite robustez e força sem ser agressivo, com linhas verticais e vincos pronunciados ao longo de toda a carroceria.

A dianteira carrega um para-choque cuja parte central sempre será na cor preta, aliando força ao estilo ao mesmo tempo em que protege o veículo de pequenos contatos no dia a dia.

Abaixo dos faróis ficam as luzes auxiliares de neblina, que podem receber elegantes molduras embelezadoras que ajudam a destacar o design único do Novo C3.

Nas laterais, destaque para as barras de teto longitudinais, e passando pelos vincos que saem das extremidades da carroceria e levam seu olhar em direção ao centro do modelo.

Arcos nos para-lamas agregam robustez ao visual e também protegem a carroceria. E, por falar em proteção, o Novo C3 pode receber os exclusivos Airbumps, elementos posicionados na parte inferior das portas capazes de proteger a carroceria e dar mais robustez ao modelo, além de deixarem o estilo do C3 ainda mais impressionante.

                             Hatch tem visual de SUV (Foto: Divulgação)

Já a traseira conta com lanternas que se integram completamente às linhas do veículo enquanto carregam uma identidade visual única, para que o Novo C3 se destaque nas ruas de dia ou de noite.

O para-choque com um amplo elemento preto na parte inferior une proteção reforçada, estilo e praticidade, ocultando sujeiras acumuladas do dia a dia.

O novo Citroën C3 por dentro

Não é só por fora que o Novo C3 reúne praticidade, estilo e ousadia. Seu interior foi pensado para entregar virtudes normalmente presentes apenas em modelos superiores, com um amplo espaço interno, a central multimídia Citroën Connect Touchscreen de 10” e o maior porta-malas entre os primeiros concorrentes do segmento.

Com 3,98 metros de comprimento e 2,54 metros de entre-eixos, a cabine do novo C3 entrega muito conforto e uma posição de dirigir elevada, como em um SUV.

Seu 1,60 metro de altura e 1,73 metro de largura, inclusive, estão entre os melhores do segmento. O motorista terá os principais comandos à mão, em um painel que une forma e função.

Elementos cromados podem destacar as saídas de ar-condicionado laterais verticais, enquanto os difusores centrais permitem uma rápida climatização de todo o interior, graças ao ar-condicionado de série com comandos reunidos em um só conjunto na parte central do console.

E como estilo também deve ser acessível, todo C3 terá painel em dois tons, com um elemento central na cor Cinza Steel ou Azul Metálico cruzando horizontalmente todo o conjunto.

No meio disso tudo fica outra exclusividade do Novo C3: o Citroën Connect Touchscreen 10”. Essa central multimídia reúne, em uma interface simples e intuitiva, os comandos de configuração, rádio, bluetooth e integração com smartphones.

                             Interior do veículo (Foto: Divulgação)

Com ela, qualquer um que estiver dentro do C3 pode usar o Android Auto ou Apple Carplay de forma wireless, sem a necessidade de fios, bastando ter um smartphone compatível com a tecnologia.

O conjunto pode ser controlado pela tela sensível ao toque ou por comandos integrados ao volante, que sempre serão oferecidos nas versões dotadas do Citroën Connect Touchscreen 10”.

Essa conectividade total é complementada por até três conectores USB de recarga rápida, sendo dois voltados para o banco traseiro e um no console central, próximo do conector 12V.

Capacidade de armazenamento

São 315 litros de volume pelo padrão VDA (367 litros no volume total líquido) distribuídos em um compartimento alto e profundo, permitindo a colocação das mais diferentes bagagens. A tampa sempre tem fechadura elétrica e possui abertura ampla.

Carro chega com duas opções de motorização

O Novo C3 chega ao Brasil com duas opções de motores: o 1.6 16V da família EC5 com até 120 cavalos e 15,7 kgfm e o 1.0 Firefly de até 75 cv e 10,7 kgfm.

O 1.0 Firefly marca a estreia da Citroën neste segmento no Brasil. Ele reúne as principais tecnologias da indústria, com corrente de comando silenciosa “for life”, sistema de pré-aquecimento de etanol e coletor de escape integrado ao cabeçote. O propulsor será oferecido sempre com câmbio manual de cinco marchas.

Já o 1.6 16V EC5 alcança até 120 cv ao mesmo tempo em que apresenta um funcionamento silencioso e suave. Sua calibração, aliada ao comando de válvulas de admissão variável em fase, possibilita uma boa entrega de torque desde as rotações mais baixas.

Este motor poderá ser associado a um câmbio manual de cinco marchas ou um automático de seis com opção de trocas sequenciais — além do exclusivo modo Eco, que melhora ainda mais a eficiência do modelo.

O novo C3 também virá de série com indicador de trocas de marcha e monitoramento de pressão dos pneus em todas as versões, para que o motorista sempre tenha condição de fazer a condução mais eficiente.

As diferentes opções de trem de força fazem proveito da solidez da variante da plataforma CMP, com 86% de aços de alta e ultra-alta resistência, suspensão dianteira independente com barra estabilizadora e 18 cm de altura mínima do solo.

Com balanços dianteiro e traseiro curtos, o novo C3 tem ângulo de ataque de 23° e ângulo de saída de 39°. Em um hatch com atitude SUV isso significa muito mais capacidade para encarar as mais diferentes lombadas, valetas, buracos e mesmo estradas de terra no dia a dia ou em viagens.

Sempre com 15 polegadas, as rodas com pneus de perfil alto (195/65) dão mais conforto sem comprometer a performance e segurança, com baixa rolagem de carroceria e estabilidade a qualquer velocidade.

                             São duas as motorizações disponíveis (Foto: Divulgação)

Escrito por

Nicole Santana

Jornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.

wpDiscuz
Sair da versão mobile