Novo Citroën C3 2023: versão mais barata pode concorrer com Argo e Kwid ao mesmo tempo

A versão de entrada no novo Citroën C3 2023 tem atributos que fazem com que o carro possa concorrer com o Argo e o Kwid; entenda.

O Novo Citroën C3, hatch da marca francesa, foi finalmente apresentado ao mercado nacional. A versão de entrada do modelo tem preço inicial de R$ 68.990, o que permite comparação com o Renault Kwid, em suas versões mais equipadas, por exemplo. No entanto, a motorização e equipamentos também o deixam próximo do Fiat Argo.

Novo Citroën C3 (Foto: Divulgação)

Citroën C3 2023: preço do hatch francês faz ele competir com Kwid, mas motor e equipamentos se igualam ao Argo

Essa semana, a Citroën lançou de forma oficial no mercado brasileiro o novo hatch C3. O carro muito aguardado inicia uma nova fase da montadora no país e é o primeiro de uma série de lançamentos que usará a plataforma CMP.

Um dos destaque do novo Citroën C3 é o preço competitivo. A versão de entrada, a Live, é vendida por R$ 68.990, o valor torna possível comparativos com o Renault Kwid, por exemplo, veículo que na versão Intense tem o valor de R$ 68.590.

Versões e preços Versões e preços do novo Citroën C3

Novo Citroën C3 Live 1.0 – R$ 68.990

Novo Citroën C3 Live Pack 1.0 – R$ 74.990

Novo Citroën C3 Feel 1.0 – R$ 78.990

Novo Citroën C3 Feel 1.6 16V – R$ 86.990

Novo Citroën C3 Feel Pack 1.6 16V Automático – R$ 93.990

Novo Citroën C3 1.0 First Edition – R$ 83.990

Novo Citroën C3 1.6 16V Automático First Edition – R$ 97.990

O que a versão de entrada entrega

A configuração inicial do C3 entrega airbags duplos; controle de estabilidade; controle de tração; assistente de partida em rampa – Hill holder; monitoramento de pressão dos pneus; ar-condicionado; direção elétrica; vidros dianteiros elétricos; travas elétricas; indicador de trocas de marcha; rodas de 15” com calotas e luzes de condução diurna.

Entre os opcionais estão a pintura metálica, onde é cobrado um adicional de R$ 1.300, e o Protection Pack, que inclui frisos laterais e protetor de cárter por R$ 900.

No quesito motorização, o modelo tem embaixo do capô o motor 1.0 Firefly, que rende até 75 cv de potência e 10,7 kgf,m de torque. Aliado ao propulsor está a transmissão manual de cinco marchas.

O de 0 a 100 km/h é feito em 15 segundos com gasolina e 14,1 segundos com etanol. Já a velocidade máxima é de 160 km/h independente do combustível.

De acordo com os dados do Inmetro, o carro tem um consumo urbano de 12,9 km/l com gasolina e 9,3 km/l com etanol. Já no circuito rodoviário o consumo é de 14,1 km/l com gasolina e 10 km/l com etanol.

Dimensões

O novo Citroën C3 tem 3.981 mm de comprimento, 1.733 mm de largura sem espelhos, 1.586 mm de altura, uma distância entre-eixos de 2.540 mm, 180 mm de altura livre do solo e 315 litros de capacidade volumétrica de porta-malas (VDA).

Novo Citroën C3 (Foto: Divulgação)

Fiat Argo compartilha motorização com o novo Citroën C3 2023

O mesmo conjunto motriz é usado do Fiat Argo. O hatch da montadora italiana tem preço inicial de R$ 75.190, e no que diz respeito ao nível de equipamentos da versão de entrada, ele conta com direção elétrica; ar-condicionado; vidros dianteiros elétricos; desembaçador; limpador e lavador do vidro traseiro; chave tipo canivete e alerta de limite de velocidade.

Fiat Argo (Foto: Divulgação/Fiat)

Versão Intense do Renault Kwid tem preço de R$ 68.590

Se por um lado, o novo C3 pode ser comparado com o Argo por dividir a motorização, por outro, ele também tem atributos parecidos como o Renault Kwid, como o preço. Nesse caso, a versão Intense do subcompacto francês é vendida por R$ 68.590.

O motor é o 1.0 SCe com três cilindros, 12 válvulas, duplo comando de válvulas (DOHC) e bloco em alumínio, que rende 71 cv de potência com etanol no tanque e 68 cv com gasolina. O torque é de 10,0 kgf,m com etanol e 9,4 kgf,m com gasolina.

A lista de equipamentos inclui 4 airbags (2 frontais e 2 laterais); controle eletrônico de estabilidade (ESP); assistente de partida em rampa (HSA); alerta visual e sonoro de não utilização do cinto de segurança de todos os ocupantes; sistema Start & Stop; sistema de monitoramento da pressão dos pneus (TPMS) e luzes de circulação diurna (DRL) em LED.

Ele também conta com painel de instrumentos com mostradores em LED; indicador de temperatura externa; computador de bordo; tacômetro; direção elétrica; ar-condicionado; rádio Continental 2DIN (Bluetooth, USB, AUX) com dois alto-falantes; travas elétricas das portas e vidros dianteiros elétricos.

A lista continua com a inclusão de maçanetas externas na cor da carroceria; retrovisores em preto brilhante; calotas Flex Wheel 14″ Bíton; retrovisores elétricos; chave tipo canivete; câmera de ré; media Evolution com tela de 8″ com espelhamento de smartphone Android Auto® e Apple CarPlay®, funções Eco Coaching e Eco Scoring integradas ao multimídia; comando satélite de áudio e lanternas com assinatura em LED.

Kwid é o segundo modelo mais acessível entre os carros mais baratos do Brasil (Foto: Divulgação)

Espaço ou itens de conectividade?

A escolha por um C3 ou um Argo vai depender da predileção por marca, uma vez que ambos os veículos contam com o mesmo conjunto motriz e o nível de equipamentos é bem semelhante. Porém, há vantagem para o C3 por conta do preço quase R$ 7 mil mais acessível.

Já quando o comparativo é feito com o Kwid Intense, versão acima da configuração de entrada, o interessado deverá escolher entre o conjunto de equipamentos e espaço interno.

O Kwid apresenta um pacote bem mais completo, com a inclusão de central multimídia, pareamento de smartphone e câmera de ré, por exemplo. Itens inexistentes no C3, que não estão disponíveis nem como opcionais para a versão de entrada.

Porém, o novo Citroën C3 abre vantagem quando o assunto é espaço interno. O C3 é 301 mm mais comprido, 154 mm mais largo, tem 117 mm a mais de entre-eixos e 25 litros a mais de capacidade volumétrica de porta-malas.

Citroën C3 (Foto: Divulgação/Citroën)

Escrito por

Nicole Santana

Jornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.

wpDiscuz
Sair da versão mobile