Novo carro da Citroën pode mudar o rumo da marca no País
A chegada do Citroën C4X na Europa aumentou os rumores sobre o modelo no Brasil, o que seria histórico para a marca. Entenda.
O lançamento recente do novo Citroën C4X na Europa logo fez com que os rumores sobre a chegada de um modelo sob características parecidas no Brasil aumentassem, o que seria um marco para a montadora no país. Entenda.
Irmão do Citroën C4X no Brasil
O sedã Citroën C4X foi apresentado na Europa ainda no fim de 2022, mas foi neste ano que os rumos do modelo passaram a ser discutidos no Brasil.
Apesar disso, quem pode desembarcar por aqui é o seu irmão, o Citroën C3X.
Também em carroceria sedã, o C3X terá perfil ”fastback” inspirado no C4X europeu e faz parte do plano C-Cubed da montadora francesa em parceria com a Índia, que inclui por exemplo os novos C3 e C3 AirCross, recém-apresentado ao Brasil.
A chegada do novo Citroën C3X é esperada para 2024, embora nada esteja confirmado oficialmente.
Caso realmente dê as caras em solo tupiniquim, o modelo será a grande aposta da montadora para um segmento sem protagonismo dos franceses até então, os sedãs.
Por aqui a Citroën tem como maiores destaques atualmente o hatchback C3 e o SUV C4 Cactus, além de voltar esforços para a chegada já anunciada do C3 AirCross com foco na versão de 7 lugares da novidade.
Uma vez confirmado para o Brasil, o C3X será produzido na mesma fábrica do C3 e C3 AirCross, em Porto Real, no Rio de Janeiro.
Mais detalhes do C3X
O sedã, que faz parte do Projeto CC22 da marca, promete acabamento refinado e preservação de características próprias da Citroën no que diz respeito a sua identidade visual.
O C3X deve contar com duas opções de motorização. A primeira com motor 1.0 Turbo Flex T200 com 125 cv de potência (gasolina) e 130 cv com etanol, além de torque de 20,4 kgfm e câmbio CVT com sete marchas.
Já a segunda configuração deve ter motor 1.6 Flex aspirado de 120 cv de potência. Na Índia, o C3X deve ter ainda uma variante 100% elétrica.
O modelo será construído sob a plataforma modular CMP (Common Modular Platform) da marca e terá 4,40 m de comprimento, além de 2,67 m de entre-eixos.
O SUV compacto com características de crossover deve ter itens de série semelhantes aos irmãos C3 e C3 AirCross.
Jornalista com maior experiência profissional no setor automotivo. Atualmente redator do Grupo Gridmidia com foco no portal Garagem360. Temas como: mobilidade, serviços e setor de caminhões estão entre as preferências.