Novo carro da Citroën é um misto de SUV, perua e sedã

O C5 X é o novo carro da Citroën para o segmento de luxo do mercado europeu. A empresa francesa sempre teve uma boa representatividade nesse segmento, mas fazia algum tempo que nenhum veículo da montadora era lançado para encarar a trinca alemã formada por Audi A6, BMW Série 5 e Audi A6.

C5 X: novo carro da Citroën

Porém, dessa vez a Citroën apostou em um veículo diferente do habitual. Em vez de um sedã grande tradicional, repleto de conforto e sofisticação, a marca apostou em um veículo que é até difícil de classificar.

Afinal, o C5 X parece ser a união de um sedã com uma perua e elementos de SUV. Isso porque, ao ser visto de perfil, é possível ver linhas que remetem a todos esses segmentos.

A traseira, por exemplo, é alongada, como das peruas ou SUVs. Já o teto tem uma leve curva a partir da coluna B, mas o vidro traseiro é inclinado como em um sedã. As caixas de roda bem destacadas e com proteções são outros detalhes que remetem aos utilitários esportivos.

Com essas características, o C5 X tem 4,80 m de comprimento, 1,86 m de largura e 1,48 m de altura. O entre-eixos é generoso, com os 2,79 m que separam os dois eixos do modelo. O porta-malas também é amplo, tendo 545 litros de acordo com os dados da fabricante.

Motorização

Independentemente da categoria, o novo carro da Citroën vai utilizar motores a gasolina. Por enquanto, a marca revelou apenas os detalhes do conjunto híbrido. Essa configuração é formada pela combinação do propulsor 1,6l turbo de 180 cv com um elétrico de 110 cv (81 kW).

Por ser híbrido plug-in, o modelo pode ter o propulsor eletrificado carregado na tomada. De acordo com a marca francesa, a autonomia elétrica é de 50 km, com o carro podendo atingir os 135 km/h sem a necessidade de acionar o propulsor a gasolina.

As vendas na Europa começam ainda neste ano, mas apenas no segundo semestre. Porém, o Citroën C5 X não há nenhuma previsão para que o modelo seja vendido no Brasil.

Leo Alves
Leo AlvesJornalista formado na Universidade Metodista de São Paulo e participante do curso livre de Jornalismo Automotivo da Faculdade Cásper Líbero, sou apaixonado por carros desde que me conheço por gente. Já escrevi sobre tecnologia, turismo e futebol, mas o meu coração é impulsionado por motores e quatro rodas (embora goste muito de aviação também). Já estive na mesma sala que Lewis Hamilton, conversei com Rubens Barrichello e entrevistei Christian Fittipaldi.
ASSISTA AGORA
Veja mais ›
Fechar