Novo caminhão da DAF consegue transportar até 80 toneladas e quebra recorde

A DAF surpreendeu o mercado ao apresentar seu mais potente caminhão, o DAF XG+ 660. Desde o ano passado, o novo caminhão da DAF já tinha sido visto em testes na Austrália, mas agora o mistério acabou. 

DAF CG+ 660 - o novo caminhão da DAF - Foto: Divulgação

 

DAF CG+ 660 – o novo caminhão da DAF – Foto: Divulgação

 

DAF XG+ o novo caminhão da DAF com 80 toneladas de tração

A principal novidade fica por conta do motor seis-cilindros em linha X15D, capaz de render 660 cv de potência, permitindo tracionar até 80 toneladas. 

Desenvolvido para o transporte de cargas pesadas, como contêineres, minérios e madeira, o DAF XG+ 660 chega ao mercado com desempenho impressionante e uma série de recursos. 

O destaque é o motor fornecido pela Cummins, especializada em motores e geradores a diesel e combustíveis alternativos em parceria com a Paccar, especializada no design e projetos de caminhões. 

A base é o Cummins X15D, oferecido na Austrália e América do Norte. O X15D de 15 litros oferece 660 cv e um incrível torque de 326,5 mkgf. 

O novo motor está acoplado ao cavalo mecânico XG+, com tração 6X4. Conta com cubos redutores e eixos traseiros com capacidade para 20.900 quilos e eixo dianteiro com capacidade para 7.500 quilos. 

Ao todo, pode operar com até 97 toneladas de Peso Bruto Total Combinado (PBTC).

O modelo ainda oferece uma cabine espaçosa e confortável, equipada com ar-condicionado, computador de bordo e câmera de ré, proporcionando um ambiente agradável para o motorista durante viagens longas.

Motor Cummins/ Pacco - Foto: Divulgação

 

Motor Cummins/ Pacco – Foto: Divulgação

 

Vem para o Brasil?

Ainda não há confirmação. A princípio, o novo DAF XG+ 660 será lançado no mercado australiano, em que é comum o transporte de cargas em rodotrens com composições que ultrapassam os 50 metros de comprimento.

De acordo com a marca holandesa, o primeiro pedido foi fechado pela Dyers Distribution. Como a empresa é uma transportadora australiana de cargas pesadas, o modelo foi adaptado e recebeu um implemento de 25,25 metros de comprimento.

No entanto, o gigante pode dar as caras na Europa, já que obedece às normas de emissões, tratada na Euro 6. 

Além disso, sua cabine atende às normas do velho continente. É  30 cm mais comprida do que a XG convencional e tem 16 cm a mais na dianteira, justamente para oferecer um conforto maior ao motorista em viagens mais longas. 

Mesmo não vindo para o Brasil, o lançamento representa um avanço significativo para a DAF, consolidando sua posição no mercado de caminhões de alta potência e desempenho. 

Com o DAF XG+ 660, a empresa demonstra seu compromisso em oferecer inovação no segmento de transporte pesado, além de concorrer com outros modelos tão “brabos” quanto ele.

 

Robson QuirinoSou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.
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