Novo BMW X1 tem produção nacional iniciada; reveja os detalhes do SUV

O Novo BMW X1 começou a ser produzido em território nacional, na fábrica de Araquari (SC). Saiba mais sobre o assunto.

A BMW começou a produzir a nova geração do novo BMW X1 em sua fábrica de Araquari (SC). A estratégia da montadora alemã partiu da importação de um lote da fábrica de Regensburg, na Alemanha, e a boa aceitação do público latino fez com que revisse seus planos e trouxesse a fabricação para solo nacional. 

Para iniciar a produção deste e outros modelos, a marca desembolsou um aporte de R$ 500 milhões anunciado em novembro de 2021. 

Modelo tem preço inical de R$ 296.950 (Foto: Divulgação/BMW)

Características do novo BMW X1

O X1 é fabricado em Araquari desde 2014 (primeira geração), no entanto, o SUV compacto premium da marca foi lançado no mercado em 2009. De lá para cá, houve algumas mudanças, mas ainda assim o modelo permanece com um design agressivo, caracterizado por linhas expressivas, teto levemente inclinado com amplo, além de espaço suficiente para passageiros e bagagens. 

A nova geração conta com uma série de novidades, começando pelo painel. Agora ele conta com uma tela curvada em TFT de alta resolução. São duas telas, uma para o painel de instrumentos de 10,2 polegadas e outra para a multimídia, de 10,7 polegadas. 

Ambas com novo Sistema Operacional 8, que apresenta os dados de forma intuitiva. É semelhante ao sistema equipado nos carros recém-lançados pela marca. A ideia é tornar a experiência mais interativa, visto que os comandos podem ser acionados por voz, tato ou pelo comando central giratório do i-Drive. Com este conceito é possível atender as diferentes necessidades dos usuários, se adaptando ao estilo de cada um.

Interior do BMW X1 reestilizado. Foto: Divulgação.

O novo BMX X1 sairá de fábrica com duas opções de motorização. Uma é a versão sDrive18i GP, equipada com um motor 1.5 TwinPower Turbo de três cilindros em linha, capaz de entregar 156 cv. Essa versão é acompanhada por transmissão Steptronic de 7 marchas. 

O segundo motor é o 2.0 de quatro cilindros em linha, que entrega 204 cv de potência. Com essas duas opções de motorização, o SUV disponibiliza aos consumidores a possibilidade de escolher o conjunto que melho atende suas preferências/ necessidades. Além disso, se comparado a versão anterior, a nova geração proporciona até 12 cv extras, além de melhor desempenho e economia de combustível. 

As perspectivas são as melhores possíveis

“O BMW X1 é líder do segmento de SAV premium. E estou muito feliz em anunciar a chegada do BMW X1 totalmente novo, trazendo ao Brasil o que há de mais moderno no BMW Group globalmente. A Planta Araquari é de fundamental importância para as nossas operações comerciais e para a nossa estratégia de foco no cliente.

Ela nos permite flexibilidade e agilidade para atendermos às demandas rapidamente”, afirma Maru Escobedo, Presidente e CEO do BMW Group Brasil. “O novo BMW X1 será um excelente reforço para mantermos a liderança no segmento premium total pelo quinto ano consecutivo.”

Escrito por

Robson Quirino

Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.

wpDiscuz
Sair da versão mobile