De acordo com anúncio da marca nesta quarta-feira (24), o BMW Série 5 passará a ter uma versão elétrica. Confira.
BMW Série 5 elétrico
A nova geração do BMW Série 5 terá entre suas configurações uma versão com motorização totalmente elétrica.
De acordo com anúncio realizado hoje, algumas regiões também poderão receber variantes híbridas plug-in, assim como motores a gasolina e diesel. Tudo isso a partir de outubro desse ano na Europa.
VEJA TAMBÉM
Assim com os demais integrantes da família Série 5, os modelos elétricos também serão produzidos da fabrica alemã da BMW em Dingolfing.
Por lá também são fabricados os motores elétricos e as baterias de alta tensão para o BMW i5.
Novo BMW Série 5
Em comparação com o modelo anterior, a nova geração do Série 5 está maior. São 1,51 m de altura, 1,90 m de largura e 5,06 m de comprimento, além de 2,99 m de entre-eixos.
O modelo possui linhas de ombro altas com design que reforçam a característica atlética do esportivo.
Internamente o novo BMW Série 5 busca simplificar a vida dos ocupantes, com menos botões que a versão anterior, com foco para a digitalização de funções.
Seu sistema de exibição digital possui tela de informações de 12,3” e uma tela de controle de 14,9”.
O volante também foi redesenhado com sua parte inferior achatada e função tátil nos painéis de controle e na alavanca seletora no console central.
A nova linha do BMW Série 5 possui os sistemas operacionais IOS e Android, além de telefonia móvel 5G como padrão.
Tecnologia de outro nível
O novo BMW Série 5 passou a contar com mais sistemas automatizados de condução como padrão ou opcional, com destaque para o Driving Assistant Professional com função Stop & Go.
Tanto no Estados Unidos como no Canadá, essa função inclui o sistema Highway Assistant, que isenta o motorista de atividades de direção em rodovias com faixas estruturalmente separadas.
Isso significa dizer que em velocidades de até 130 km/h em rodovias, o motorista pode tirar as mãos do volante e descansar, desde que mantenha a atenção a pista.
Outra tecnologia que chama a atenção para o novo Série 5 é o Active Lane Change Assistant, que permite a mudança de faixa sugerida pelo veículo com o simples gesto de olhar no retrovisor para confirmar a ação.
Esse sistema também assume os movimentos de direção necessários automaticamente, se o tráfego permitir.
Por fim, em termos de tecnologia de condução, o modelo ainda conta com Parking Assistant e Reversing Assistant, para estacionamento automatizado e manobras controladas por smartphone.
Motorização
O BMW Série 5 terá duas versões de motorização: i5 M60 xDrive e i5 eDrive40.
O BMW i5 M60 xDrive possui dois motores, nos eixos dianteiro e traseiro, além de tração elétrica nas quatro rodas.
O torque máximo do sistema é de 83,6 kgfm. Isso permite que o veículo vá de 0 a 100 km/h em 3,8 segundos, com velocidade máxima de 230 km/h.
Já o BMW i5 eDrive40 conta com motor elétrico que aciona as duas rodas traseiras e aciona 340 cv de potência máxima e 43,8 kgfm de torque. O eDrive40 vai de 0 a 100 km/h em 6 segundos e atinge a velocidade máxima de 193 km/h.